Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7447
Authors: Sousa, Bruno Anderson Girão de
metadata.dc.contributor.advisor: Coelho, Vitor Antonio Cerignoni
Title: Avaliação na educação física escolar e a proposição coletiva de um instrumento avaliativo baseado na BNCC: um estudo com professores da rede municipal de Araguaína-TO
Keywords: Avaliação;Educação Física;Base Nacional Comum Curricular;Ensino Fundamental
Issue Date: 19-Mar-2025
Citation: SOUSA. Bruno Anderson Girão de. Avaliação na educação física escolar e a proposição coletiva de um instrumento avaliativo baseado na BNCC: um estudo com professores da rede municipal de Araguaína-TO. 160f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física, Miracema do Tocantins, 2024.
metadata.dc.description.resumo: Avaliar na Educação Física Escolar é uma ação complexa, pois existem diversos parâmetros e elementos a serem considerados, e o mais recente deles refere-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como documento norteador desse componente curricular. O problema que norteou este estudo envolve inquietações em relação a saber se seria possível elaborar um instrumento avaliativo em conjunto com os docentes da rede municipal de Araguaína-TO, alinhado à BNCC para a Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental. Entretanto, pouco se sabe sobre a utilização dos elementos propostos pela BNCC na prática avaliativa e pedagógica dos professores de educação física. Desta forma, o objetivo geral foi desenvolver um instrumento avaliativo para as aulas de Educação Física Escolar nos anos iniciais do ensino fundamental em coparticipação com os professores da rede municipal de Araguaína – TO. Foram utilizadas técnicas de pesquisa de campo e estudo exploratório, caracterizando este estudo como qualitativo. A investigação contou com a participação de 24 professores efetivos de Educação Física que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de Araguaína-TO. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário semiestruturado com a finalidade de verificar a concepção, os métodos, os instrumentos avaliativos utilizados pelos professores da rede municipal e suas perspectivas em relação à avaliação na educação física. A análise dos dados foi realizada através da categorização das respostas. Como resultado observamos que a maioria dos professores utilizam diferentes técnicas, critérios e instrumentos avaliativos, o que revelou a necessidade de elaboração da ficha de avaliação em coparticipação entre o professor pesquisador e os professores que participaram da pesquisa. O produto final consistiu na elaboração coletiva de uma ficha de avaliação baseada nas práticas corporais e nas dimensões do conhecimento que fazem parte da BNCC e na visão sistêmica de avaliação. Acreditamos que o instrumento avaliativo construído coletivamente pode apoiar a atuação docente e orientar a instrução pedagógica conforme a BNCC nas aulas de educação física.
Abstract: Evaluating in School Physical Education is a complex task, as it involves various parameters and elements to consider, the most recent being the National Common Curricular Base (BNCC) as a guiding document for this curricular component. The issue that guided this study revolves around the question of whether it would be possible to develop an assessment instrument in collaboration with municipal school teachers in Araguaína-TO, aligned with the BNCC for Physical Education in the early years of elementary ducation. However, little is known about the use of the elements proposed by the BNCC in the assessment and pedagogical practices of physical education teachers. Thus, the general objective was to develop an assessment instrument for School Physical Education classes in the early years of elementary education in co-participation with teachers from the municipal network of Araguaína – TO. Field research and exploratory study techniques were employed, characterizing this study as qualitative. The investigation included the participation of 24 tenured Physical Education teachers working in the early years of elementary education in the municipal network of Araguaína-TO. A semi-structured questionnaire was used for data collection to verify the teachers' conception, methods, and assessment instruments, as well as their perspectives on evaluation in physical education. Data analysis was carried out by categorizing the responses. The results showed that most teachers use different techniques, criteria, and assessment instruments, revealing the need to develop an evaluation sheet in co-participation between the researcher- teacher and the teachers involved in the study. The final product was the collective development of an evaluation sheet based on body practices, the dimensions of knowledge included in the BNCC, and a systemic evaluation perspective. We believe that the assessment instrument built collectively can support teaching practices and guide pedagogical instruction in accordance with the BNCC for physical education classes.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7447
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF)

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