Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7619
Authors: | RAMALHO, Viviane Ferreira |
metadata.dc.contributor.advisor: | DUTRA, Cristian Pedro Rubini |
Title: | As novas práticas pedagógicas no processo de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos |
Keywords: | Práticas alfabetizadoras;Educação de jovens e adultos;Aprendizagem;Alfabetização de adultos |
Issue Date: | 7-Jul-2023 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | RAMALHO, Viviane Ferreira. As novas práticas pedagógicas no processo de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos. 43 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2023. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho analisou as práticas alfabetizadoras na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir da ótica dos docentes, promovendo reflexões e discussões sobre a alfabetização desenvolvida nesta modalidade de ensino. Esta motivação surgiu de uma questão recorrente de pesquisas anteriores: a maioria dos estudantes, mesmo já tendo frequentado a EJA, continuavam não alfabetizados. Logo, o objetivo geral deste estudo foi: compreender o desenvolvimento de novas práticas alfabetizadoras desenvolvidas pelos professores da EJA. Para o alcance deste objetivo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica-documental de abordagem qualitativa, caráter exploratório-descritivo, seguido dos procedimentos de observação, envolvendo três estudantes e dois docentes que trabalham na EJA. Evidenciou-se diante dos resultados, discussões favorecendo o entendimento com relação a estas contradições, privilegiando a reflexão sobre o trabalho do professor da EJA, despertando-lhe o interesse por pesquisas e estudos relacionados às metodologias, demonstrando assim, uma visão sobre a realidade desta modalidade de ensino. Deste modo, este trabalho pretendeu ampliar discussões sobre a necessidade da formação docente, bem como, um constante repensar sobre as práticas pedagógicas nesta modalidade de ensino, ou seja, espera-se que este estudo possa trazer reflexões sobre metodologias de aprendizagens nas classes da EJA, considerando as especificidades de cada perfil dos estudantes. |
Abstract: | This work intends to analyze literacy practices in Youth and Adult Education (EJA), from the perspective of teachers, promoting reflections and discussions on literacy developed in this teaching modality. This stimulus arose from a recurrent issue in previous research: most students, even having attended EJA, were still illiterate. Therefore, the general objective of this study was: to understand the development of new literacy practices by EJA teachers. In order to reach this objective, a bibliographical and documental research was carried out with a qualitative approach, with an exploratory-descriptive character, followed by instructional and action-research procedures, involving three students and two professors who work in EJA. It was evident from the results, discussions favoring the understanding regarding these contradictions, favoring the reflection on the work of the EJA teacher, awakening his interest in research and studies related to methodologies, thus demonstrating a vision about the reality of this teaching mode. Thus, this work intended to expand the discussions on the need for teacher training, as well as a constant rethinking of the pedagogical practices in this teaching modality, that is, it is expected that this study can bring reflections on learning methodologies in the classrooms of EJA , considering the specificities of each student's profile. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7619 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Monografia Pedagogia - Viviane da Silva Alves.pdf | 530.05 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.