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http://hdl.handle.net/11612/7416
Authors: | Reis, Ana Júlia da Conceição |
metadata.dc.contributor.advisor: | Salvador, Mariléa Borges de Lima |
Title: | Violência doméstica infantil: verossimilhanças e manifestações apreendidas na escola pública |
Keywords: | Adolescente; Criança; Escola pública; Violência doméstica. |
Issue Date: | 26-Feb-2025 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | REIS, Ana Júlia da Conceição. Violência doméstica infantil: verossimilhanças e manifestações apreendidas na escola pública. 2024. 60f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025. |
metadata.dc.description.resumo: | O Trabalho de Conclusão de Curso aborda o tema da violência doméstica contra crianças e adolescentes e sua relação com a escola pública, sob a perspectiva da criança como sujeito em desenvolvimento e de um sistema de proteção social que pode ser amparado no âmbito da escola. O objetivo do trabalho é conhecer as expressões da violência doméstica praticada contra a criança e ao adolescente, manifestadas na escola pública e suas relações com a condição de criança e os tipos de violência doméstica sofrida. Realizada em abordagem qualitativa de procedimentos metodológicos encontrados nas pesquisas bibliográfica e documental com a utilização de técnicas de leituras de artigos e publicações sobre a temática estudada e consolidadas com fichamento, resenhas e escrita reflexiva sobre as leituras realizadas, a pesquisa foi orientada pelos procedimentos metodológicos do método crítico-dialético materialista capaz de fundamentar a interpretação dos dados coletados com teor teórico necessário à explicação do objeto pesquisado e produção dos resultados obtidos na pesquisa. Como resultados, se tem uma amostra das condições de garantia de direitos à criança e ao adolescente previstas na legislação brasileira fundamentada nos princípios da prioridade absoluta e da proteção integral que considera a criança como ser em desenvolvimento e sujeito de direitos de cidadania. Expõe a dinâmica da violência doméstica contra crianças e adolescentes, suas causalidades, tipos de aplicação e consequências na vida social dos infantes vitimizados. E, como terceiro resultado, são apresentados os impactos da violência doméstica contra crianças e adolescentes no âmbito escolar, principalmente no processo de produção de conhecimento dos vitimizados em situação de ensino e aprendizagem, apontando as possíveis manifestações da violência doméstica e suas formas de enfrentamento na escola. As considerações finais ponderam a importância da escola no enfrentamento da violência doméstica infanto-juvenil e a necessidade de ser acirrar os mecanismos legais de defesa e proteção da criança e do adolescente e das penalidades sociojurídicas às famílias agressivas como forma de minimizar o índice de casos de violência doméstica. |
Abstract: | The Course Completion Work addresses the topic of domestic violence against children and adolescents and its relationship with public schools, from the perspective of the child as a developing subject and a social protection system that can be supported within the school. The objective of the work is to understand the expressions of domestic violence committed against children and adolescents, manifested in public schools and their relationships with the condition of children and the types of domestic violence suffered. Carried out in a qualitative approach using methodological procedures found in bibliographic and documentary research using techniques for reading articles and publications on the topic studied and consolidated with records, reviews and reflective writing on the readings carried out, the research was guided by the methodological procedures of the materialist critical-dialectical method capable of substantiating the interpretation of collected data with theoretical content necessary to explain the researched object and produce the results obtained in the research. As a result, we have a sample of the conditions for guaranteeing the rights of children and adolescents provided for in Brazilian legislation based on the principles of absolute priority and full protection that considers the child as a developing being and subject to citizenship rights. It exposes the dynamics of domestic violence against children and adolescents, its causes, types of application and consequences in the social life of victimized children. And, as a third result, the impacts of domestic violence against children and adolescents in the school environment are presented, mainly in the process of producing knowledge of victims in teaching and learning situations, pointing out the possible manifestations of domestic violence and its ways of coping in school. The final considerations consider the importance of schools in combating domestic violence against children and adolescents and the need to strengthen legal mechanisms for the defense and protection of children and adolescents and socio-legal penalties for aggressive families as a way of minimizing the rate of cases of domestic violence. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7416 |
Appears in Collections: | Serviço Social |
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