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http://hdl.handle.net/11612/7628
Authors: | SANTIAGO, Roseli da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor: | COSTA, Aline Fagner de Carvalho e |
Title: | Dificuldades e desafios enfrentados pelas mães universitárias: na perspectativas de encontrar caminhos |
Keywords: | Mães universitárias;Desafios;Espaço Lúdico;Acesso e permanência na Universidade |
Issue Date: | 24-Sep-2024 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | SANTIAGO, Roseli da Silva. Dificuldades e desafios enfrentados pelas mães universitárias: na perspectativas de encontrar caminhos. 74 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2024 |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo compreender as dificuldades e desafios enfrentados pelas mães universitárias na UFT de Arraias e falar sobre a permanência da mulher dentro da universidade pública, destacando os desafios enfrentados por mães universitárias ao conciliar os papéis de mãe, estudante e, em muitos casos, o exercício da profissão. Este estudo está pautado em uma pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de Campo, numa abordagem quali-quantitativa, em que a coleta de dados foi por meio de entrevistas, realizadas com três mães universitárias, tanto as que utilizam quanto as que não utilizam o projeto de extensão lúdico pedagógico oferecido pela universidade. Além disso, foram conduzidas entrevistas com a coordenadora responsável pela administração e funcionamento desse Espaço, visando obter uma compreensão mais detalhada sobre sua organização e impacto. A fundamentação teórica se deu com base nos autores: Bernado (2022); Caetano (2017); Davis (2016); Lusa (2021); Santos (2021); Ribeiro (2021); Resende (2017) entre outros. Portanto, foi possível dialogar e compreender as dificuldades dessas mães, buscando soluções institucionais que facilitem a conciliação entre maternidade e vida acadêmica, o que evidencia a importância da oferta de espaços para cuidados infantis nas instituições de ensino, como o Espaço Lúdico Pedagógico da UFT, uma vez que, incentiva a continuidade dos estudos das mães universitárias, destacando assim, a necessidade de que todas as faculdades proporcionem suporte adequado, incluindo a disponibilidade de cuidadores. |
Abstract: | The aim of this research is to understand and observe the difficulties and challenges faced by university mothers at the UFT in Arraias and to talk about the permanence of women in public universities, highlighting the challenges faced by university mothers in reconciling the roles of mother, student and, in many cases, profession. This study is based on bibliographical, documentary and field research, with a qualitative-quantitative approach, in which data was collected through interviews with three university mothers, both those who use and those who do not use the pedagogical play space offered by the university. In addition, interviews were conducted with the coordinator responsible for the administration and operation of this space, in order to gain a more detailed understanding of its organization and impact. The theoretical basis was based on the following authors: Bernado (2022); Caetano (2017); Davis (2016); Lusa (2021); Santos (2021); Ribeiro (2021); Resende (2017), among others. Therefore, it was possible to dialog and understand the difficulties of these mothers, seeking institutional solutions that facilitate the reconciliation of motherhood and academic life, which highlights the importance of offering spaces for childcare in educational institutions, such as the UFT Pedagogical Play Space, since it encourages the continuity of studies of university mothers, thus highlighting the need for all faculties to provide adequate support, including the availability of caregivers. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7628 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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