Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7664
Authors: Galdino, Francisco Flávio Sales
metadata.dc.contributor.advisor: Calheiros, Vicente Cabrera
Title: Jogos eletrônicos nas aulas de educação física: uma proposta didática a partir dos webgames com corpo
Keywords: Educação Física Escolar. Jogos Eletrônicos. Anos iniciais do Ensino Fundamental. Webgames com o corpo.School Physical Education. Electronic Games. Early Years of Elementary School
Issue Date: 31-Mar-2025
Citation: GALDINO, Francisco Flávio Sales. Jogos eletrônicos nas aulas de educação física: uma proposta didática a partir dos webgames com corpo. 2025. 197f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física, Miracema do Tocantins, 2025.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa analisou a inserção dos Jogos Eletrônicos (JEs) na Educação Física Escolar (EFE), por meio do uso dos webgames com o corpo como proposta didática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Considerando a crescente influência dos JEs no cotidiano infantil e a lacuna na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre a abordagem desse tema nos primeiros anos do Ensino Fundamental, o estudo buscou explorar os JEs como objeto de conhecimento na Educação Física (EF). A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso como estratégia metodológica, sendo realizada em uma escola pública do Município de Viseu-PA, com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A intervenção consistiu na aplicação de uma sequência didática baseada nos webgames com o corpo que adaptam elementos dos JEs para experiências corporais, promovendo uma transposição da cultura digital para o ambiente escolar. Os dados foram coletados por meio de observação sistemática, questionários e autoavaliações dos estudantes, analisando níveis de engajamento, percepção da aprendizagem e impactos pedagógicos da proposta. Os resultados indicaram que 100% dos alunos jogam JEs, com 95,6% utilizando Smartphones, destacando a forte presença da Cultura Digital em seu cotidiano e os impactos do contexto socioeconômico no acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Durante a intervenção, os estudantes apresentaram maior engajamento e participação nas aulas, com 73,91% apontando similaridades entre os webgames com o corpo aplicados aos JEs, reforçando as possibilidades pedagógicas da proposta didática. Além disso, 82,61% dos estudantes indicaram que poderiam utilizar as atividades vivenciadas em seus contextos sociais, evidenciando sua aplicabilidade além do ambiente escolar. A proposta didática também estimulou reflexões sobre o uso excessivo dos JEs, conceitos relacionados a sua trajetória histórica, bem como suas implicações sociais. Os achados apontam que a tematização dos JEs por meio dos webgames com o corpo na EF pode ser uma estratégia pedagógica relevante, permitindo debates sobre o consumo consciente e impacto social dos jogos, além de favorecer uma educação midiática crítica. Contudo, desafios como formação docente e resistência inicial à implementação de novas práticas pedagógicas também foram identificados. A pesquisa contribui para o campo da mídia- educação na EFE, evidenciando que os JEs podem ser tematizados para além da visão instrumental ou de entretenimento. A sequência didática, recurso educacional deste estudo, pode ser replicada em diferentes realidades e visa servir como uma possibilidade a professores da rede municipal de Viseu para o desenvolvimento dos JEs. O recurso será disponibilizado de forma online
Abstract: This research analyzed the insertion of Electronic Games (EGs) in School Physical Education (SPE), through the use of webgames with the body as a didactic proposal in the early years of Elementary School. Considering the growing influence of EGs in children's daily lives and the gap in the National Common Curricular Base (BNCC) regarding the approach to this topic in the early years of Elementary School, the study sought to explore EGs as an object of knowledge in Physical Education (PE). The research adopted a qualitative approach, using the case study as a methodological strategy, and was carried out in a public school in the city of Viseu-PA, with students in the 5th grade of Elementary School. The intervention consisted of the application of a didactic sequence based on webgames with the body that adapt elements of EGs to bodily experiences, promoting a transposition of digital culture to the school environment. Data were collected through systematic observation, questionnaires and self- assessments of students, analyzing levels of engagement, perception of learning and pedagogical impacts of the proposal. The results indicated that webgames with the body increase students’ motivation and participation, allowing for the expansion of concepts and ways of experiencing EGs. Furthermore, the proposal proved to be a viable alternative for the diversification of PE teaching, especially in contexts with limited infrastructure, since it does not require the use of complex technologies. However, challenges such as teacher training and initial resistance to the implementation of new pedagogical practices were identified. The research contributes to the field of media education in PE, showing that JEs can be themed beyond the instrumental or entertainment vision. The didactic sequence, an educational resource of this study, can be replicated in different realities and aims to serve as a possibility for teachers in the municipal network of Viseu for the development of EGs. The resource will be made available online.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7664
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francisco Flávio Sales Galdino - Dissertação.pdf11.37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.