Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7400
Authors: | PINHEIRO, Taianara dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor: | NEIVA, Sônia Maria de Sousa |
Title: | A importância do processo de alfabetização, letramento e numeramento no laboratório– CALENU- município de Arraias-TO |
Keywords: | Alfabetização;Letramento e numeramento;Aprendizagem;CALENU |
Issue Date: | 21-Jun-2022 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | PINHEIRO, Tainara dos Santos. A importância do processo de alfabetização, letramento e numeramento no laboratório– CALENU- município de Arraias-TO. 51 f. Monografia (Graduaação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal |
metadata.dc.description.resumo: | Ser alfabetizado é uma das habilidades mais importantes que uma pessoa pode desenvolver. Alfabetização é um dos fatores do sujeito se envolver com a linguagem para entender e conversar sobre significados em todos os aspectos: ler, escrever, interpretar e ouvir. No caso desta pesquisa, a investigação proposta teve como objetivo analisar os processos de alfabetização, letramento e numeramento, verificando a percepção de estudantes e coordenadoras que atuam no Centro de Alfabetização Letramento e Numeramento - CALENU ao atender os alunos e alunas da escola. Este Centro é considerado um espaço de laboratório de formação que atende alunos(as) do ensino fundamental I do 1o ao 5o ano com dificuldades de aprendizagem, matriculados(as) no Centro Municipal de Educação Básica- CMEB Professora Lívia Lorene Bueno Maia, localizado em Arraias/TO. Esta pesquisa apoiou-se nos princípios da abordagem qualitativa de pesquisa. Os autores que auxiliaram na fundamentação foram: Diogo; Gorette (2011), Soares (2004), Faria (2007), Goulart (2006), Leão (2015), entre outros. Os participantes da pesquisa foram 5 (cinco) estudantes da UFT Campus de Arraias dos cursos de Educação do Campo, Matemática e Pedagogia que atuaram no projeto no ano de 2018-2019 e 3 (três) coordenadoras que também atuam diretamente na organização pedagógica do projeto. Através desta pesquisa, foi possível verificar como resultado que o CALENU: contribui no aprendizado dos alunos, corrobora para dar sentido aos conteúdos e motiva o aprendizado; complementam o que as crianças não conseguem aprender na escola regular; além de alfabetizar, estimulando o letramento, a autoestima, a autoconfiança e a superação das dificuldades. Sendo altamente importante para todos os envolvidos, quer sejam estudantes, coordenadoras, alunos, familiares e comunidade. |
Abstract: | Being literate is one of the most important skills a person can develop. Literacy one of the factors of the subject to engage with language to understand and talk about meanings in all aspects: reading, writing, interpreting and listening. In the case of this research, the proposed investigation aimed to analyze the processes of literacy, literacy and numeracy, verifying the perception of students and coordinators who work at the Literacy Center for Literacy and Numeration - CALENU when attending school students. This Center is considered a training laboratory space that serves elementary school students from 1st to 5th year with learning difficulties, enrolled in the Municipal Center for Basic Education - CMEB Professora Lívia Lorene Bueno Maia, located in Stingrays/TO. This research was based on the principles of the qualitative research approach. The authors who helped in the reasoning were: Diogo; Gorette (2011), Soares (2004), Faria (2007), Goulart (2006), Leão (2015), among others. The research participants were 5 (five) students from UFT Campus de Arraias from the Rural Education, Mathematics and Pedagogy courses who worked on the project in the year 2018-2019 and 3 (three) coordinators who also work directly in the pedagogical organization of the project. Through this research, it was possible to verify as a result that CALENU: contributes to the students' learning, corroborates to give meaning to the contents and motivates learning; complement what children cannot learn in regular school; in addition to teaching literacy, encouraging literacy, self-esteem, self-confidence and overcoming difficulties. Being highly important for everyone involved, whether they are students, coordinators, students, family and community. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7400 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Monografia Pedagogia - Tainara dos Santos Pinheiro.pdf | 766.25 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.