Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7762
Authors: Kulsar, Paulo André Machado
metadata.dc.contributor.advisor: Gomes, Antonio Egno do Carmo
Title: Lendo filmes
Keywords: Literatura;Cinema;Intertextualidade;Filmes
Issue Date: 6-Aug-2025
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: KULSAR, Paulo André Machado. Lendo Filmes. 2024. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras - Língua Portuguesa, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2024.
metadata.dc.description.resumo: O artigo discute a complexidade da leitura cinematográfica, comparando-a com outras formas de interpretação artística, como a literatura e as artes visuais. Parte do princípio de que cada obra de arte exige uma decodificação específica, influenciada pelo repertório cultural do espectador. A análise é fundamentada em teóricos como Eisenstein, Barthes, Derrida e Eco, que abordam a relação dinâmica entre obra e fruidor, destacando a subjetividade inerente ao processo interpretativo. Explora a ideia de que a obra cinematográfica não é um objeto estático, mas um processo que se completa na percepção do espectador. Eisenstein (2002) reforça que a montagem e a seleção de elementos visuais e sonoros são cruciais para guiar a experiência emocional e intelectual do público. Barthes (2004) contribui com a noção de que o texto (ou filme) é um "tecido de citações", aberto a múltiplas interpretações, enquanto Eco (1991) debate os limites da interpretação, argumentando que, embora haja margem para diversas leituras, o autor direciona o sentido da obra. Aborda também a intertextualidade e o palimpsesto, conceitos que evidenciam como filmes e outras obras artísticas dialogam com produções anteriores. A comparação entre diferentes mídias—como literatura, pintura e cinema—mostra que a recepção depende do capital cultural do espectador, conforme discutido por Bourdieu (1989). Além disso, analisa o impacto emocional e cognitivo do cinema, citando Deleuze (2005) para explicar como as imagens em movimento e a montagem provocam reações subjetivas e coletivas. Por fim, conclui que a leitura de um filme é um ato de decodificação simbólica, no qual o espectador reconhece códigos visuais, sonoros e narrativos para construir significado. A obra cinematográfica, assim como outras formas de arte, só se efetiva na relação com o público, que a interpreta a partir de suas próprias experiências e referências culturais.
Abstract: The article examines the intricate nature of cinematic interpretation, contrasting it with other artistic forms such as literature and visual arts. It posits that each artistic work demands a distinct mode of decoding, shaped by the viewer’s cultural background. The theoretical framework draws upon scholars including Eisenstein, Barthes, Derrida, and Eco, who analyze the dynamic interplay between artwork and spectator, emphasizing the inherent subjectivity in the interpretive act. The study advances the argument that a film is not a fixed entity but an evolving process that achieves completion through the viewer’s engagement. Eisenstein (2002) underscores the significance of editing and audiovisual composition in shaping the audience’s emotional and intellectual response. Barthes (2004) contributes the concept of the text (or film) as a "tissue of quotations," open to plural readings, while Eco (1991) examines the boundaries of interpretation, asserting that although multiple readings are possible, the author’s intent provides a guiding framework. Furthermore, the article explores intertextuality and the palimpsest, demonstrating how films and other artistic productions engage in dialogue with preceding works. A comparative analysis across media—such as literature, painting, and cinema—reveals that reception is contingent upon the spectator’s cultural capital, as theorized by Bourdieu (1989). Additionally, the study investigates cinema’s affective and cognitive impact, referencing Deleuze (2005) to elucidate how moving images and montage elicit both subjective and collective reactions. In conclusion, the article asserts that film interpretation constitutes an act of symbolic decoding, wherein the spectator discerns visual, auditory, and narrative codes to derive meaning. Like other art forms, cinematic works attain their full significance only through interaction with the audience, whose interpretations are informed by personal experiences and cultural frameworks.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7762
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paulo André Machado Kulsar - Monografia.pdf612.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.