Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7548
Authors: Gomes, Gabriella Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Marta Azevedo dos
Title: Fortalecimento e interiorização da Agenda 2030: Análise do processo pedagógico desenvolvido no curso piloto na perspectiva do cursista - Palmas – TO
Keywords: Educação Permanente. Estudos Pilotos. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Plano de Dant.Continuing Education. Dant Plan. SDG. Pilot Studies
Issue Date: 22-Jul-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - PPGCS
Citation: GOMES, Gabriella Ferreira. Fortalecimento e interiorização da Agenda 2030: Análise do processo pedagógico desenvolvido no curso piloto na perspectiva do cursista - Palmas – TO. 2024.104f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Palmas, 2024.
metadata.dc.description.resumo: A boa saúde é uma precondição para a vida e o trabalho, é uma medida do desenvolvimento sustentável. Visando uma melhoria nos determinantes sociais, nos anos 2000 a Organização das Nações Unidas (ONU) desenvolveu 8 objetivos a serem cumpridos durante 15 anos chamado Objetivos do desenvolvimento do milênio (ODM), a fim de minimizar e trazer melhorias aos problemas sociais e de saúde. No fim do prazo, com as metas sendo objetivadas elaborou-se um novo plano de ações conhecido como Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). No Brasil, como estratégia traçada pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde (MS), visando fortalecer as ODS e o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis no Brasil, 2021-2030 (Plano de DANT), desenvolveu-se uma parceria com a Universidade Federal do Tocantins a fim de interiorizar, através de formações guiadas pela educação permanente. Para isso, após a construção de materiais para as formações foi pensado num estudo piloto no qual abrange esta pesquisa. Perante esse contexto, a pesquisa analisou o perfil sociodemográfico e ocupacional dos participantes, o conhecimento e o processo de aprendizagem dos participantes diante das oficinas pedagógicas desenvolvidas no estudo piloto. Trata-se de uma pesquisa educacional de natureza qualitativa e quantitativa, caracterizada pela pesquisa-ação. Para análise dos dados foram utilizados questionários semiestruturados aplicados de forma online e física e entrevistas. A população analisada foram os gestores de saúde da secretaria de saúde do Tocantins (SES- TO), dentre esses, em sua maioria são mulheres com (75%), atuam a mais de 15 anos (45,8%). Concluímos a eficácia dos estudos pilotos no que tange validação e adequações dos materiais didáticos, questionários e metodologia aplicada, visto a necessidade de maior exploração e estudos trazendo a importância dos estudos pilotos em pesquisas educacionais.
Abstract: Good health is a precondition for life and work is a measure of sustainable development. Aiming to improve social determinants, in the 2000s the United Nations (UN) developed 8 objectives to be met over 15 years called Millennium Development Goals (MDGs), in order to minimize and bring improvements to social and health problems. At the end of the term, with the objectives being developed, a new action plan known as the Sustainable Development Goals (SDGs). In Brazil, as a strategy outlined by the Health and Environment Surveillance Secretariat (SVSA) of the Ministry of Health (MS), it was strengthened as the SDG and the Strategic Action Plan for Tackling Chronic Diseases and Non-Communicable Diseases in Brazil, 2021- 2030 (DANT Plan), a partnership was developed with the Federal University of Tocantins with the aim of internalizing, through training guided by permanent education. To this end, after creating materials for the training, a pilot study was designed to cover this research. Given this context, the research analyzed the sociodemographic and occupational profile of the participants, the knowledge and learning process of the participants in the pedagogical workshops developed in the pilot study. This is educational research of a qualitative and quantitative nature, specific to action research. To analyze the data, semi- structured questionnaires applied online and physically and interviews were used. The proven population were health managers from the Tocantins Health Department (SES-TO), among whom the majority are women (75%), working for more than 15 years (45.8%). We concluded the effectiveness of the pilot studies in terms of validation and adjustments of teaching materials, questionnaires and applied methodology, given the need for further exploration and studies highlighting the importance of pilot studies in educational research.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7548
Appears in Collections:Mestrado em Ciências da Saúde

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