Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7543
Authors: Teixeira, Sandra Regina Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor: Chagas, José Soares das
Title: A pesquisa filosófica no ensino médio: elaboração e aplicação de um guia de iniciação à pesquisa em Filosofia no IFPA-Conceição do Araguaia
Keywords: Metodologia. Iniciação científica. Ensino de filosofia. Pesquisa.
Issue Date: 24-Sep-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citation: TEIXEIRA, Sandra Regina Rodrigues. A pesquisa filosófica no ensino médio: elaboração e aplicação de um guia de iniciação à pesquisa em Filosofia no IFPA-Conceição do Araguaia.2024.73f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Palmas, 2024.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho apresenta uma abordagem do ensino de filosofia através de uma metodolo- gia de iniciação à pesquisa filosófica no ensino médio. A filosofia, como disciplina escolar no ensino básico regular no Estado do Pará, oferece um currículo voltado para a discussão das teorias filosóficas, pautadas na história da filosofia. Os materiais didáticos recebidos no ensino médio regular versam sobre os períodos e filósofos considerados relevantes nas respectivas correntes filosóficas. Isso faz com que o aluno absorva os assuntos de modo histórico e pouco problematizado, assim, o ensino de filosofia é visto apenas como um mero cumprimento de mais uma disciplina do currículo escolar. Com o novo ensino médio houve uma mudança no currículo, os conteúdos que davam ênfase aos períodos históricos, foram substituídos por temá- ticas de grande relevância social. Uma das grandes finalidades deste trabalho é oferecer um guia de iniciação à pesquisa filosófica que contribua com a leitura e discussão do texto filosó- fico, estimulando o espirito crítico do estudante. O guia aqui apresentado e discutido foi apli- cado inicialmente no Instituto Federal do Pará, Campus Conceição do Araguaia. mas se apre- senta como alternativa pedagógica, a ser inserida como estratégia de ação para o novo ensino médio, como proposta de projeto integrador dentro da área de ciências humanas, ressaltando a essência questionadora da filosofia, assim como sua capacidade de estimular o espirito crítico. Dentro deste contexto, o trabalho procura fazer uma contribuição na área de ensino de filosofia para o ensino médio, com foco na iniciação à pesquisa filosófica, possibilitando um aprofunda- mento mais adequado das questões filosóficas.
Abstract: This paper presents a new approach to the teaching of philosophy through the meth- odology of initiation to philosophical research. Philosophy as a school subject in regular primary education has a curriculum focussed on the identification of philosophical the- ories through the history of philosophy. The didactic materials received in regular sec- ondary education deal with the periods and philosophers considered relevant in the respective philosophical currents. This causes the student to absorb the subjects in a mechanical and purely historical way, so the teaching of philosophy is seen only as a mere fulfillment of the school curriculum. With the new high school, the historical ques- tion was left aside and was replaced by interdisciplinary books that practically do not contain philosophy, because they are diluted in other themes that are not essentially philosophical. One of the main purposes of this work is not to let philosophical problems get lost, so the goal is to build a guide to initiation to philosophical research that guides the student from reading the philosophical text to reworking the author's message, stimulating the student's critical spirit. The guide was initially applied at the Federal Institute, but it will be presented as a possibility to be inserted in the new high school as a proposal for an integrating project within the Human Sciences area without phi- losophy losing its questioning essence and its ability to stimulate the critical spirit. To substantiate the importance of rigour and discipline in studies involving philosophical works, it is based on the authors of philosophy that guide a disciplinary practice in the search for knowledge, they are: Descartes, Kant and Locke. In this context, this dis- sertation corroborates a contribution in the area of philosophy for high school, focusing on initiation to philosophical research through suggestions of direct contact with works more understandable to the young audience and with access to the methodology guide for initiation to philosophical research to direct the research, which may at the teacher's discretion be used.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7543
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sandra Regina Rodrigues Teixeira - Dissertação.pdf849.14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.