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http://hdl.handle.net/11612/7451
Authors: | Madureira, Isabela Evangelista |
metadata.dc.contributor.advisor: | Ferreira, Ruhena Kelber Abrão |
Title: | O mapeamento das brincadeiras tradicionais e digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
Keywords: | Brincadeiras tradicionais;Crianças;Brincadeiras digitais |
Issue Date: | 19-Mar-2025 |
Citation: | MADUREIRA, Isabela Evangelista. O mapeamento das brincadeiras tradicionais e digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2024. 117f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física, Miracema do Tocantins, 2024. |
metadata.dc.description.resumo: | Atualmente, dentro das práticas culturais do brincar das crianças, surge uma gama de brinquedos e brincadeiras que envolvem as Novas Tecnologias Digitais, que de forma célere, se aperfeiçoam cada vez mais rápido. O aparato tecnológico, com o seu incessante crescimento, interfere na forma de brincar das mesmas, fator este que influencia diretamente na cultura geral, que, por vez, influencia na cultura lúdica das crianças. Logo, esta pesquisa teve como objetivo mapear as brincadeiras de crianças do 3º ano de uma escola pública da região sul de Palmas/TO. Como abordagem metodológica utilizou-se o viés qualitativo, sendo realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo, tendo como método a Análise Textual Discursiva. Para a investigação, foram considerados como sujeitos da pesquisa crianças com idade entre 8 e 9 anos que estavam matriculadas no 3º ano da escola supracitada. Para a coleta foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto às crianças e observação não participativa a partir de um roteiro estruturado das aulas de Educação Física. Além da produção científica de três artigos, o produto final da elaboração desta dissertação foi um material educativo digital. Por fim, concluiu-se que os jogos tradicionais e eletrônicos compõe as atividades de brincadeiras das crianças na sociedade moderna. |
Abstract: | The cultural practices of children's play currently include a range of toys and games that involve New Digital Technologies, which quickly transform and improve. The technological apparatus, with its incessant growth, interferes in the way children play, a factor that directly influences the general culture, which, in turn, influences the playful culture of children. In this sense, the research presented aims to map the games of children in the 3rd year of a public school in the capital of the state of Tocantins, Palmas. The methodological approach is qualitative and a bibliographical and field research will be carried out, having as analysis the method of Discursive Textual Analysis. For the investigation, children aged between 8 and 9 who are enrolled in the 3rd year of the researched school will be considered as research subjects. For data collection, semi-structured interviews and non-participatory observation will be carried out based on a script planned with the children. In addition to the scientific production of articles, the final product of the elaboration of this dissertation will be a digital educational material. Finally, it is believed that traditional and electronic games will form part of children's play activities in modern society. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7451 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) |
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