Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7501
Authors: Silva, Jardinélio Reis da
metadata.dc.contributor.advisor: Rocha, Damião
Title: Pedagogia da pertença docente LGBTI+ na escola básica: inter-relação ser, pertencer e educar na amazônia nortista
Keywords: LGBTIfobia. Educação. Método documentário. Amazônia nortista. LGBTIphobia. Education. Documentary Method. Northern Amazon
Issue Date: 6-Aug-2024
Citation: SILVA, Jardinélio Reis da. Pedagogia da pertença docente LGBTI+ na escola básica: inter-relação ser, pertencer e educar na amazônia nortista. 2024. 165f. Tese (Doutorado em Educação na Amazônia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia, Palmas, 2024.
metadata.dc.description.resumo: Esta Tese está vinculada à linha de pesquisa Formação do Educador, Práxis Pedagógica e Currículo na Amazônia, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Amazônia (PGEDA). É uma pesquisa implicada com enfoque fenomenológico que debate a LGBTIfobia na escola básica da Amazônia nortista., cujo objetivo geral é compreender as vivências e experiências relacionadas à LGBTIfobia e as ações pedagógicas de enfrentamento de estratégias de justiça curricular criadas por docentes LGBTI+, no contexto da escola básica heteronormativa da Amazônia nortista. Como objetivos específicos, temos: descrever as experiências e vivências docentes sobre a LGBTIfobia no contexto da escola básica da região norte; explicitar a justiça curricular como estratégias de enfrentamento da LGBTIfobia; desenvolver uma tipologia oriunda das narrativas de experiências, vivências e estratégias de enfrentamento pedagógico da LGBTIfobia. Para embasar nossas discussões, construímos um referencial teórico de currículo oculto em Tadeu Tomaz da Silva, currículo modelado em Sacristán e justiça curricular em Santomé, além da conceituação de LGBTIfobia e suas implicações legais. O referencial teórico-metodológico apresenta a fenomenologia social de Alfred Schütz como percepção de experiências conjuntivas docentes; a entrevista narrativa de Fritz Schütze como técnica de reunião de dados; o método documentário de Ralf Bohnsac como método de análise. A partir dessa discussão, apresentamos as seguintes conclusões: a) na percepção de si enquanto sujeito LGBTI+ na sociedade e na escola; b) a relação docente- docente que constituem em cobranças heternormativas; c) a relação docente-discente que caracteriza a referência professoral e o desenvolvimento de práticas pedagógicas para o enfrentamento da LGBTIfobia. Diante desse quadro, defendemos a Tese de que a Pedagogia da Pertença atua como tipificação do enfrentamento da LGBTIfobia na escola básica da Amazônia nortista.
Abstract: This Thesis is linked to the research line Educator Training, Pedagogical Praxis and Curriculum in the Amazon, from the Postgraduate Program in Education in the Amazon (PGEDA).It is an implicated research with a phenomenological focus that debates LGBTIphobia in the basic school of the northern Amazon, whose general objective is to understand the experiences related to LGBTIphobia and the pedagogical actions of confront curricular justice strategies created by LGBTI+ teachers in the context of heteronormative basic school in the northern Amazon. As specific objectives we have: to describe teaching experiences about LGBTIphobia in the context of basic schools from the northern region; to explain curricular justice as strategy for confronting LGBTIphobia; to develop a typology based on the narratives of experiences, experiences and strategies of pedagogical confrontation of LGBTIphobia.. To support our discussions, we built a theoretical reference of hidden curriculum in Tadeu Tomaz da Silva, curriculum modeled in Sacristán and curricular justice in Santomé, in addition to the conceptualization of LGBTIphobia and its legal implications. The theoretical-methodological reference presents Alfred Schütz's social phenomenology as a perception of connective teaching experiences; the narrative interview of Fritz Schütze as a data gathering technique; the documentary method of Ralf Bohnsac as a method of analysis. Based on this discussion, we present the following conclusions: a) in the self-perception as an LGBTI+ subject in society and school; b) the teacher-teacher relationship that constitutes heternormative demands; c) the teacher-student relationship that characterizes the teaching reference and the development of pedagogical practices to confront LGBTIphobia. In this context, we defend the Thesis that the Pedagogy of Belonging acts as a typification of confronting LGBTIphobia in basic schools in the northern Amazon.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7501
Appears in Collections:Doutorado em Educação na Amazônia - PGEDA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jardinélio Reis da Silva - Tese.pdf1.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.