Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7526
Authors: | Saraiva, Kizzy Freitas Moreira |
metadata.dc.contributor.advisor: | Meira, Janeisi de Lima |
Title: | A relevância dos experimentos e simuladores no ensino de Física: uma abordagem prática para o ensino de calorimetria e termometria |
Keywords: | Plataforma digital. Ensino de Física. Experimentos e Simulações. Vascak.Digital platform. Physics education. Experiments and Simulations. Vascak |
Issue Date: | 27-Aug-2024 |
Citation: | SARAIVA, Kizzy Freitas Moreira. A relevância dos experimentos e simuladores no ensino de Física: uma abordagem prática para o ensino de calorimetria e termometria.2024. 93f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2024. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa destaca a importância de integrar atividades experimentais e simuladores, como a plataforma digital “Vascak”, nas aulas de Física, visando superar as dificuldades que os alunos enfrentam na compreensão dos conceitos dessa disciplina. Trata-se de uma pesquisa aplicada com abordagem quantiqualitativa, cujo objetivo foi investigar as contribuições da utilização de métodos experimentais e de simuladores em aulas de Física no Ensino Básico. Para isso, foram desenvolvidos roteiros de atividades experimentais abordando calorimetria e termometria, os quais foram aplicados a 43 alunos de duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Batista, da rede particular de ensino em Palmas – TO. Tendo em vista as dificuldades de aprendizagem da Física, este trabalho optou pelo uso de metodologias que utilizassem a prática aliada à vivência cotidiana, a partir de atividades com experimentos e simulações. Para compreender a opinião dos alunos foram aplicados questionários antes e depois das atividades desenvolvidas. Como resultado percebemos que a utilização de experimentos de baixo custo e dos simuladores da plataforma Vascak desempenharam papel fundamental no aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem e na interação dos estudantes. Além disso, muitos deles conseguiram aplicar os conceitos discutidos em sala de aula em soluções escolares, e também em contextos residenciais, o que demonstra uma aprendizagem significativa promovendo o espírito científico. A integração de experimentos práticos e simulações computacionais não apenas facilitou a compreensão de conceitos complexos, mas também despertou um entusiasmo perceptível entre os alunos, que se mostraram mais curiosos e participativos. |
Abstract: | This research highlights the importance of integrating experimental activities and simulators, such as the digital platform “Vascak,” in Physics classes to overcome the difficulties students face in understanding the concepts of this subject. It is an applied research with a quantitative and qualitative approach, aimed at investigating the contributions of using experimental methods and simulators in Physics classes in Basic Education. For this purpose, experimental activity guides were developed, covering calorimetry and thermometry, and were applied to 43 students from two 9th-grade classes at Colégio Batista, a private school in Palmas, TO. Given the learning difficulties in Physics, this study opted for methodologies that combined practice with everyday experiences, through activities involving experiments and simulations. To understand students' opinions, questionnaires were administered before and after the activities. As a result, we found that the use of low-cost experiments and the simulators from the Vascak platform played a fundamental role in enhancing the teaching and learning process and fostering student interaction. Furthermore, many of the students were able to apply the concepts discussed in the classroom to school solutions and even in household contexts, demonstrating meaningful learning and promoting scientific thinking. The integration of practical experiments and computer simulations not only facilitated the understanding of complex concepts but also sparked noticeable enthusiasm among the students, who became more curious and engaged. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7526 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Kizzy Freitas Moreira Saraiva - Dissertação.pdf | 2.59 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.