Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7457
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSILVA, Giane Maria da-
dc.contributor.authorMARTINS, Gabrielle Almeida-
dc.date.accessioned2025-03-26T11:29:41Z-
dc.date.available2025-03-26T11:29:41Z-
dc.date.issued2024-09-24-
dc.identifier.citationMARTINS, Gabielle Almeida. Leitura e escrita: desafios do trabalho docente em uma escola pública do município de Aurora-TO. 56 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7457-
dc.description.abstractIn the early years of elementary school, children are expected to develop and consolidate fundamental skills and competencies in reading and writing, but there are a number of aspects that interfere positively or negatively in this process. The general objective of this study was to understand, from the perspective of literacy teachers, what were the greatest difficulties in reading and writing presented by children in 1st and 2nd grade classes of elementary school, in the city of Aurora do Tocantins. We also intended to discuss the importance of reading and writing in the literacy process; investigate the most recurrent difficulties in reading and writing presented by children, according to the teachers; learn about the strategies and procedures adopted by the teachers and the school so that children could advance in the literacy process, that is, what were the intervention proposals implemented by the institution. In this study, we bring contributions from authors such as Soares (2014), Bicalho (2014), Freire (1989), Ferreiro (1992), Perrenoud (2002), Luckesi (2012) and others. This work is justified by the fact that reading and writing skills are fundamental in human life, so that they can appropriate written language, recognizing it as a form of interaction, building knowledge and using it to expand their participation in society, as recommended by the BNCC. This is a qualitative research approach, which involves data collection through field research based on interviews with teachers of the 1st and 2nd grades of Elementary School. The results of the research reveal that the teachers identify difficulties in reading and writing, but do not delve into this discussion, indicating that the solution to these problems must involve specialized professionals, such as psychologists, psychopedagogues and speech therapists, in addition to more effective work by the pedagogical coordination. The presence of other professionals in the school is also a demand made by them, in order to alleviate the work overload caused by the full- time regime, thus sharing the responsibilities of teaching children to read and write.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectAnos iniciais do Ensino fundamentalpt_BR
dc.titleLeitura e escrita: desafios do trabalho docente em uma escola pública do município de Aurora-TOpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoNos anos iniciais do Ensino Fundamental, espera-se que as crianças desenvolvam e consolidem habilidades e competências fundamentais em leitura e escrita, mas existem uma série de aspectos que interferem de forma positiva ou negativa nesse processo. O objetivo geral deste trabalho, foi apreender, na perspectiva de professoras alfabetizadoras, quais eram as maiores dificuldades em leitura e escrita apresentadas pelas crianças em turmas do 1o e 2o ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Aurora do Tocantins. Pretendíamos ainda discutir a importância da leitura e da escrita no processo de alfabetização; investigar as dificuldades mais recorrentes em leitura e escrita apresentadas pelas crianças, segundo as professoras; conhecer as estratégias e procedimentos adotados pelas professoras e pela escola para que as crianças pudessem avançar no processo de alfabetização, ou seja, quais eram propostas de intervenção efetivadas pela instituição. Neste estudo, trazemos contribuições de autores como Soares (2014), Bicalho (2014), Freire (1989), Ferreiro (1992), Perrenoud (2002), Luckesi (2012) e outros. Este trabalho justifica- se pelo fato da competência em leitura e da escrita serem fundamentais na vida do ser humano, a fim de que ele possa apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação, construindo conhecimentos e utilizando-a para ampliar sua participação em sociedade, como preconizado pela BNCC. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que envolve a coleta de dados por meio de pesquisa de campo a partir de entrevistas realizadas com professoras dos 1o e 2o anos do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa revelam que as professoras identificam as dificuldades em leitura e escrita, mas não aprofundam essa discussão, indicando que a solução para esses problemas deve envolver profissionais especializados, como psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos, além de um trabalho mais efetivo da coordenação pedagógica. A presença de outros profissionais na escola também é uma reivindicação feita por elas, a fim de aliviar a sobrecarga de trabalho ocasionada pelo regime em tempo integral, dividindo assim as responsabilidades de alfabetização das crianças.pt_BR
dc.publisher.campusArraiaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localArraiaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Pedagogia - Gabrielle Almeida Martins.pdf799.11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.