Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7620
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNASCIMENTO, Maurício Reis Sousa-
dc.contributor.authorROCHA FILHO, Josimar Bueno-
dc.date.accessioned2025-06-13T12:07:31Z-
dc.date.available2025-06-13T12:07:31Z-
dc.date.issued2024-09-27-
dc.identifier.citationROCHA FILHO, Josimar Bueno. Análise do transporte escolar no município de Arraias - Tocantins: desafios, impactos sociais e perspectivas de melhoria. 53 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7620-
dc.description.abstractThis work addresses the importance of public school transportation, especially in rural areas, in the context of education in Brazil, with emphasis on the municipality of Arraias - TO. It highlights how school transportation contributes to the civic and professional development of students, citing laws that guarantee this right, such as the Federal Constitution of 1988, the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB) of 1996 and the Statute of Children and Adolescents (ECA). This study not only addresses several communities in the municipality of Arraias-TO, but also focuses especially on three specific regions that were selected for a more in-depth analysis: Soledade, Ponta da Serra and Matão. These regions were chosen based on strategic criteria, given their significant relevance to the context of school transportation in the municipality. The main objective was to analyze the school transportation system in the municipality of Arraias-TO, identifying its main challenges, assessing the social impacts on students and their families, and proposing possible improvements that contribute to a more efficient, safe and accessible school transportation system. This was a qualitative approach, combining bibliographic and field research. This study included a comprehensive analysis involving parents of students from rural areas, teachers from the state school system, school bus drivers from Arraias-TO, and local authorities, with the aim of deepening the understanding of the impact of school bus transportation on the educational development of students in the region. Collecting reports from these different stakeholders provided a valuable experiential perspective, which significantly enriched the research, giving it greater relevance and authenticity.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectTransporte público escolaspt_BR
dc.subjectTransporte escolarpt_BR
dc.subjectTransporte ruralpt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.titleAnálise do transporte escolar no município de Arraias - Tocantins: desafios, impactos sociais e perspectivas de melhoriapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda a importância do transporte público escolar, especialmente em áreas rurais, no contexto da educação no Brasil, com ênfase no município de Arraias - TO. Ele destaca como o transporte escolar contribui para a formação cidadã e profissional dos alunos, citando leis que garantem esse direito, como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA. O presente estudo não apenas aborda diversas comunidades do município de Arraias-TO, mas concentra-se especialmente em três regiões específicas que foram selecionadas para uma análise mais aprofundada: Soledade, Ponta da Serra e Matão. Essas regiões foram escolhidas com base em critérios estratégicos, dada a sua significativa relevância para o contexto do transporte escolar no município. Na qual o objetivo principal foi analisar o sistema de transporte escolar no município de Arraias-Tocantins, identificando seus principais desafios, avaliando os impactos sociais sobre os alunos e suas famílias, e propor possíveis melhorias que contribuam para um sistema de transporte escolar mais eficiente, seguro e acessível. Tratou-se de uma abordagem qualitativa, mesclando pesquisa bibliográfica e de campo. Este estudo, incluiu uma análise abrangente envolvendo pais de alunos da zona rural, professores da rede estadual de ensino, motoristas do transporte escolar de Arraias- TO, além de autoridades locais, com o objetivo de aprofundar a compreensão sobre o impacto do transporte escolar na formação educacional dos alunos da região. A coleta de relatos dessas diferentes partes interessadas proporcionou uma perspectiva vivencial valiosa, que enriqueceu significativamente a pesquisa, conferindo-lhe maior relevância e autenticidade.pt_BR
dc.publisher.campusArraiaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localArraiaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Pedagogia - Josimar Bueno Rocha Filho (1).pdf1.55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.