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http://hdl.handle.net/11612/7745
Authors: | Bezerra, Gabriely Guilherme |
metadata.dc.contributor.advisor: | Lira, Elizeu Ribeiro |
Title: | O centro Bom Jesus de Nazaré no sítio Jacuba em Natividade, Tocantins: das territorialidades ao território do devir? |
Keywords: | Território do Devir, Mãe Romana, Centro Bom Jesus de Nazaré, Sítio Jacuba, territorialidades. Territory of Becoming, Mãe Romana, Bom Jesus de Nazaré Center, Sítio Jacuba, territorialities |
Issue Date: | 31-Mar-2025 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG |
Citation: | BEZERRA, Gabriely Guilherme. O centro Bom Jesus de Nazaré no sítio Jacuba em Natividade, Tocantins: das territorialidades ao território do devir?2025.139f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2025. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa objetivou analisar os aspectos sócio-territoriais do Centro Bom Jesus de Nazaré no Sítio Jacuba em Natividade, Tocantins considerando as experiências de vida, identidade, religiosidade e da territorialidade presente no Centro comandado por Romana Pereira da Silva, conhecida popularmente como Mãe Romana, com o intuito de determinar se pode ser considerado um território do Devir. Conhecida por seus dons mediúnicos e pela criação do Centro, ela desenvolveu uma espiritualidade única que combina elementos das culturas indígena, africana, kardecista, catolicista, etc. Mãe Romana acredita no levante da Terra, uma transformação cósmica em que o eixo do planeta se realinhará, trazendo uma nova era para a terra. Ela construiu o Centro como um “fundamento” para preparar a humanidade para esse evento, utilizando peças de pedra canga e rituais espirituais. Sua missão é garantir que, após o levante, a Terra se torne um paraíso, livre de dor, inveja e morte, onde a vida será eterna e plena. O Centro é um espaço sagrado que transcende as tradições religiosas, servindo como local de moraria, práticas espirituais e conexão com a espiritualidade. O Sítio Jacuba é uma herança dada de Marcolino Pereira(pai de Mãe Romana) a seus filhos, que estabeleceram raízes profundas nesse território. Marcolino, descendente de africanos escravizados, trouxe consigo uma rica herança cultural africana, enquanto a mãe de Romana, Luiza Pereira, descendente dos indígenas Akroás, contribuiu com saberes e tradições indígenas. Sendo utilizado como proposta metodológica, uma pesquisa exploratória, mediante uma abordagem qualitativa utilizando entrevistas com os participantes e visitas ao local, além de uma base bibliográfica sólida. Este trabalho se faz necessário para compreendermos o Sítio Jacuba como um território do Devir, além de identificar a existência de um sentimento identitário comunitário ou se veem suas terras apenas como posse. Por ser um território marcado pela cultura indígena e africana, é necessário compreendermos que tipo de território o sítio se qualifica, tendo como hipótese que seja um novo tipo de território, marcado pelo hibridismo cultural. Essa pesquisa se torna fundamental para compreender a importância de estudar os elementos do território e as trajetórias sociais presentes no Sítio Jacuba. Além de preencher uma lacuna na área da Geografia, ao abordar uma temática pouco explorada, a pesquisa também visa compreender as delimitações territoriais existentes, que até o momento não foram abordadas em nenhum estudo. Desse modo, e possível concluir que o legado cultural de Mãe Romana em Tocantins se manifesta na criação do Centro Bom Jesus de Nazaré, um espaço sagrado que vai além das tradições religiosas, integrando vivências coletivas e práticas espirituais da comunidade. O Sítio Jacuba é visto como um território do Devir, dinâmico e em constante transformação, que abriga diversas crenças e expressões culturais. Embora Mãe Romana seja uma líder, a irmã mais nova Dona Felisberta Pereira também exerce influência significativa, especialmente na demarcação quilombola. Assim, o Sítio Jacuba não apenas preserva tradições ancestrais, mas também as reinventa, refletindo a resistência da comunidade em manter sua identidade e espiritualidade vivas. |
Abstract: | This research aimed to analyze the socio-territorial aspects of the Bom Jesus de Nazaré Center in Sítio Jacuba, located in Natividade, Tocantins, considering the life experiences, identity, religiosity, and territoriality present in the Center led by Romana Pereira da Silva, popularly known as Mãe Romana. The goal is to determine whether it can be considered a territory of Becoming (Devir). Known for her mediumistic gifts and the creation of the Center, Mãe Romana developed a unique spirituality that combines elements of Indigenous, African, Kardecist, Catholic, and other traditions. She believes in the “levante da Terra” (Earth's uprising), a cosmic transformation in which the planet's axis will realign, ushering in a new era for Earth. She built the Center as a “foundation” to prepare humanity for this event, using stone pieces and spiritual rituals. Her mission is to ensure that, after the uprising, Earth becomes a paradise, free from pain, envy, and death, where life will be eternal and fulfilling.The Center is a sacred space that transcends religious traditions, serving as a place of residence, spiritual practices, and connection with spirituality. Sítio Jacuba is an inheritance from Marcolino Pereira (Mãe Romana's father) to his children, who established deep roots in this territory. Marcolino, descended from enslaved Africans, brought with him a rich African cultural heritage, while Romana's mother, Luiza Pereira, descended from the Akroás Indigenous people, contributed Indigenous knowledge and traditions. The methodological approach adopted is exploratory, using a qualitative methodology that includes interviews with participants, field visits, and a solid bibliographic foundation. This work is necessary to understand Sítio Jacuba as a territory of Becoming, as well as to identify the existence of a communal identity or whether the land is seen merely as property. As a territory marked by Indigenous and African cultures, it is essential to understand what type of territory Sítio Jacuba represents, with the hypothesis that it is a new type of territory, characterized by cultural hybridity. This research is fundamental for understanding the importance of studying the elements of the territory and the social trajectories present in Sítio Jacuba. In addition to filling a gap in the field of Geography by addressing a rarely explored theme, the research also seeks to understand the existing territorial boundaries, which have not yet been addressed in any study. Thus, it is possible to conclude that the cultural legacy of Mãe Romana in Tocantins is manifested in the creation of the Bom Jesus de Nazaré Center, a sacred space that goes beyond religious traditions, integrating collective experiences and spiritual practices of the community. Sítio Jacuba is seen as a territory of Becoming, dynamic and constantly transforming, which houses diverse beliefs and cultural expressions. Although Mãe Romana is a leader, her younger sister, Dona Felisberta Pereira, also exerts significant influence, particularly in the quilombola demarcation process. Thus, Sítio Jacuba not only preserves ancestral traditions but also reinvents them, reflecting the community's resilience in keeping its identity and spirituality alive. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7745 |
Appears in Collections: | Mestrado em Geografia |
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