Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7662
Authors: Santos, Jacira Rocha dos
metadata.dc.contributor.advisor: Perpetuo, Lenilda Damasceno
Title: O papel da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no processo de emancipação da mulher
Keywords: Educação de jovens e adultos;Emancipação humana;Mulheres;Ensino aprendizagem
Issue Date: 24-Sep-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTOS, Jacira Rocha dos. O papel da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no processo de emancipação da mulher. 26 f. Monografia (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes Visuais e Música, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2024.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de cunho qualitativo intitulado “O papel da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no processo de emancipação da mulher”, visa compreender como a EJA favorece a retomada do percurso educacional da mulher em seu processo de emancipação tendo como subsídio teórico as concepções de autores como Arroyo (2017), Cruz (2018), Freire (Godoy (1995), Hahner (1981), Kalman (2011), Portelli (1997), entre outros. Tal qual, os relatos de cinco colaboradoras que passaram pela EJA. Nesse contexto, trago a minha trajetória de vida que me motiva a aprofundar nessa temática, tendo em conta o impacto que a EJA teve na minha vida, a realização do presente trabalho de pesquisa aborda como essa modalidade de ensino favorece a retomada do percurso educacional de mulheres em seu processo de emancipação? Tendo como objetivo geral, compreender o processo histórico das mulheres na educação. E como objetivos específicos: investigar a entrada das mulheres na EJA em Arraias - TO e identificar os percursos de mulheres que concluíram os seus estudos por meio da EJA e adentraram o espaço acadêmico. Tal trabalho se justifica pela importância de se compreender como a educação pode ser um instrumento de empoderamento e autonomia para as mulheres, propiciando a conquista de melhores condições de vida, inserção no mercado de trabalho, ampliação do repertório cultural e social, entre outros benefícios. Ademais, ao analisar o impacto da EJA na vida das mulheres, foi possível identificar os desafios enfrentados por elas ao retomar seus estudos e as estratégias que foram adotadas para superá-los, contribuindo para a construção de conhecimento e reflexão sobre as possibilidades de superação das desigualdades de gênero no campo da educação formal.
Abstract: This qualitative work, entitled “The role of Youth and Adult Education (YAE) in the process of women's emancipation”, aims to understand how YAE favors the resumption of women's educational path in their emancipation process, using as theoretical support the conceptions of authors such as Arroyo (2017), Cruz (2018), Freire (Godoy (1995), Hahner (1981), Kalman (2011), Portelli (1997), among others. As well as the accounts of five collaborators who went through the EJA. In this context, I bring my life trajectory that motivates me to delve deeper into this theme, taking into account the impact that the EJA had on my life, the realization of this research work addresses how this modality of education favors the resumption of the educational path of women in their process of emancipation? The general objective is to understand the historical process of women in education. And as specific objectives: to investigate the entry of women into the EJA in Arraias - TO and to identify the paths of women who completed their studies through the EJA and entered the academic space. This work is justified by the importance of understanding how education can be an instrument of empowerment and autonomy for women, enabling them to achieve better living conditions, enter the job market, expand their cultural and social repertoire, among other benefits. Furthermore, by analyzing the impact of YAE on women's lives, it was possible to identify the challenges they faced when resuming their studies and the strategies they adopted to overcome them, contributing to the construction of knowledge and reflection on the possibilities of overcoming gender inequalities in the field of formal education.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7662
Appears in Collections:Educação do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Pedagogia - Jacira Rocha dos Santos.pdf543.34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.