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http://hdl.handle.net/11612/7639
Authors: | Lima, Diana Belchior da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor: | Moura, Silvia Adriane Tavares de |
Title: | Capoeira e educação: integrando cultura e educação escolar e do campo |
Keywords: | Capoeira;Educação do Campo;Identidade;Tocantins |
Issue Date: | 16-May-2024 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | LIMA, Diana Belchior da Silva. Capoeira e educação: integrando cultura e educação escolar e do campo. 33 f. Monografia (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes Visuais e Música, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2024. |
metadata.dc.description.resumo: | Neste trabalho, abordaremos a história e a origem da capoeira, desde suas raízes ancestrais até sua evolução como forma de resistência cultural. Exploraremos como a capoeira foi reconhecida como patrimônio imaterial, conforme discutido por Areias (1996), e sua relação com questões de identidade e gênero, incluindo o movimento de inclusão feminina na prática da capoeira, analisado por Oliveira (2009). Faremos um mapeamento da capoeira na região do Sudeste do Tocantins, analisando seu papel na promoção da identidade cultural e na construção de comunidades mais inclusivas, conforme a perspectiva de Luiz (2004). Além disso, investigaremos a capoeira como ferramenta educacional, explorando sua integração ao currículo escolar e seu potencial na educação do campo, promovendo cultura, cidadania e empoderamento dos estudantes. Buscaremos oferecer uma visão abrangente sobre a capoeira e seu impacto na sociedade contemporânea, destacando seu potencial transformador como expressão cultural e ferramenta educacional essencial na região do Sudeste do Tocantins. |
Abstract: | In this paper, we will address the history and origin of capoeira, from its ancestral roots to its evolution as a form of cultural resistance. We will explore how capoeira was recognized as an intangible heritage, as discussed by Areias (1996), and its relationship with issues of identity and gender, including the movement for female inclusion in the practice of capoeira, analyzed by Oliveira (2009). We will map capoeira in the Southeast region of Tocantins, analyzing its role in promoting cultural identity and building more inclusive communities, according to Luiz's perspective (2004). In addition, we will investigate capoeira as an educational tool, exploring its integration into the school curriculum and its potential in rural education, promoting culture, citizenship, and student empowerment. We will seek to offer a comprehensive view of capoeira and its impact on contemporary society, highlighting its transformative potential as a cultural expression and essential educational tool in the Southeast region of Tocantins. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7639 |
Appears in Collections: | Educação do Campo |
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