Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7530
Authors: Paiva, Larissa Joyce Gomes de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Ertzogue, Marina Haizenreder
Title: As matriarcas mumbucanas como guardiãs da memória e da tradição: uma ressignificação de si e da coletividade
Keywords: Memória; Tradição oral; Quilombola; Anciãs; História oral; Memory; Oral tradition; Quilombola; Elders; Oral history
Issue Date: 2-Oct-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente - Ciamb
Citation: PAIVA, Larissa Joyce Gomes de Oliveira. As matriarcas mumbucanas como guardiãs da memória e da tradição: uma ressignificação de si e da coletividade. 2024. 233f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente, Palmas, 2024.
metadata.dc.description.resumo: As anciãs da comunidade quilombola Mumbuca, localizada na zona rural do município de Mateiros, Tocantins, têm se destacado como lideranças, guardiãs das memórias do seu povo e são fomentadoras do patrimônio cultural tocantinense por meio da tradição da costura do capim dourado. Elas estão à frente de lutas e de resistências contra as opressões e invisibilizações históricas sofridas por seus ancestrais, defendendo o direito da comunidade pela regularização e delimitação de seu território, bem como pela preservação dos saberes tradicionais quilombolas ligados à coletividade. O objetivo da pesquisa é analisar as histórias de vida de anciãs da comunidade quilombola Mumbuca (TO), como guardiãs dos saberes construídos e das tradições perpetuadas ao longo da formação e existência do quilombo. Foram formuladas questões sobre como se transmite as tradições culturais realizadas pelo repasse de conhecimento de forma oral, contada de geração após geração pelas anciãs da comunidade quilombola Mumbuca? Qual o sentido do rememorar ancestral na comunidade e como as anciãs têm se relacionado com o ambiente na qual estão inseridas? As histórias de vida foram fontes para a pesquisa referentes à cultura, à memória, à tradição oral e ancestralidade desde a formação da referida comunidade quilombola até os dias atuais. Essa pesquisa está baseada no referencial teórico da memória coletiva e social em Halbwachs (2003) e Pollak (1989, 1992). Sobre a transmissão cultural, os conceitos de Haas (2009) e Geertz (2008), além de Vansina (2010) e Hampaté Bâ (2010) sobre as tradições, ancestralidade e a oralidade. É adotada uma abordagem qualitativa para alcançar os objetivos propostos. A metodologia está fundamentada na aproximação e contratualização com o grupo e usa-se ferramentas da pesquisa-ação (Barbier, 2007; Franco, 2019). A História oral com foco na história de vida (Queiroz, 1988 Bosi, 1994, 2018; Thompson, 1993, 2002; Freitas 2006) e a observação participante (Ludke; André, 1986) são metodologias utilizadas em campo para coleta de dados para alcançar um ouvir sensível, interdisciplinar e registro sistemático da realidade inserida em relação aos temas abordados na pesquisa. É realizada a análise de conteúdo (Bardin, 2011) dos dados obtidos em campo. Na etapa de obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas individuais e em grupo focal (Gaskell, 2017; Morgan, 1996; Patton, 1990) com cinco anciãs guardiãs da memória da Mumbuca. Após as entrevistas, seguiram perguntas abertas com utilização de um roteiro prévio semiestruturado (Bogdan; Biklen, 1994), mas não rígido em si, para maior interação das participantes. Concluímos que as histórias de vida de anciãs da Mumbuca revelaram aspectos da cultura e costumes ancestrais da comunidade. Elas estão atreladas às tradições dos seus antepassados, interligadas às transmissões do saber. As guardiãs da memória transmitem os saberes às futuras gerações da forma como aprenderam, pela oralidade e pelo saber-fazer na prática, no repetir e no demonstrar a instrução. Ensinando no cotidiano em casa, nas rodas de conversa, na roça, nas veredas, nos campos, mais atualmente na escola da comunidade e em todo o ambiente que as cerca para a conservação e preservação do Cerrado. O rememorar ancestral para as guardiãs possui historicidade, identidade étnica-cultural e pertencimento quilombola.
Abstract: The elders of the Mumbuca quilombola community, located in the rural area of the municipality of Mateiros, Tocantins, have stood out as leaders, guardians of their people's memories and promoters of Tocantins' cultural heritage, through the tradition of sewing capim dourado. They are at the forefront of struggles and resistance against the oppression and historical invisibility suffered by their ancestors, defending the community's right to the regularization and delimitation of its territory, as well as the preservation of traditional quilombola knowledge linked to the community. The aim of this research is to analyze the life stories of the elders of the Mumbuca quilombo community (TO), as guardians of the knowledge they have built up and the traditions they have perpetuated throughout the formation and existence of the quilombo. We ask the following questions: How are cultural traditions passed on through oral knowledge, told from generation to generation by the elders of the Mumbuca quilombola community? What is the meaning of ancestral remembrance in the community and how have the elders related to the environment in which they live? The life stories were sources for the research, referring to culture, memory, oral tradition, ancestry from the formation of this quilombola community to the present day. This research is based on the theoretical framework of collective and social memory in Halbwachs (2003) and Pollak (1989; 1992). On cultural transmission, the concepts of Haas (2009) and Geertz (2008), as well as Vansina (2010) and Hampaté Bâ (2010) on traditions, ancestry and orality. A qualitative approach adopted to achieve the proposed objectives. The methodology is based on approach and contractualization with the group, action research tools used (Barbier; 2007; Franco, 2019). Oral history with a focus on life history (Queiroz, 1988 Bosi, 1994, 2018; Thompson, 1993, 2002; Freitas 2006) and participant observation (Ludke and André, 1986) are methodologies used in the field to collect data to achieve a sensitive, interdisciplinary hearing and systematic recording of the reality inserted in relation to the themes addressed in the research. Content analysis (Bardin, 2011) used to analyze the data obtained in the field. During the data collection stage, individual and focus group interviews were conducted (Patton, 1990; Morgan 1997; Gaskell, 2002) with five elderly women who are the guardians of Mumbuca's memory. The interviews followed open- ended questions, using a semi-structured script (Bogdan; Biklen, 1994), but not a rigid one, so that the participants could interact more. We concluded that the life stories of the Mumbuca elders revealed aspects of the community's ancestral culture and customs, and that they are linked to the traditions of their ancestors, intertwined with the transmission of knowledge. The guardians of memory pass on knowledge to future generations in the way they learned it, orally and through expertise in practice, by repeating and demonstrating instructions. Teaching in everyday life at home, in conversation circles, in the plantation, on the footpaths, in the fields and more recently at the community school and throughout the environment that surrounds them for the conservation and preservation of the Cerrado. For the guardians, ancestral remembrance has historicity, ethnic cultural identity and quilombola belonging.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7530
Appears in Collections:Mestrado em Ciências do Ambiente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Larissa Joyce Gomes de Oliveira Paiva - Dissertação.pdf5.96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.