Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7683
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, José Lauro-
dc.contributor.authorMoura, Marilene da Silva-
dc.date.accessioned2025-06-24T18:19:03Z-
dc.date.available2025-06-24T18:19:03Z-
dc.date.issued2025-04-24-
dc.identifier.citationMOURA, Marilene da Silva. Coordenação pedagógica: uma luz para a qualidade do ensino. 2025. 110f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7683-
dc.description.abstractTeaching faces constant challenges, and academic research is essential to identify solutions that improve the quality of them. This study is a documentary research that adopts a qualitative, inductive and exploratory approach, aiming to analyze how pedagogical coordination practices can contribute to the quality of teaching, exploring pertinent institutional documents and associated educational policies. To achieve these objectives, we analyzed the minutes of meetings of a municipal public elementary school in Araguaína/TO, applying the content analysis technique. The minutes, as official records, offer a comprehensive view of pedagogical practices over time, allowing the identification of gaps and opportunities for improvement. The relevance of the research lies in the need to improve education and strengthen teaching and learning processes, highlighting the critical role of pedagogical coordination. Pedagogical coordination practices are fundamental to the implementation of effective educational actions, positively impacting the quality of teaching. Documentation and reflection promote collaboration among educators, ensuring that strategies are aligned with educational guidelines. The results highlight the importance of pedagogical coordination, demonstrating its active participation in promoting practices that favor learning and educational development. The constant presence of coordination suggests integrated management, committed to teaching quality, ongoing training of educators, and the implementation of effective pedagogical strategies. The analysis of the minutes revealed several categories that reflect the diversity of themes and strategies, highlighting its contribution to a dynamic and collaborative educational environment. The research recommends strengthening pedagogical coordination, highlighting its importance for the formation of quality education and the integral development of students. Finally, it is essential that coordination remains attentive to social transformations and promotes an open dialogue among all those involved in the educational process. This study also suggests directions for fairer educational policies and opens space for future research, such as the longitudinal evaluation of pedagogical practices and the development of systematic assessment instruments for the continuous improvement of educational practices.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCoordenação Pedagógica. Práticas. Educação. Qualidade. Pedagogical Coordination. Practices. Education. Qualitypt_BR
dc.titleCoordenação pedagógica: uma luz para a qualidade do ensinopt_BR
dc.description.resumoO ensino enfrenta desafios constantes, e a pesquisa acadêmica se mostra essencial para identificar soluções que aprimorem a qualidade dele. Este estudo é uma pesquisa documental que adota uma abordagem qualitativa, indutiva e exploratória, visando analisar como as práticas de coordenação pedagógica podem contribuir para a qualidade do ensino explorando documentos institucionais pertinentes e as políticas educacionais associadas. Para alcançar esses objetivos, utilizamos a análise das atas de reuniões de uma escola pública municipal de ensino fundamental I de Araguaína/TO, aplicando a técnica de análise de conteúdo. As atas, enquanto registros oficiais, oferecem uma visão abrangente das práticas pedagógicas ao longo do tempo, permitindo identificar lacunas e oportunidades de melhoria. A relevância da pesquisa está na necessidade de aprimorar a educação e fortalecer os processos de ensino e aprendizagem, ressaltando o papel crítico da coordenação pedagógica. As práticas da coordenação pedagógica são fundamentais para a execução de ações educativas eficazes, impactando positivamente a qualidade do ensino. A documentação e reflexão promovem a colaboração entre educadores, assegurando que as estratégias estejam alinhadas com as diretrizes educacionais. Os resultados sublinham a importância da coordenação pedagógica, demonstrando sua participação ativa na promoção de práticas que favorecem o aprendizado e a evolução educacional. A presença constante da coordenação sugere uma gestão integrada, comprometida com a qualidade do ensino, a formação contínua dos educadores e a implementação de estratégias pedagógicas eficazes. A análise das atas revelou diversas categorias que refletem a diversidade de temas e estratégias evidenciando sua contribuição para um ambiente educacional dinâmico e colaborativo. A pesquisa recomenda o fortalecimento da coordenação pedagógica, destacando sua importância para a formação de uma educação de qualidade e o desenvolvimento integral dos alunos. Por fim, é essencial que a coordenação se mantenha atenta às transformações sociais e promova um diálogo aberto entre todos os envolvidos no processo educativo. Este estudo também sugere direções para políticas educacionais mais justas e abre espaço para futuras pesquisas, como a avaliação longitudinal de práticas pedagógicas e o desenvolvimento de instrumentos de avaliação sistemática para a melhoria contínua das práticas educativas.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marilene da Silva Moura - Dissertação.pdf3.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.