Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7533
Authors: Farias, Akyciel dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Chagas, José Soares das
Title: Entre acordes e ideias: a Filosofia de Nietzsche e a Música Popular Brasileira aplicadas na escola
Keywords: Filosofia; Música; Nietzsche; Oficinas; Philosophy; Music; Workshops
Issue Date: 30-Aug-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citation: FARIAS, Akyciel dos Santos. Entre acordes e ideias: a Filosofia de Nietzsche e a Música Popular Brasileira aplicadas na escola.137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Palmas, 2024.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo apresenta um produto educacional construído a partir da realização de uma pesquisa visando promover o ensino de Filosofia em toda a sua relevância e possibilidades de vivência do ser humano e de sua construção. Buscou também unir a música popular brasileira e o pensamento de Friedrich Nietzsche para ensinar Filosofia. O intento da pesquisa, portanto, foi aproximar a concepção que Nietzche tem da música como meio de sensibilização para que o conhecimento filosófico se torne mais acessível aos estudantes por meio da música como uma arte que ajuda o ser humano a viver melhor. O estudo teve como objetivo geral apresentar o ensino de filosofia mediado pela música popular brasileira, compreendendo-o como instrumento didático da filosofia e do pensamento do filósofo Nietzsche. Para tal, utilizou-se de músicas e de discussões filosóficas através da realização de oficinas pedagógicas com alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio na Unidade Escolar Raimundo Miranda de Brito, localizada no povoado Pinto, município de Luís Correia, no Piauí, em que cada ano teve propostas de acordo com a temática, por meio de paródias, versões e criações originais, assim como apresentações que fizeram parte do produto educacional. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a elaboração de oficinas, planejadas passo a passo para a construção de um ambiente interativo e reflexivo a fim de que os alunos estudassem as ideias de Nietzsche e pudessem relacioná-las diretamente com a diversidade da Música Popular Brasileira, ainda possibilitando aos alunos refletirem sobre questões da atualidade, através do pensamento filosófico e das letras das músicas. No desenvolver das oficinas percebeu-se o interesse dos alunos nas atividades realizadas, evidenciando que esta foi uma prática inovadora, que trouxe para eles a possibilidade de aprender de maneira mais dinâmica e divertida, conciliando a expressão cultural que é a música com a filosofia de Nietzche, relacionando-as e facilitando a compreensão de conceitos filosóficos com o uso de uma linguagem mais acessível e familiar aos alunos.
Abstract: This study brings an educational product built from research that seeks to promote the teaching of philosophy in all its relevance and possibilities of experience of the human being and its construction; It also seeks to unite Brazilian popular music and the thought of Friedrich Nietzsche, using music to teach philosophy and making it a didactic instrument for teaching philosophy. Our intent, therefore, is to approximate Nietzsche's conception of music as a means of sensitization so that philosophical knowledge becomes more accessible to students, through music as an art that helps human beings to live better. The study defines as a general objective to present the teaching of philosophy mediated by Brazilian popular music, understanding it as a didactic instrument of philosophy and the thought of the philosopher Nietzsche. Songs were used and the philosophical discussions were worked in groups, students of the 1st, 2nd and 3rd year, from the Raimundo Miranda de Brito School Unit, in which each one had proposals according to the theme, through parodies, versions and original creations, as well as presentations that were part of the educational product. The methodology used in this research was the elaboration of workshops, planned step by step and built an interactive and reflective environment for students to study Nietzsche's ideas and be able to relate it directly to the diversity of Brazilian Popular Music, also enabling students to reflect on current issues through philosophical thinking and song lyrics. In the development of the workshops, we noticed the interest of the students in the activities carried out, showing that this was an innovative practice, which brought to them the possibility of learning in a more dynamic and fun way, covering the cultural expression that is music, with the discipline of PHILOSOPHY. Nietzsche's philosophy was placed alongside Brazilian popular music, relating them, and allowing them to understand philosophical concepts from music, bringing a more accessible and familiar language to students.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7533
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia

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