Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7546
Authors: Mousinho, Tainara Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor: Padovan, Regina Célia
Title: O Mobral no antigo norte goiano: memórias de professoras (1970-1985)
Keywords: Ditadura civil-militar. Memória. Mobral. Norte goiano. Professora. Civil-Military Dictactorship. Memory. Mobral. North of Goiás. Teacher
Issue Date: 21-Oct-2024
Citation: MOUSINHO, Tainara Ferreira. O Mobral no antigo norte goiano: memórias de professoras (1970-1985).2024.145f. Dissertação (Mestrado em História das Populações Amazônicas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas, Porto Nacional, 2024.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho buscou registrar as ações do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) no antigo norte goiano na década de 1970-1985, a partir das memórias das professoras que lecionaram no Movimento. Para tanto, usamos a metodologia da pesquisa bibliográfica e documental em relação ao Mobral, mediada pela perspectiva da História Oral, com base nas lembranças das ex-professoras alfabetizadoras do Mobral, cujas vivências cotidianas, por muito tempo desconsideradas, são agora entendidas como parte essencial da construção da memória histórica do Mobral. A pesquisa se apoia nas bases políticas e filosóficas do Mobral, analisando as concepções de alfabetização de jovens e adultos que atravessaram a História da Educação no Brasil. A metodologia utilizada privilegia a História Oral, em consonância com os preceitos de Paul Thompson (1992) que destaca a importância de dar voz aos atores muitas vezes marginalizados pela historiografia tradicional, e Ecléa Bosi (1994) que valoriza a memória como um espaço de resistência e preservação de experiências subjetivas. Dessa forma, as narrativas das professoras se consolidam como um testemunho importante, tanto para a preservação da memória social quanto para o entendimento crítico dos impactos e limitações de uma política pública que visava a educação de jovens e adultos no antigo norte goiano. A partir das reflexões de Thompson e Bosi, o estudo evidencia que a memória dessas professoras não é apenas um repositório de fatos, mas um campo dinâmico onde se articulam subjetividades e significados. Essa análise possibilitou compreender que o Mobral foi uma proposta educacional direcionada à alfabetização de adultos, com características ligadas ao contexto político e social do seu tempo. As representações apresentadas em suas campanhas influenciaram um papel significativo na consolidação de uma memória que, de certa forma, legitimava os supostos êxitos da ditadura civil-militar, em grande parte devido ao vasto movimento de propaganda disseminada por diversos veículos de comunicação. As fontes orais e visuais permitiram novas reflexões em relação ao lugar – antigo norte goiano. O que possibilitou compreender que as memórias positivas reveladas nas falas das professoras que atuaram no Mobral, bem como das supervisoras (entrevistadas) que expressaram um profundo sentimento de gratidão por sua participação no programa, evidenciaram a importância desse movimento na vida daqueles que fizeram parte. Essas particularidades destacam-se como o Mobral ainda permanece vivo na memória coletiva, especialmente entre aqueles que se envolveram em suas ações de alfabetização e iniciativas culturais. O Movimento, mesmo extinto, continua sendo um marco significativo para muitos, reafirmando seu impacto duradouro na trajetória educacional e cultural do país.
Abstract: This work sought to record the actions of the Brazilian Literacy Movement (Movimento Brasileiro de Alfabetização - Mobral) in the former north of Goiás in the 1970-1985 decade, based on the memories of the teachers who taught in the Movement. To this end, we used the methodology of bibliographic and documentary research in relation to Mobral, mediated by the perspective of Oral History, based on the memories of former literacy teachers at Mobral, whose daily experiences, for a long time disregarded, are now understood as an essential part of the construction of the historical memory of Mobral. The research is based on Mobral's political and philosophical foundations, analyzing the conceptions of literacy of young people and adults that were spread through the History of Education in Brazil. The methodology used privileges Oral History, in line with the precepts of Paul Thompson (1992) who highlights the importance of giving voice to actors who are often marginalized by traditional historiography, and Ecléa Bosi (1994) who values memory as a space of resistance and preservation of subjective experiences. In this way, the teachers' narratives are consolidated as an important testimony, both for the preservation of social memory and for the critical understanding of the impacts and limitations of a public policy that aimed to educate young people and adults in the former north of Goiás. Based on the reflections of Thompson and Bosi, the study shows that the memory of these teachers is not just a repository of facts, but a dynamic field where subjectivities and meanings are articulated. This analysis made it possible to understand that Mobral was an educational proposal aimed at adult literacy, with characteristics linked to the political and social context of its time. The representations presented in their campaigns played a significant role in consolidating a memory that, in a way, legitimized the supposed successes of the civil-military dictatorship, largely due to the vast propaganda movement disseminated through various kinds of media. Oral and visual sources allowed new reflections in relation to the place – the former north of Goiás. This made it possible to understand that the positive memories revealed in the speeches of the teachers who worked at Mobral, as well as the supervisors (interviewed) who expressed a deep feeling of gratitude for their participation in the program, highlighted the importance of this movement in the lives of those who took part. These particularities stand out as Mobral still remains alive in the collective memory, especially among those who were involved in its literacy actions and cultural initiatives. The Movement, even extinct, remains a significant milestone for many, reaffirming its lasting impact on the country's educational and cultural trajectory.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7546
Appears in Collections:Mestrado em História das Populações Amazônicas

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