Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7657
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, Warton da Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, Ricardo Kened dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-18T19:33:03Z | - |
dc.date.available | 2025-06-18T19:33:03Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ricardo Kened dos Santos. Inovação de processos em renovação de frotas: o caso da UFT. 2025.62f. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - Profnit) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Palmas, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11612/7657 | - |
dc.description.abstract | This study highlights the necessity of cost management, as well as the planning and control of vehicle maintenance at the Federal University of Tocantins. Maintenance is considered a relevant parameter in determining the economic useful life and fleet renewal. Preventive maintenance plays a significant role, as its efficient and continuous application considerably increases the vehicle’s economic useful life and, consequently, determines the ideal point for vehicle replacement. The study emphasizes cost management, fleet management, and decision- making based on process innovation in light of the current institutional fleet renewal model. A case study methodology was applied to the transportation sector of the Federal University of Tocantins. To this end, data on maintenance costs, depreciation, and mileage of the university’s official vehicles were collected. Based on this information, it was possible to quantify the vehicles that had reached their economic useful life using economic engineering principles. These data were statistically analyzed through linear regression, highlighting the most significant parameters related to the optimal point for vehicle replacement. Active vehicles in the institution up to the year 2020 were considered. A technical management report was prepared, including data on vehicles that had reached the ideal replacement point, sorted in descending order by vehicle age, calculation of cost and additional time each vehicle remained in use after reaching the replacement point, assessment of the market value of used vehicles, and estimation of additional funds required for the purchase of new vehicles. Documents from the assets department of the Federal University of Tocantins were made available to compare auction proceeds with the market value of vehicles made available for auction. It was found that 67% of the institutional vehicles had reached the ideal replacement point, and that the parameters of maintenance and mileage showed significant relevance in reaching this point according to the statistical analysis results. Based on these statistical results, a fleet renewal model was proposed, incorporating an intercept value and specific weights for the maintenance and mileage parameters. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
dc.rights | Livre | pt_BR |
dc.subject | Vida útil econômica. Renovação de frotas. Tomada de decisão. Inovação de processos.Economic useful life. Fleet renewal. Decision-making. Process innovation | pt_BR |
dc.title | Inovação de processos em renovação de frotas: o caso da UFT | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho mostra a necessidade de gestão de custos, do planejamento e controle da manutenção dos veículos da Universidade Federal do Tocantins. A manutenção é vista como um parâmetro relevante no encontro da vida útil econômica e da renovação da frota. Percebe- se um papel importante da manutenção preventiva vista que, conforme aplicação de forma eficiente e continua, aumenta significativamente a vida útil econômica do veículo e, consequentemente o ponto ideal de substituição do veículo. O trabalho enfatiza os assuntos gestão de custos, gestão de frota e tomada de decisão pautada na inovação de processos frente ao modelo atual de renovação da frota institucional. Aplicou-se a metodologia de estudo de caso no setor de transportes da Universidade Federal do Tocantins. Para tanto, levantou-se os valores gastos de manutenção, depreciação e km rodado dos veículos oficiais da instituição. Através desses dados foi possível quantificar os veículos que atingiram a idade útil econômica tendo como base a engenharia econômica. Esses dados foram analisados estatisticamente através de regressão linear evidenciando os parâmetros mais significativos em relação ao ponto ideal de substituição. Foram considerados os veículos ativos da instituição até 2020. Foi feito relatório técnico gerencial contendo dados dos veículos que atingiram o ponto ideal de substituição em ordem decrescente em relação a idade do veículo, cálculo do custo e tempo adicional que cada veículo passou após o atingimento do ponto ideal de substituição, levantamento de valor de mercado dos veículos usados e cálculo de valor adicional para compra de veículo novo. Para realização da pesquisa foi disponibilizado documentos do setor de patrimônio da Universidade Federal do Tocantins para comparação entre valores arrecadados de leilão e valor de mercado dos veículos que foram disponibilizados para leilão. Verificou-se que 67% dos veículos institucionais atingiram ponto ideal de substituição, e que os parâmetros manutenção e km rodado teve relevante significância para chegar a esse ponto conforme resultado de análise estatística. Através dos resultados estatísticos foi colocado um modelo de renovação da frota pautado em valores de uma interceptação, um peso para os parâmetros manutenção e km rodado individualmente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação | pt_BR |
dc.publisher.campus | Palmas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - ProfNit |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ricardo Kened dos Santos Silva - Dissertação.pdf | 1.6 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.