Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7577
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dc.contributor.advisorQuaresma, Fernando Rodrigues Peixoto-
dc.contributor.authorSilva, Luiza de Sousa-
dc.date.accessioned2025-06-04T19:47:00Z-
dc.date.available2025-06-04T19:47:00Z-
dc.date.issued2023-07-07-
dc.identifier.citationSILVA, Luiza de Sousa. Desafios do familiar cuidador de crianças e adolescentes na convivência com a deficiência e quanto ao acesso aos serviços de saúde: estratégias educacionais para o apoio familiar. 2023. 127f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7577-
dc.description.abstractDisabled children and adolescents naturally demand continuous and longitudinal care, requiring access to health services for comprehensive care. Living with a disability causes changes in the life and routine of the family caregiver, also placing them in need of care and support. Thus, the objective of this research is to know the challenges faced for the inclusion of children and adolescents with disabilities in health services, from the perspective of the family caregiver. Study with a mixed methods approach, carried out in a Specialized Educational Care Center, located in Palmas, Tocantins, Brazil, which offers educational support for students with disabilities and other disorders. In data collection, 49 family caregivers were interviewed. The data collection instruments employed, socioeconomic and demographic questionnaire (general data on family members and health of children and adolescents with disabilities), in-depth interview (experience lived by family members in accessing health services) and PCATool-Brasil in the Child Version Reduced (extension of essential and derived attributes of the APS). Qualitative data were submitted to content analysis and for quantitative data Fisher's exact test was used. The results indicated the main challenges faced by family caregivers: children with disabilities have more health needs; fear and anxiety regarding the treatment of children with disabilities; long waiting time for service in the network; lack of communication and access to information; lack of professional support; lack of involvement in decision-making; organizational barriers to accessing health services; lack of coordinated care with other points in the network, negative attitude on the part of professionals. It signals the design of a Primary Health Care (PHC) with fragmented and disjointed actions, with little guidance for the care of people with disabilities. It is concluded that the challenges of taking care of children and adolescents with disabilities impact family members in their lives in general, making them somehow more susceptible, as well as providing direct support for their children, emphasizing care and support. family members can contribute to improving the health situation of their children, through family support programs that favor inclusion and guarantee rights.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectcrianças com deficiência; pessoas com deficiência; familiar cuidador; acesso aos serviços de saúde, qualidade da assistência à saúde; children with disabilities; disabled people; family caregiver; access to health services, quality of health carept_BR
dc.titleDesafios do familiar cuidador de crianças e adolescentes na convivência com a deficiência e quanto ao acesso aos serviços de saúde: estratégias educacionais para o apoio familiarpt_BR
dc.description.resumoCrianças e adolescentes com deficiência naturalmente demandam cuidado contínuo e longitudinal, requer acesso aos serviços de saúde para seu cuidado integral. A convivência com a deficiência provoca mudança na vida e na rotina do familiar cuidador, colocando-o também em necessidade de cuidado e apoio. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa é, conhecer os desafios enfrentados para inclusão de crianças e adolescentes com deficiência nos serviços de saúde, na perspectiva do familiar cuidador. Estudo com abordagem de métodos mistos, realizado em um Centro de Atendimento Educacional Especializado, localizado em Palmas, Tocantins, Brasil, que oferta apoio educacional para alunos com deficiência e outros transtornos. Na coleta dos dados, 49 familiares cuidadores foram entrevistados. Os instrumentos de coleta de dados empregados, questionário socioeconômico e demográfico (dados gerais dos familiares e de saúde de crianças e adolescentes com deficiência), entrevista em profundidade (experiência vivida pelos familiares no acesso aos serviços de saúde) e PCATool-Brasil na Versão Criança Reduzida (extensão dos atributos essenciais e derivados da APS). Os dados qualitativos foram submetidos a análise de conteúdo e para os quantitativos utilizou-se teste exato de Fisher. Os resultados indicaram como principais desafios enfrentados por familiares cuidadores: os filhos com deficiência possuem mais necessidades de saúde; medo e ansiedade em relação ao tratamento dos filhos com deficiência; longo tempo de espera para atendimento na rede; falta de comunicação e de acesso à informação; falta de apoio profissional; falta de envolvimento na tomada de decisões; barreiras organizacionais para acessar os serviços de saúde; falta de cuidados coordenados com outros pontos da rede, atitude negativa por parte dos profissionais. Sinaliza o desenho de uma Atenção Primária a Saúde (APS) com ações fragmentada e desarticuladas, com fraca orientação para o cuidado de pessoas com deficiências. Conclui-se que os desafios sucedidos de cuidar de crianças e adolescentes com deficiência traz aos familiares impactos em sua vida de modo geral, tornando- os de algum modo mais suscetíveis, como também são amparo direto para seus filhos, dar ênfase no cuidado e apoio aos familiares, podem vir a contribuir na melhora da situação de saúde de seus filhos, por meio de programas de apoio familiar que favoreça a inclusão e garantia de direitospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde

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