Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7398
Authors: BARBOSA, Jefferson Viera
metadata.dc.contributor.advisor: RODRIGUES, Rosimeire Aparecida
Title: Residência Pedagógica: uma experiência na formação docente
Keywords: Residência Pedagógica;Ensino Remoto;Formação Docente;Educação Infantil
Issue Date: 15-Dec-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: BARBOSA, Jefferson Vieira. Residência Pedagógica: uma experiência na formação docente. 2022. 40 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta a análise de relatos das atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Residência Pedagógica, visando compreender as práticas de ensino e o processo formativo dos participantes do projeto. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa. O processo de desenvolvimento do projeto foi realizado no Centro Municipal De Educação Infantil do Município de Arraias/TO, a Creche Irmã Lucília, contando com o apoio da professora regente na execução das atividades e da preceptora que incentivou e apoiou a pesquisa pedagógica na orientação das atividades e na prática da docência. Objetiva analisar quais contribuições o Programa de Residência Pedagógica trouxe na formação dos residentes do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFT/Campus Arraias. Também destaca as atividades propostas pelo programa para a formação de professores, apontando as percepções dos residentes a respeito das contribuições do programa para sua formação profissional. A pesquisa visa demonstrar o impacto e a importância do programa na vida e formação profissional de seus participantes; trazendo, relatos de algumas práticas realizadas através do ensino remoto. Como base teórica, foram utilizados trabalhos de autores como Nóvoa (1995), Pimenta (2012), Pimenta e Lima (2005), dentre outros. Como resultado do processo, pode-se compreender que a participação no Programa se mostrou eficaz no processo formativo dos acadêmicos resultando no conhecimento de novos métodos e metodologias, potencializando a aprendizagem docente, bem como deixando clara a importância que um Programa de Residência traz ao possibilitar associar teoria e prática durante a formação. Ao final do trabalho, pode-se afirmar que, com certeza, o Programa de Residência Pedagógica contribui de forma significativa na formação docente, e que a participação no programa proporciona excelente experiência para o crescimento profissional e a afirmação da identidade docente.
Abstract: This paper presents the analysis of reports of the activities developed under the Pedagogical Residency Program, aiming to understand the teaching practices and the formative process of the project participants. The research has a qualitative approach.. The project development process was carried out at the Municipal Center of Early Childhood Education of the Municipality of Arraias/TO, the Creche Irmã Lucília, with the support of the teacher regent in the execution of the activities and the preceptor who encouraged and supported the pedagogical research in the orientation of activities and in the practice of teaching. It aims to analyze what contributions the Pedagogical Residency Program brought in the training of residents of the Degree course in Pedagogy at UFT/Campus Arraias. It also highlights the activities proposed by the program for teacher training, pointing out the perceptions of residents regarding the contributions of the program to their professional training. The research aims to demonstrate the impact and importance of the program on the life and professional training of its participants; bringing, reports of some practices carried out through remote teaching. As a theoretical basis, we used works by authors such as Nóvoa (1995), Pimenta (2012), Pimenta and Lima (2005), among others. works by authors such as Nóvoa (1995), Pimenta (2012), Pimenta and Lima (2005), among others. As a result of the process, it can be understood that participation in the Program proved effective in the formative process of students resulting in the knowledge of new methods and methodologies, enhancing teacher learning, as well as making clear the importance that a Residency Program brings in the ability to associate theory and practice during training. At the end of the work, it can be affirmed that, with certainty, the Pedagogical Residency Program contributes significantly to teacher education, and that participation in the program provides excellent experience for professional growth and the affirmation of teacher identity.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7398
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Pedagogia - Jefferson Vieira Barbosa.pdf889.22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.