Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7459
Authors: MONTEIRO, Débora Eduarda dos Anjos Magalhães
metadata.dc.contributor.advisor: ABREU, Márcia Cristina Barreto Fernandes
Title: Transtorno de défict de atenção e hiperatividade (TDAH) no Ensino Fundamental Anos Iniciais em Arraias-TO
Keywords: Transtorno de Défict de Atenção e Hiperatividade (TDAH);Formação continuada;Parceria entre escola e família
Issue Date: 30-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: MONTEIRO, Débora Eduarda dos Anjos Magalhães. Transtorno de défict de atenção e hiperatividade (TDAH) no Ensino Fundamental Anos Iniciais em Arraias-TO. 63 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho discorre acerca do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), destacando suas peculiaridades, como também a necessidade de ter no ambiente escolar profissionais capacitados os quais conheçam os comportamentos do TDAH e salienta a relevância da parceria entre escola e família em prol de um ensino mais efetivo que corrobora para o desenvolvimento do aluno com TDAH. Para tanto, esse estudo dispõe como objetivo geral compreender os impactos provocados pelo TDAH no ambiente escolar do Ensino Fundamental Anos Iniciais e como objetivos específicos: apresentar um panorama histórico do TDAH; estudar a etiologia do Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: características, sintomas e tipos de TDAH em crianças; investigar se os professores possuem formação continuada específica em TDAH e quais os desafios/possibilidades no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental Anos Iniciais do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Professora Lívia Lorene Bueno Maia. A metodologia empregada na pesquisa é de cunho qualitativo, na qual foram utilizados dois instrumentos para coleta de informações: a observação não participante em uma turma do 1o do Ensino fundamental e na sala de atendimento educacional especializado (AEE) para saber como é realizado o trabalho pedagógico, a relação entre professor(a)/aluno(a)/colegas e o comportamento do aluno que tem TDAH; e através da entrevista semi-estruturada com as duas professoras dos locais em que foi feita a observação no CMEB Professora Lívia Lorene Bueno Maia sede/extensão, localizada em Arraias-TO, com perguntas direcionadas a formação continuada, metodologias e materiais utilizados por elas, a articulação entre o trabalho da escola com a família e outras instituições, tais como: serviços de saúde, as principais dificuldades enfrentadas e o que precisa ser aperfeiçoado. A pesquisa apontou como resultados quatro grandes limitações preponderantes que interferem consideravelmente no processo ensino/aprendizagem do aluno com TDAH, sendo a não oferta até o momento de formação continuada com ênfase em TDAH por parte da gestão escolar, a escassez de materiais didáticos, o espaço da sala de recurso onde é realizado o AEE que é muito limitado e a demora no atendimento médico pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse sentido, é imprescindível que a sociedade em geral conheça sintomas e tratamentos do TDAH, para que a criança possa ser diagnosticada de forma precoce e receba o acompanhamento adequado quanto antes, a fim de amenizar os impactos advindo desse transtorno que atinge entre 5% e 8% das crianças ao nível mundial.
Abstract: This paper discusses Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), highlighting its peculiarities, as well as the need to have qualified professionals in the school environment who are familiar with ADHD behaviors and emphasizes the relevance of the partnership between school and family in favor of more effective teaching that corroborates the development of students with ADHD. To this end, this study has as its general objective to understand the impacts caused by ADHD in the school environment of Elementary School - Initial Years and as specific objectives: to present a historical overview of ADHD; to study the etiology of Attention Deficit Hyperactivity Disorder: characteristics, symptoms and types of ADHD in children; to investigate whether teachers have specific continuing education in ADHD and what are the challenges/possibilities in the teaching and learning process in Elementary School - Initial Years of the Municipal Center for Basic Education (CMEB) Professora Lívia Lorene Bueno Maia. The methodology used in the research is qualitative, in which two instruments were used to collect information: non-participant observation in a 1st grade elementary school class and in the specialized educational service room (AEE) to find out how the pedagogical work is carried out, the relationship between teacher/student/peers and the behavior of the student with ADHD; and through the semi-structured interview with the two teachers from the places where the observation was made at the CMEB Professora Lívia Lorene Bueno Maia headquarters/extension, located in Arraias-TO, with questions directed to continuing education, methodologies and materials used by them, the articulation between the work of the school with the family and other institutions, such as: health services, the main difficulties faced and what needs to be improved. The research revealed four major limitations that significantly interfere with the teaching/learning process of students with ADHD, namely the lack of ongoing training with an emphasis on ADHD by school management, the shortage of teaching materials, the limited space in the resource room where the AEE is carried out, and the delay in medical care by the Unified Health System (SUS). In this sense, it is essential that society in general becomes aware of the symptoms and treatments for ADHD, so that children can be diagnosed early and receive appropriate monitoring as soon as possible, in order to mitigate the impacts arising from this disorder that affects between 5% and 8% of children worldwide.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7459
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Pedagogia - Debora Eduarda dos Anjos Magalhães Monteiro.pdf6.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.