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http://hdl.handle.net/11612/7502
Authors: | Barbosa, Eleny Silva |
metadata.dc.contributor.advisor: | Lagares, Rosilene |
Title: | Direito à literatura e formação de professores e leitores literários: o caso do Pet PedPalmas/UFT |
Keywords: | Formação do Pedagogo. Leitura literária. PET PedPalmas. Extensão universitária. Tripé Ensino, Pesquisa e Extensão.Pedagogue Training. Literary reading. PET PedPalmas. University Extension. Tripod Teaching, Research and Extension |
Issue Date: | 30-Apr-2024 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
Citation: | BARBOSA, Eleny Silva. Direito à literatura e formação de professores e leitores literários: o caso do Pet PedPalmas/UFT. 2024. 105f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2024. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta Dissertação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Universitário de Palmas, Linha de Pesquisa: Estado, Sociedade e Práticas Educativas, aborda a temática da formação inicial e continuada de professores, do direito à literatura e da formação de leitores literários. O foco do estudo é o Projeto Direito à Literatura do Programa de Educação Tutorial do Curso de Pedagogia do Campus de Palmas da UFT (PedPalmas), uma atividade de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvida desde 2021. Tem por objetivo compreender o Projeto Direito à Literatura, uma atividade de ensino, pesquisa e extensão do PET PedPalmas, como estratégia para formação de professores aprendizes na formação de leitores literários nos anos iniciais do ensino fundamental. O estudo apoia-se em aportes teórico-documentais, constituindo uma pesquisa do tipo bricoleur ou confeccionador de colchas (Denzin; Lincoln, 2006), atributo do paradigma qualitativo (Chizzotti, 2014). Utiliza-se de estudos que têm relação com a temática do Projeto Direito à Literatura, como formação inicial de professores (Freire, 2011), formação de leitores literários (Cândido, 2011; Todorov, 2009), dentre outros; e, aborda, o próprio Projeto como objeto de investigação (UFT, 2007, 2022). Dessa forma, comunga dos novos delineamentos da formação docente e estudos do letramento literário, para uma formação docente interdisciplinar, de Girotto e Souza (2010), para o ensino de estratégias de leitura, e de Cândido (2011), no que diz respeito ao direito à literatura. Conclui-se que as atividades promovidas pelo projeto de extensão proporcionam aos bolsistas uma visão mais madura em relação à profissão docente. O diálogo estabelecido com profissionais experientes contribui significativamente para o desenvolvimento de uma compreensão ampliada do contexto social, indo além do que a universidade, isoladamente, seria capaz de proporcionar. |
Abstract: | This Dissertation, linked to the Postgraduate Program in Education (PPGE), at the Federal University of Tocantins (UFT), Palmas University Campus, Research Line: State, Society and Educational Practices, addresses the theme of initial and continued training of teachers, the right to literature and the training of literary readers. The focus of the study is the Right to Literature Project of the Tutorial Education Program of the Pedagogy Course at the UFT Palmas Campus (PedPalmas), a teaching, research and extension activity, developed since 2021. It aims to understand the Right to Literature Project Literature, a teaching, research and extension activity by PET PedPalmas, as a strategy for training apprentice teachers in the training of literary readers in the early years of elementary school. The study is based on theoretical-documentary contributions, constituting a research of the bricoleur or quilt maker type (Denzin; Lincoln, 2006), an attribute of the qualitative paradigm (Chizzotti, 2014). It uses studies that are related to the theme of the Right to Literature Project, such as initial teacher training (Freire, 2011), training of literary readers (Cândido, 2011; Todorov, 2009), among others; and addresses the Project itself as an object of investigation (UFT, 2007, 2022). In this way, it shares the new outlines of teacher training and literary literacy studies, for interdisciplinary teacher training, by Girotto and Souza (2010), for teaching reading strategies, and by Cândido (2011), with regard to right to literature. It is concluded that the activities promoted by the extension project provide scholarship holders with a more mature vision regarding the teaching profession. The dialogue established with experienced professionals contributes significantly to the development of a broader understanding of the social context, going beyond what the university, alone, would be capable of providing. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7502 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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