Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7621
Authors: | MACHADO, Mirian Barbosa |
metadata.dc.contributor.advisor: | NEIVA, Sônia Maria de Souza Fabrício |
Title: | O que dizem as professoras do Maternal I do Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Lucília sobre o Currículo. |
Keywords: | Educação Infantil;Projeto Político Pedagógico;Currículo |
Issue Date: | 11-Dec-2023 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | MACHADO, Mirian Barbosa. O que dizem as professoras do Maternal I do Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Lucília sobre o Currículo. 53 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2023. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho tem como objetivo, identificar se as professoras que atuam em turmas do maternal I, Centro Municipal de Educação Infantil –Irmã Lucília, compreendem a importância do currículo para o processo de ensino e de aprendizagem das crianças. E como propósito entender a visão que os professores têm sobre o que seja currículo. A escolha da temática se justifica pela experiência vivenciada no Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Lucília Arraias no período do estágio II. Nesse período surgiram dúvidas e questionamentos quanto à forma como o currículo era trabalhado. Como aporte teórico a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Base Nacional Comum Curricular (2017), Documento Curricular do Tocantins (2019) Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2010); Sacristán (2013), Saviani (2016), Chaves; Nogueira (2014) e Rocha; Ostetto (2008). A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, com o uso de questionário, análise dos dados coletados e reflexões da pesquisadora durante o estágio, abrangendo observação, regência. A pesquisa evidencia a discussão do currículo e a ênfase no trabalho em equipe durante os momentos de formação dos professores. Os resultados apontam que na visão das professoras da turma do maternal I, existe estudo e discussão sobre o currículo; assim como participação na construção do Projeto Político Pedagógico, e do currículo; a gestão democrática, o trabalho em equipe e o professor como mediador da aprendizagem, colabora para a participação dos professores nesse processo. Como elementos que dificultam a elaboração e construção do Projeto Político Pedagógico e do Currículo, as professoras destacam o tempo e falta de gestão democrática, a comunicação, a falta de recursos e a burocracia. Destaca-se que o tempo aparece como elemento dificultador e como necessidade de melhoria para essa construção. As professoras afirmam que o currículo é trabalhado, em todas as experiências educativas, em todos os campos educativos, na rotina, nos espaços, no acolhimento, nas danças, músicas, momento da alimentação; que as crianças aprendem experimentando, investigando; que currículo articula experiências e saberes das crianças, sua cultura, que as atividades devem ser planejadas. Sobretudo as professoras consideram que o currículo contribui para o desenvolvimento integral da criança; estimula a autonomia e o senso crítico, auxilia no desenvolvimento das crianças, (relacionam esse aspecto a estrutura e existência de recursos). Apontam ainda que o currículo possibilita o aprimoramento das atividades pedagógicas e aprendizagem das crianças e colabora para a garantia dos direitos da aprendizagem. |
Abstract: | This work aims to identify whether teachers who work in maternal I classes at the Irmã Lucília Municipal Center for Early Childhood Education understand the importance of curriculum for the teaching and learning process of children. And as a purpose, to understand the teachers' view of what the curriculum is. The choice of the theme is justified by the experience lived at the Irmã Lucília Arraias Municipal Center for Early Childhood Education during internship II. During this period, doubts and questions arose regarding the way the curriculum was worked. As theoretical support, the Law of Guidelines and Bases of National Education (1996), National Common Curricular Base (2017), Tocantins Curricular Document (2019) National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (2010); Sacristán (2013), Saviani (2016), Chaves; Nogueira (2014) and Rocha; Ostetto (2008). The methodology used is qualitative, with the use of a questionnaire, analysis of the data collected and reflections by the researcher during the internship, including observation and teaching. The research highlights the discussion of the curriculum and the emphasis on teamwork during the teacher training sessions. The results indicate that, in the view of the teachers of the preschool I class, there is study and discussion about the curriculum; as well as participation in the construction of the Political Pedagogical Project and the curriculum; democratic management, teamwork and the teacher as a mediator of learning, contribute to the participation of teachers in this process. As elements that hinder the elaboration and construction of the Political Pedagogical Project and the Curriculum, the teachers highlight time and lack of democratic management, communication, lack of resources and bureaucracy. It is worth noting that time appears as a hindering element and as a need for improvement for this construction. The teachers state that the curriculum is worked on in all educational experiences, in all educational fields, in the routine, in the spaces, in the reception, in the dances, music, mealtimes; that children learn by experimenting and investigating; that the curriculum articulates children's experiences and knowledge, their culture, and that activities should be planned. Above all, the teachers consider that the curriculum contributes to the integral development of the child; it stimulates autonomy and critical thinking, and helps in the development of children (they relate this aspect to the structure and existence of resources). They also point out that the curriculum enables the improvement of pedagogical activities and children's learning and contributes to guaranteeing the rights of learning. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7621 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Monografia Pedagogia - Mirian Barbosa Machado.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.