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Authors: Magalhães, Daniel Monteiro Alves
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Ana Roseli Paes dos
Title: A música como possibilidade de reinserção social
Keywords: Música e inclusão social;Educação musical;Música e reinserção social;Vulnerabilidade sociocultural
Issue Date: 16-Nov-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: MAGALHÃES, Daniel Monteiro Alves. A música como possibilidade de reinserção social. 55 f. Monografia (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes Visuais e Música, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia trata de um projeto de intervenção realizado no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, na cidade de Arraias – TO. Os temas reinserção e inserção social têm são vastos, diversificados e abordados atualmente por muitos autores. Assim, ao fazer o levantamento da literatura e a reflexão sobre a realidade da cidade de Arraias quanto à atenção dada à criança e ao jovem infrator ou em condições de vulnerabilidade socioeconômica, um questionamento foi se colocando: será que música pode ser um meio para reinserção e inserção social para jovens e crianças em situação de vulnerabilidade? Para responder a esse questionamento desenvolvemos uma pesquisa-ação, fazendo uso de um plano de intervenção, no âmbito da abordagem qualitativa de pesquisa O trabalho aborda o assunto de inserção social por intermédio da música, evidenciando a reflexão sobre a importância da educação trabalhada também por meio da música e o impacto dessa ação na vida de alunos e das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. As contribuições e conclusões desse trabalho mostram a necessidade de projetos dessa natureza no contexto de Arraias –TO, especialmente para crianças e jovens que cumprem medidas socioeducativas, potencializando a inclusão social e o convívio salutar por meio da prática musical utilizando o violão, a flauta doce e a prática instrumental em grupo, evidenciando a música como instrumento transformador de vidas, das em crianças, dos adolescentes e das famílias.
Abstract: This monograph deals with an intervention project carried out at the Social Assistance Reference Center - CRAS in the city of Arraias/TO. The topic of reintegration and social insertion has been a vast, diversified theme currently addressed by many authors. Thus, when surveying the literature and reflecting on the reality of the city of Arraias regarding the attention given to children and young offenders or in conditions of socioeconomic vulnerability, a question was posed – Can music be a means for reintegration? and social inclusion of young people and children in situations of vulnerability? To answer this question, we developed action research, making use of an intervention plan, within the scope of the qualitative research approach. of music and the impact of this action on the lives of students and families who live in a situation of socioeconomic vulnerability. The contributions and conclusions of this work show the need for projects of this nature in the context of Arraias/TO, especially for children and young people who fulfill social-educational measures, enhancing social inclusion and healthy living through musical practice using the guitar, recorder and instrumental group practice, highlighting music as an instrument that transforms the lives of children, adolescents and families.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7614
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