Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7519
Authors: Assis, Maria José da Silva Morais
metadata.dc.contributor.advisor: Pinho, Maria José de
Title: Formação continuada de professores amazônidas: tecendo contribuições teóricas-epistemológicas e aproximações transdisciplinares
Keywords: Formação continuada de professores. Anos iniciais. Epistemologia transdisciplinar.Teacher’s continuous qualification. Early years. Transdisciplinary epistemology
Issue Date: 1-Nov-2024
Citation: ASSIS, Maria José da Silva Morais. Formação continuada de professores amazônidas: tecendo contribuições teóricas-epistemológicas e aproximações transdisciplinares. 2024. 173f. Tese (Doutorado em Educação na Amazônia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia, Palmas, 2024.
metadata.dc.description.resumo: Considerando a necessidade de repensar a formação continuada de professores a partir de novas perspectivas, esta pesquisa foi orientada pela seguinte problemática: como se apresentam as concepções teórico-epistemológicas da produção do conhecimento relacionadas aos processos de formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em teses e dissertações oriundas de programas de Pós-Graduação stricto sensu da região Norte, no período de 2013 a 2022, e quais as aproximações e diálogos com a epistemologia transdisciplinar? O objetivo geral consistiu em analisar as concepções teórico-epistemológicas da produção do conhecimento relacionadas aos processos de formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em teses e dissertações de Pós-Graduação stricto sensu da região Norte, no período de 2013 a 2022, e as aproximações e diálogos com a epistemologia transdisciplinar. O caminho metodológico foi desenvolvido com base em pesquisa teórica, documental e bibliográfica, de cunho exploratório, fundamentada em uma abordagem de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada através do sistema de busca avançada da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), leitura, análise e sistematização dos dados com o apoio do software webQDA, seguido dos procedimentos da Análise de Conteúdo de Bardin (2011), e os princípios da Hermenêutica Filosófica de Gadamer (2005). Os pressupostos teóricos indicam que a formação continuada é essencial para a transformação do professor, pois permite o contato constante com novas concepções, promovendo mudanças no modo de pensar e no fazer pedagógico, além de proporcionar a vivência de novas experiências e pesquisas. Para tanto, os dados elucidam que os processos de formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental desvelam perspectivas de uma epistemologia pautada no ressignificar do ser e dos contextos, todavia, a dimensão disciplinar ainda sobressai nos ambientes formativos. Os resultados apontam que os processos formativos se aproximam dos construtos transdisciplinares, por trazerem referências à formação continuada de professores com uma perspectiva emancipatória, baseadas no diálogo e em processos contínuos ao longo de toda a carreira. Além disso, os dados revelam que os processos formativos amazônidas buscam práticas de constante problematização, reflexão e mudanças no âmbito do aprender e ensinar. Para tanto, faz-se necessário mais produções com os fundamentos da epistemologia da transdisciplinaridade, ao propor a religação dos saberes compartimentados, propiciando a superação do processo da fragmentação do conhecimento e do sujeito; permitindo assim, o surgimento de uma pluralidade de percepções e significados que se alinham ao que se entende como formação holo-organizativa em diálogo na e para a vida.
Abstract: Whereas the need of rethinking teacher’s continuous qualification from new perspectives, this work aims to answer the following question: how are the epistemological and theoretical conceptions of knowledge production related to the teacher’s continuous qualification processes during Elementary School early years in Brazilian Northern region graduate school theses and dissertations, from 2013 to 2022, and the dialogues and approaches with transdisciplinary epistemology? The purpose was to analyze epistemological and theoretical conceptions of knowledge production related to the teacher’s continuous qualification processes during Elementary School early years in Brazilian Northern region graduate school theses and dissertations, from 2013 to 2022, and the dialogues and approaches with transdisciplinary epistemology. The method was developed according to bibliographic, document and theoretical research, exploratory character, based upon a qualitative nature. Data collection was made using advanced research from Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), data systematization, analysis and reading through webQDA software, in accordance with Análise de Conteúdo de Bardin (2011) procedures, and Hermenêutica Filosófica de Gadamer (2005) principles. The theoretical assumptions demonstrate that continuous qualification is essential for teacher’s transformation, once it constantly allows the contact with new conceptions, promoting changes in the way of thinking and teaching, beyond providing new experiences and researches. Therefore, data provide evidence that teacher’s continuous qualification processes during Elementary School early years disclose prospects of an epistemology guided by giving a new meaning to the individual and contexts. However, disciplinary dimension still emerges in the formation environments. Results indicate that formation processes are related to the transdisciplinary concepts, as they reference teacher’s continuous qualification as an emancipatory perspective, based upon dialogue and continuous processes throughout entire career. Furthermore, data provide evidence that Amazon formation processes search manners for always questioning, reflecting and changing how we learn and teach. Thus, it is necessary more productions along with transdisciplinary epistemology basis, when proposing the reconnection of compartmentalized knowledges, providing the overcoming of subject and knowledge process; thus, allowing the occurrence of many perceptions and meanings which constitute what is known as dialogue holo-organizational formation in and for life.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7519
Appears in Collections:Doutorado em Educação na Amazônia - PGEDA

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