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http://hdl.handle.net/11612/7528
Authors: | Barbosa, Avelino Soares |
metadata.dc.contributor.advisor: | Lano, Marciel Barcelos |
Title: | A fanfiction como prática avaliativa da Educação Física no cotidiano escolar |
Keywords: | Avaliação para aprendizagem. Fanfictions. Educação Física. Basquetebol.Assessment for learning. Fanfictions. Physical Education. Basketball |
Issue Date: | 26-Aug-2024 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
Citation: | BARBOSA, Avelino Soares. A fanfiction como prática avaliativa da Educação Física no cotidiano escolar. 2024.151f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2024. |
metadata.dc.description.resumo: | O objetivo foi propor e analisar o uso das fanfictions como prática avaliativa na Educação Física Escolar com o intuito de compreender as aprendizagens dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Assumimos a pesquisa-ação existencial de Barbier (2002) como método científico e utilizamos os aportes teórico-metodológicos de Santos (2005); Vieira (2018) e Lano (2019) sobre a avaliação indiciária. Para produção de fontes utilizamos o diário de campo e os trabalhos avaliativos produzidos pelo professor e pelos estudantes. A análise dos dados foi embasada nos estudos do cotidiano de Certeau (1994) e Charlot (2000). Essa dissertação de mestrado está estrutura em três capítulos que possuem notas introdutórias, discussão e apontamentos finais. Nos dois primeiros capítulos, denominados “processo de pesquisa”, buscamos compreender a realidade avaliativa do Colégio Portal do Jalapão a fim de elaborar uma proposta avaliativa que atendesse os anseios dos praticantes do cotidiano escolar. Dessa maneira o Capítulo I analisa os sentidos que o professor com formação em Educação Física atribui à avaliação para aprendizagem, identificando suas concepções e os motivos que levam o docente avaliar no Ensino Fundamental bem como os lugares/espaços que ele fez usos para se apropriar da temática “avaliação para aprendizagem”. O Capítulo II explora as ações avaliativas em circulação na escola investigada, desde as fontes de pesquisa até a materialidade das práticas avaliativas, em suas relações com as concepções de avaliar no Ensino Fundamental, Anos Finais. O Capítulo III propõe e analisa o uso das fanfictions como prática avaliativa na Educação Física Escolar, com o intuito de compreender as aprendizagens dos estudantes a partir de registros textuais e imagéticos, sobre os saberes apropriados nas práticas corporais. A dissertação evidenciou que os lugares e/ou espaços que o professor com formação em educação física fez usos para se apropriar dos saberes sobre avaliação educacional incluíram a rememoração do fazer avaliativo de seu professor de educação física na educação básica bem como as trocas de experiências e compartilhamento de saberes com os colegas de trabalho e em grupos virtuais de relacionamentos de social. Identificamos que os principais motivos pelos quais o professor com formação em Educação Física avalia no Ensino Fundamental, anos finais, estão associados a: (1) atribuir um conceito sobre o rendimento do estudante; (2) aumentar a visibilidade da Unidade Escolar na sociedade e nos órgãos educacionais superiores, e (3) cumprir normas demandadas pela profissão docente e pela Secretaria da Educação do Tocantins. As fontes evidenciaram que provas, exercícios, questionários são as principais práticas avaliativas mobilizadas pelo docente, o que destaca a predominância de uma concepção somativa de avaliação circulando no cotidiano investigado. Concluímos que as fanfictions, tanto de caráter textual como imagéticas, podem ser utilizadas para avaliar o basquetebol na educação física escolar, valorizando o protagonismo, a autoria e a criatividade dos estudantes, ao permitir que eles materializem em forma de enunciados e criem sentidos para as aprendizagens marcadas/biografadas em seus corpos. |
Abstract: | The objective was to propose and analyze the use of fanfictions as an evaluative practice in School Physical Education with the aim of understanding the learning processes of 9th-grade students in elementary school. We adopted Barbier's (2002) existential action research as the scientific method and used the theoretical- methodological contributions of Santos (2005), Vieira (2018), and Lano (2019) on evidential assessment. To gather data, we used a field diary and the evaluative works produced by the teacher and the students. The data analysis was based on everyday studies by Certeau (1994) and Charlot (2000). This master's thesis is structured into three chapters with introductory notes, discussion, and final remarks. In the first two chapters, titled "research process," we sought to understand the evaluative reality of Colégio Portal do Jalapão to develop an evaluation proposal that met the desires of the daily school practitioners. Thus, Chapter I analyzes the meanings that a Physical Education-trained teacher attributes to evaluation for learning, identifying their conceptions and the reasons that lead them to evaluate in elementary education, as well as the places/spaces they used to appropriate the theme "evaluation for learning." Chapter II explores the evaluative actions circulating in the investigated school, from research sources to the materiality of evaluative practices, in their relations with conceptions of assessment in elementary education, final years. Chapter III proposes and analyzes the use of fanfictions as an evaluative practice in School Physical Education, aiming to understand student learning through textual and visual records about the knowledge appropriated in bodily practices. The dissertation highlighted that the places and/or spaces that the Physical Education-trained teacher used to appropriate knowledge about educational assessment included recalling the evaluative practices of their Physical Education teacher in basic education, as well as exchanging experiences and sharing knowledge with colleagues and in virtual social groups. We identified that the main reasons why the Physical Education-trained teacher evaluates in elementary education, final years, are associated with: (1) assigning a concept regarding student performance; (2) increasing the visibility of the school unit in society and with higher educational authorities, and (3) complying with standards demanded by the teaching profession and the Tocantins State Department of Education. The sources showed that tests, exercises, and questionnaires are the main evaluative practices mobilized by the teacher, highlighting the predominance of a summative conception of assessment circulating in the investigated context. We concluded that fanfictions, both textual and visual, can be used to assess basketball in school Physical Education, valuing student protagonism, authorship, and creativity, by allowing them to materialize statements and create meanings for the learning marked/biographed in their bodies. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7528 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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