Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7454
Authors: DIAS, Dailine Alves
metadata.dc.contributor.advisor: SILVA, Giane Maria da
Title: Alfabetização e letramento: o Estado da arte sobre os trabalhos de conclusão de curso de graduação em Pedagogia da UFT entre 2002 e 2021.
Keywords: Alfabetização;Letramento;Trabalhos de conclusão de curso;Estado da Arte
Issue Date: 7-Jul-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: DIAS, Dailine Alves. Alfabetização e letramento: o Estado da arte sobre os trabalhos de conclusão de curso de graduação em Pedagogia da UFT entre 2002 e 2021. 65 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2023.
metadata.dc.description.resumo: O propósito desta pesquisa é discutir os conceitos de alfabetização e letramento e sua interdependência, considerando que a alfabetização é o processo de aprendizagem do sistema de escrita alfabético e de suas convenções (SOARES, 2014), e deve integrar-se com o desenvolvimento das habilidades de uso da leitura e da escrita, com o letramento. Tendo em vista a importância da discussão sobre a necessidade de alfabetizar letrando, nos propomos a refletir sobre as seguintes questões: o que caracteriza esses dois conceitos? Como eles se relacionam? Quais estratégias e procedimentos podem ser adotados pelos professores, visando a alfabetização e o letramento das crianças, ao mesmo tempo, de modo qualificado? Quais trabalhos sobre essas temáticas estão sendo produzidos no âmbito da Universidade Federal do Tocantins (UFT)? A partir desses questionamentos, destaca-se que esse estudo aponta a importância dessa discussão, apresentando uma relação dos trabalhos produzidos nos cursos de graduação em Pedagogia da UFT, como o campus de Arraias, Miracema e Palmas. O objetivo principal, portanto, foi fazer um breve estudo sobre os conceitos de alfabetização e letramento, tendo como principais referências os pressupostos teóricos formulados por autores como Soares (2009, 2014), Ferreiro (1999, 2015) e Freire (1983), além de um levantamento (estado da arte) sobre os trabalhos já defendidos e publicizados pela instituição, usando como critério de busca no Portal da biblioteca os dois termos mencionados. A consulta ao Portal foi feita entre os meses de novembro de 2022 a maio de 2023, em diferentes momentos, a fim de obtermos dados mais atualizados sobre os trabalhos até então disponíveis. Os resultados apontam que ainda há um longo caminho a ser percorrido e um investimento para a publicação das pesquisas, pois o número de trabalhos de conclusão de curso publicizados no repositório da biblioteca é bem menor do que aquele que se espera em quase vinte anos.
Abstract: The purpose of this research is to discuss the concepts of literacy and literacy and their interdependence, considering that literacy is the learning process of the alphabetic writing system and its conventions (SOARES, 2014), and should be integrated with the development of reading and writing skills, with literacy. In view of the importance of the discussion on the need to literate literacy, we propose to reflect on the following questions: what characterizes these two concepts? How do they relate? What strategies and procedures can be adopted by teachers, aiming at the literacy and literacy of children, at the same time, in a qualified way? What works on these themes are being produced within the scope of the Federal University of Tocantins (UFT)? From these questions, it is highlighted that this study points out the importance of this discussion, presenting a list of the works produced in the undergraduate courses in Pedagogy of UFT, such as the campus of Arraias, Miracema and Palmas. The main objective, therefore, was to make a brief study on the concepts of literacy and literacy, having as main references the theoretical assumptions formulated by authors such as Soares (2009, 2014), Ferreiro (1999, 2015) and Freire (1983), in addition to a survey (state of the art) on the works already defended and published by the institution, using as a search criterion in the Library Portal the two terms mentioned. The consultation of the Portal was made between the months of November 2022 to May 2023, at different times, in order to obtain more up-to-date data on the works so far available. The results indicate that there is still a long way to go and an investment for the publication of research, because the number of course completion papers published in the library repository is much lower than what is expected in almost twenty years.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7454
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Pedagogia - Dailine Alves Dias.pdf911.93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.