Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7630
Authors: CRUZ, Laís Serafim da
metadata.dc.contributor.advisor: RODRIGUES, Rosimeire Aparecida
Title: O ensino-aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: uma abordagem sobre o ensino da geometria plana na turma do 4º ano no Colégio Estadual Dr João D’ Abreu em Novo Alegre-TO
Keywords: Ensino da matemática;Sequência didática;Geometria plana;Tangran
Issue Date: 25-Sep-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: CRUZ, Laís Serafim da. O ensino-aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: uma abordagem sobre o ensino da geometria plana na turma do 4º ano no Colégio Estadual Dr João D’ Abreu em Novo Alegre-TO. 56 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2024.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa apresenta como tema central o ensino–aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e tem como objetivo geral, identificar as contribuições de uma proposta metodológica a partir de uma sequência didática para o processo de ensino e de aprendizagem de geometria plana nos anos iniciais do Ensino fundamental no Colégio Estadual Dr João D’ Abreu. Essa pesquisa, caracteriza-se enquanto abordagem qualitativa, a partir do desenvolvimento de uma sequência didática que envolveu estudos sobre a geometria plana com o uso do tangram como recurso didático-metodológico, em uma turma do 4° ano do ensino fundamental no período vespertino do Colégio Estadual Dr João D' Abreu, tendo como duração 18 aulas divididas em 2 horas-aulas semanais durante dois meses. A pesquisa em seu desenvolvimento tem como objetivos específicos, utilizar o tangram como recurso didático-metodológico para o ensino da geometria e resolução de problemas matemáticos; investigar a contribuição do tangram como ferramenta didática no desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e autonomia dos estudantes; e discutir a importância da formação de professores para o ensino da matemática nos anos iniciais. Tratando-se da base teórica deste trabalho, foram citados autores como: Lorenzato (2008), D’ Ambrósio (1997), Nacarato (2009), Gatti (2009), Freire (2001) e Mendes (2007). A partir da análise dos resultados da pesquisa, percebe-se que os recursos didáticos no contexto educacional são essenciais para o desenvolvimento de habilidades e competências de uma forma significativa para o aluno. Neste sentido, as atividades com o tangram não resultaram apenas em uma melhora significativa no cognitivo do aluno, no reconhecimento visual das figuras planas e na compreensão de conceitos geométricos, mas também destacou a importância da formação de professores que irão ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.
Abstract: This research presents as its central theme the teaching and learning of mathematics in the early years of elementary school and its general objective is to identify the contributions of a methodological proposal based on a didactic sequence for the teaching and learning process of plane geometry in the early years of elementary school at Colégio Estadual Dr João D'Abreu. This research is characterized as a qualitative approach, based on the development of a didactic sequence that involved studies on plane geometry with the use of tangram as a didactic-methodological resource, in a class of the 4th grade of elementary school in the afternoon period of Colégio Estadual Dr João D'Abreu, lasting 18 classes divided into 2 hours-classes per week for two months. The research in its development has as specific objectives, to use tangram as a didactic-methodological resource for the teaching of geometry and resolution of mathematical problems; to investigate the contribution of tangram as a didactic tool in the development of logical reasoning, creativity and autonomy of students; and to discuss the importance of teacher training for teaching mathematics in the early years. Regarding the theoretical basis of this work, authors such as Lorenzato (2008), D’ Ambrósio (1997), Nacarato (2009), Gatti (2009), Freire (2001) and Mendes (2007) were cited. From the analysis of the research results, it is clear that teaching resources in the educational context are essential for the development of skills and competencies in a meaningful way for the student. In this sense, the activities with the tangram not only resulted in a significant improvement in the student’s cognitive ability, in the visual recognition of flat figures and in the understanding of geometric concepts, but also highlighted the importance of training teachers who will teach mathematics in the early years of elementary school.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7630
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Matemática - Lais Serafim da Cruz (1).pdf1.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.