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http://hdl.handle.net/11612/7529
Authors: | Souza, Luciane Sena da Cunha |
metadata.dc.contributor.advisor: | Pinho, Maria José de |
Title: | Formação de professores no mestrado acadêmico em educação na UFT: um estudo à luz da epistemologia da complexidade |
Keywords: | Formação de professores. Epistemologia da complexidade. Mestrado Acadêmico em Educação.Teacher training. Epistemology of complexity. Academic Master's Degree in Education |
Issue Date: | 16-May-2024 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
Citation: | SOUZA, Luciane Sena da Cunha. Formação de professores no mestrado acadêmico em educação na UFT: um estudo à luz da epistemologia da complexidade. 2024.134f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2024. |
metadata.dc.description.resumo: | Tendo em vista a necessidade de repensar a formação de professores a partir de novos caminhos, esta pesquisa partiu do seguinte questionamento: as pesquisas sobre formação de professores desenvolvidas por meio do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal do Tocantins, apresentam potenciais contribuições de um (re)pensar epistemológico-metodológico baseado na perspectiva da epistemologia da complexidade? O objetivo geral consistiu em compreender, a partir da epistemologia da complexidade, as pesquisas sobre formação de professores desenvolvidas por meio do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal do Tocantins para potenciais contribuições de um (re)pensar epistemológico-metodológico. Para alcançar este propósito, foram analisadas dissertações defendidas no Programa de Mestrado Acadêmico em Educação, que investigaram a formação de professores no período de 2014 a 2022. O percurso metodológico foi construído através da pesquisa bibliográfica e documental, de caráter exploratório, fundamentado na abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de visitas ao Repositório Institucional da UFT, e a análise dos dados foi conduzida através de fichas de leitura com a sistematização das informações, com o auxílio do software Iramuteq e seguindo as orientações da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Consideramos a relevância da epistemologia da complexidade como campo frutífero para um novo pensar acerca da formação de professores a partir do reconhecimento da multidimensionalidade do ser, da religação dos saberes e como modo de superar a fragmentação do conhecimento nos processos formativos. Diante do estudo realizado, sob o olhar da epistemologia da complexidade, consideramos que as pesquisas sobre formação de professores, desenvolvidas no Programa de Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), dispõe de potenciais contribuições que vão ao encontro de caminhos que buscam um novo pensar sobre a formação de professores no que diz respeito às dimensões epistemológicas e metodológicas. |
Abstract: | In view of the need to rethink teacher training in new ways, this research was based on the following question: does the research on teacher training developed through the Academic Master's Program in Education at the Federal University of Tocantins present potential contributions to an epistemological-methodological (re)thinking based on the perspective of the epistemology of complexity? The general objective was to understand, based on the perspective of the epistemology of complexity, the research on teacher training developed through the Academic Master's Program in Education at the Federal University of Tocantins for potential contributions to an epistemological-methodological (re)thinking. To achieve this, we analyzed dissertations defended in the Academic Master's Program in Education, which investigated teacher training from 2014 to 2022. The methodological path was built through bibliographical and documentary research, of an exploratory nature, based on a qualitative approach. Data was collected through visits to the UFT Institutional Repository, and data analysis was conducted through reading sheets with the systematization of information, with the help of Iramuteq software and following the guidelines of Content Analysis proposed by Bardin (2016). We consider the relevance of the epistemology of complexity as a fruitful field for a new way of thinking about teacher training based on recognizing the multidimensionality of being, the reconnection of knowledge and as a way of overcoming the fragmentation of knowledge in training processes. In view of the study carried out, from the perspective of the epistemology of complexity, we believe that the research on teacher training carried out in the Academic Master's Program in Education at the Federal University of Tocantins (UFT) has potential contributions that go towards paths that seek a new way of thinking about teacher training in terms of its epistemological and methodological dimensions. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7529 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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