Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11612/7748
Autor(a): | Reis , Wanderson Dias dos |
Orientador: | Bispo, Marcileia Oliveira |
Título: | Ser PIBID em Geografia na Universidade Federal do Tocantins: a perspectiva dos bolsistas egressos no campus de Porto Nacional |
Palavras-chave: | Geografia; PIBID; Formação Docente; Cartografia Pessoal; Geography; PIBID; Teacher Training; Personal Cartography |
Data do documento: | 1-Abr-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Tocantins |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG |
Citação: | REIS, Wanderson Dias dos. Ser PIBID em Geografia na Universidade Federal do Tocantins: a perspectiva dos bolsistas egressos no campus de Porto Nacional. 2025.111f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2025. |
Resumo: | O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa do governo federal brasileiro que visa incentivar a formação de professores para a educação básica, proporcionando aos licenciandos experiências práticas em escolas públicas, sob a orientação de professores da educação básica e da universidade. Esta pesquisa tem como objetivo geral mapear as trajetórias acadêmicas, profissionais e pessoais dos egressos do curso de Geografia do campus de Porto Nacional, TO, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que participaram do PIBID entre 2008 e 2023. Como objetivos específicos, a pesquisa busca: (1) apresentar o programa PIBID e o seu papel na formação de docentes em Geografia; (2) investigar a dimensão acadêmica e profissional dos egressos do subprojeto PIBID de Geografia do campus de Porto Nacional-TO, no período de 2008 a 2023; e (3) apresentar a cartografia pessoal dos egressos do subprojeto PIBID em Geografia do campus de Porto Nacional, TO, interligando-a às suas experiências acadêmica e profissional. Utilizando a metodologia da cartografia pessoal, o estudo apresenta as experiências vivenciadas no PIBID influenciaram não apenas a formação docente desses egressos, mas também seu desenvolvimento profissional e suas escolhas de carreira. Além da cartografia pessoal foram realizados levantamentos bibliográficos e aplicado dois questionários aos egressos do PIBID em geografia do campus de Porto Nacional /UFT . A pesquisa pode destacar o impacto positivo do PIBID na comunidade local, pois tem-se professores mais preparados e engajados. Dos doze (12) egressos que responderam aos questionários, cinco (5) estão atuando em sala de aula, e a maioria relatou que a experiência no PIBID foi fundamental para o desenvolvimento de suas habilidades pedagógicas. Muitos mencionaram a importância das vivências práticas e das oficinas realizadas durante o programa, destacando como essas experiências ajudaram a moldar sua identidade docente. Além disso, os egressos expressaram um forte desejo de ver a educação mais valorizada em nossa sociedade. Apesar dos desafios enfrentados, como a desvalorização da profissão docente, o PIBID se configura como um agente transformador na formação de professores comprometidos e preparados para os desafios do ambiente escolar. |
Abstract: | The Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID) is an initiative of the Brazilian federal government aimed at encouraging the training of teachers for basic education, providing undergraduate students with practical experiences in public schools under the guidance of both basic education and university teachers. This research has the general objective of mapping the academic, professional, and personal trajectories of graduates from the Geography course at the Porto Nacional campus, TO, of the Federal University of Tocantins (UFT), who participated in PIBID between 2008 and 2023. As specific objectives, the research seeks to: (1) present the PIBID program and its role in the training of Geography teachers; (2) investigate the academic and professional dimensions of the graduates from the PIBID Geography subproject at the Porto Nacional-TO campus from 2008 to 2023; and (3) present the personal cartography of the graduates from the PIBID Geography subproject at the Porto Nacional, TO campus, linking it to their academic and professional experiences. Using the methodology of personal cartography, the study aims to understand how the experiences gained through PIBID influenced not only the teaching training of these graduates but also their professional development and career choices. The results obtained may contribute to the formulation of more effective educational policies, both at the local and national levels, aiming to strengthen teacher training and, consequently, improve the quality of Geography teaching in schools. Furthermore, the research may highlight the positive impact of PIBID on the local community by providing more prepared and engaged teachers. Based on the analysis of the narratives and trajectories of the graduates, the research aims to contribute to the understanding of PIBID's role in teacher training and the construction of professional identities, offering insights for reflections on educational public policies and teacher training in the context of Geography. Out of the twelve (12) graduates who responded to the questionnaires, five (5) are currently working in the classroom, and the majority reported that their experience in PIBID was fundamental to the development of their pedagogical skills. Many mentioned the importance of the practical experiences and workshops conducted during the program, highlighting how these experiences helped shape their teaching identity. Additionally, the graduates expressed a strong desire to see education more valued in our society. Despite the challenges faced, such as the devaluation of the teaching profession, PIBID stands as a transformative agent in the training of committed and well-prepared teachers for the challenges of the school environment. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7748 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Wanderson Dias dos Reis - Dissertação.pdf | 2.31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.