Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7394
Authors: SANTOS, Delma Teixeira dos
metadata.dc.contributor.advisor: COSTA, Aline Fagner de Carvalho e
Title: Racismo estrutural: episódios de discriminação racial na turma do 5o ano do ensino fundamental no Centro Municipal de Educação Básica Professora Lívia Lorene Bueno Maia em Arraias-TO
Keywords: Preconceito;Racismo estrutural;Discriminação racial;Contexto escolar
Issue Date: 4-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTOS, Delma Teixeira dos. Racismo estrutural: episódios de discriminação racial na turma do 5o ano do ensino fundamental no Centro Municipal de Educação Básica Professora Lívia Lorene Bueno Maia em Arraias-TO. 2023. 33 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2023.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho relata o racismo estrutural por meio de episódios de discriminação racial e as consequências geradas na turma do 5o ano do ensino fundamental no Centro Municipal de Educação Básica Professora Lívia Lorene Bueno Maia em Arraias-To. O objetivo desta pesquisa foi identificar situações e episódios de racismo estrutural no 5o ano do ensino fundamental de uma escola de Arraias-To. Os objetivos específicos enfatizam: compreender os fundamentos históricos e teóricos conceituais sobre as formas de racismo presentes no Brasil e em Arraias-To, levantar as políticas, leis e planejamentos voltada para educação étnico-racial no ensino fundamental no Brasil e os desdobramentos no Centro Municipal de Educação Básica Professora Lívia Lorene Bueno Maia e contribuir para ações de reflexão sobre várias forma de racismo no Centro Municipal de Educação Básica Professora Lívia Lorene Bueno Maia e no contexto contemporâneo. Para sua realização esta pesquisa se valeu de levantamento bibliográfico da história e dos conceitos de racismo estrutural no ambiente escolar; de teses que descrevem o município de Arraias; levantamento documental e de fontes secundárias para caracterizar o município e as políticas educacionais da região e da escola. Além de analisar pela observação participante, por meio de atividades e dinâmicas promovidas no contexto do estágio supervisionado, as percepções das crianças do 5o ano e da docente responsável pela turma, foram realizadas entrevistas com a professora e com a coordenadora pedagógica. Fizeram parte do embasamento teórico deste trabalho os autores como: Silvio Almeida (2019), Moreira (2020), Bersani (2020), Oliveira (2021), Crochík (2015), Candau (2008), Charlot (2002) e entre outros. As análises dos resultados mostram, como a comunidade atravessa situações de violência racial por meio da realização de uma atividade com a turma do 5o de Arraias – TO e percebeu-se que os problemas relacionados ao racismo vão desde práticas de recorrentes bullying, o preconceito e discriminação racial, episódios de racismo individual e institucional, que são desdobramentos da normalidade do racismo estrutural e que, de forma recíproca, dão condições para a reprodução da estrutura racista da sociedade brasileira. Assim, tal realidade deve seguir sendo problematizada em estudos futuros que construam conhecimentos na perspectiva decolonial que fundamentem ações pedagógicas efetivas no sentido de uma educação antirracista que desestruture a sociedade tal qual ela tem se apresentado e inaugure em breve um mundo mais justo e humano.
Abstract: This work reports on structural racism through episodes of racial discrimination and the consequences generated in the 5th year elementary school class at the Centro Municipal de Educação Básica Professora Lívia Lorene Bueno Maia in Arraias-To. In which the objective of this research seeks to identify situations and episodes of structural racism in the 5th year of elementary school at a school in Arraias-To. The specific objectives emphasize: understanding the historical and theoretical conceptual foundations of the forms of racism present in Brazil and in Arraias-To, raising policies, laws and planning aimed at ethnic-racial education in elementary education in Brazil and the developments in the Municipal Center of Basic Education Professor Lívia Lorene Bueno Maia and contribute to reflection actions on various forms of racism at the Municipal Center for Basic Education Professor Lívia Lorene Bueno Maia and in the contemporary context. To carry it out, this research used a bibliographical survey of the history and concepts of structural racism in the school environment; of theses that describe the municipality of Arraias; documentary survey and secondary sources to characterize the municipality and the educational policies of the region and the school. In addition to analyzing through participant observation, through activities and dynamics promoted in the context of the supervised internship, the perceptions of the 5th year children and the teacher responsible for the class, interviews were carried out with the teacher and the pedagogical coordinator. Authors such as: Silvio Almeida (2019), Moreira (2020), Bersani (2020), Oliveira (2021), Crochík (2015), Candau (2008), Charlot (2002) and others were part of the theoretical basis of this work. However, the analysis of the results shows how the community goes through situations of racial violence by carrying out an activity with a 5th year class at the Municipal Center for Basic Education Professor Lívia Lorene Bueno Maia in Arraias – TO and it was noticed that the problems Related to racism range from recurrent bullying practices, prejudice and racial discrimination, episodes of individual and institutional racism, which are consequences of the normality of structural racism and which, reciprocally, provide conditions for the reproduction of the racist structure of Brazilian society. Therefore, this reality must continue to be problematized in future studies that build knowledge from a decolonial perspective that supports effective pedagogical actions towards anti-racist education that disrupts society as it has presented itself and soon inaugurates a more just and humane world.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7394
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC- Monografia Pedagogia - Delma Teixeira dos Santos (1).pdf397.97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.