Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7756
Autor(a): Lemes, Dannytchely Alves
Orientador: Lano, Marciel Barcelos
Título: Avaliação e cotidiano escolar: um estudo sobre avaliação na região de Miracema do Tocantins/TO
Palavras-chave: Educação física; Avaliação; Professores.
Data do documento: 25-Jul-2025
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: LEMES, Dannytchely Alves. Avaliação e cotidiano escolar: um estudo sobre avaliação na região de Miracema do Tocantins/TO. 2023. 28f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025.
Resumo: O presente trabalho concentrou-se em analisar as práticas avaliativas dos professores de Educação Física, especificamente nos municípios de Miracema do Tocantins, Miranorte, Lizarda, Rio dos Bois e Tocantínia, no contexto do ensino fundamental, médio, bem como da educação de jovens e adultos. A pesquisa visa compreender as práticas de avaliação empregadas por esses professores e seu impacto na aprendizagem dos alunos. O estudo utiliza métodos de pesquisa qualitativa, incluindo análise de documentos e estudo de caso, para coletar informações sobre as práticas avaliativas na região. A avaliação é vista como um meio para os professores contribuírem para a aprendizagem dos alunos e refletirem sobre seus métodos de ensino. É uma ferramenta considerada poderosa para melhorar as práticas de ensino e avaliar o progresso dos alunos, tanto qualitativa quanto quantitativamente. A pesquisa também destaca a importância de incorporar a avaliação como disciplina na formação profissional dos professores de Educação Física, pois alguns professores afirmaram não ter tido nenhuma educação formal sobre avaliação durante sua formação. Portanto, esse trabalho também visa promover uma reflexão crítica sobre a avaliação na Educação Física e seu papel no contexto educacional da região.
Abstract: This work focused on analyzing the evaluation practices of Physical Education teachers, specifically in the municipalities of Miracema do Tocantins, Miranorte, Lizarda and Tocantinia, in the context of elementary and secondary education, as well as youth and adult education. The research aims to understand the assessment practices used by these teachers and their impact on student learning. The study uses qualitative research methods, including document analysis and case study, to collect information about evaluation practices in the region. Assessment is seen as a means for teachers to contribute to student learning and reflect on their teaching methods. It is a powerful tool for improving teaching practices and evaluating student progress, both qualitatively and quantitatively. The research also highlights the importance of incorporating assessment as a discipline in the professional training of Physical Education teachers, as some teachers stated that they did not have any formal education on assessment during their training. Therefore, this work also aims to promote critical reflection on assessment in Physical Education and its role in the region's educational context.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7756
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dannytchely Alves Lemes - Monografia.pdf742.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.