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Authors: Azevedo, Jacyara Christina Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor: Nascimento, Marcus Vinícius
Title: Associação entre contexto acadêmico, sono e percepção subjetiva de estresse em estudantes universitários em período pandêmico: 24h-Mesyn Study
Keywords: Sono; Universitários; Estresse; Pandemia.
Issue Date: 8-Apr-2025
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: AZEVEDO, Jacyara Christina Carvalho. Associação entre contexto acadêmico, sono e percepção subjetiva de estresse em estudantes universitários em período pandêmico: 24h-Mesyn Study. 2023. 30f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025.
metadata.dc.description.resumo: Objetivo: Examinar se há associação entre sono, contexto acadêmico e estresse percebido em estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal que avaliou 195 universitários (68,7% do sexo feminino; 44,6% com idade entre 21 a 25 anos; 65,8% matriculados em ciências da saúde; 24,5% matriculados do 1º ao 3º semestre). Os dados foram coletados no primeiro semestre de 2021. Coletamos medidas online usando a Perceived Stress Scale (14 itens) e o Pittsburgh Sleep Quality Index (19 itens). Avaliamos as pontuações das dimensões de estresse positivo e negativo como desfechos (representando a percepção de autoeficácia e desamparo). Adicionalmente, também adotamos turno, horário, número de aulas matriculadas e horas de estudo por dia; e, o tempo habitual de sono (horas por noite) e rotina (acordar e dormir) como exposições. Examinamos as associações usando regressão linear multinível. Resultados: No nosso estudo, não observamos relação do contexto acadêmico, e duração e rotina de sono com o domínio positivo do estresse percebido. Por outro lado, observamos que o número de turmas matriculadas (β = 0,73 [95% CI 0,20 a 1,26]) e hora de dormir (β = -0,11 [95% CI -0,17 a -0,04]) foram associados à dimensão negativa do estresse percebido. Conclusão: O número de aulas matriculadas e a hora de dormir associaram-se ao desamparo percebido, resultando em aumento do estresse percebido em estudantes universitários de regiões de baixa renda durante a pandemia de COVID-19.
Abstract: Objective: To examine whether there is an association between sleep, academic context and perceived stress in university students during the COVID-19 pandemic. Methods: This is a cross-sectional study that evaluated 195 university students (68.7% female; 44.6% aged between 21 and 25 years old; 65.8% enrolled in health sciences; 24.5% enrolled in the 1st to the 3rd semester). Data was collected in the first half of 2021. We collected measures online using the Perceived Stress Scale (14 items) and the Pittsburgh Sleep Quality Index (19 items). We evaluated the scores of the positive and negative stress dimensions as outcomes (representing the perception of self-efficacy and helplessness). In addition, we also adopted shift, schedule, number of classes enrolled and hours of study per day; and, habitual sleep time (hours per night) and routine (waking up and sleeping) as exposures. We examined associations using multilevel linear regression. Results: In our study, we did not observe a relationship between the academic context, and sleep duration and routine with the positive domain of perceived stress. On the other hand, we observed that the number of classes enrolled (β = 0.73 [95% CI 0.20 to 1.26]) and bedtime (β = -0.11 [95% CI -0.17 to -0.04]) were associated with the negative dimension of perceived stress. Conclusion: The number of classes enrolled and bedtime were associated with perceived helplessness, resulting in increased perceived stress in university students from low-income regions during the COVID-19 pandemic.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7463
Appears in Collections:Educação Física

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