Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7329
Authors: | Guimarães, Sávia Raquel Ribeiro |
metadata.dc.contributor.advisor: | Campos, Daniela Silva Costa |
Title: | A Saúde Emocional do Professor de Línguas |
Keywords: | Docência;Síndrome de Burnout;Letras;Estado emocional;Teaching;Burnout Syndrome;Letters;Emotional state |
Issue Date: | 10-Jan-2025 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | GUIMARÃES, Sávia Raquel Ribeiro. A Saúde Emocional do Professor de Línguas. 2019. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras-Língua Portuguesa e Suas Respectivas Literaturas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2023. |
metadata.dc.description.resumo: | A saúde emocional de professores é um foco crescente de pesquisas nas áreas da Educação e Psicologia; nos últimos anos, o mal-estar docente tem sido relacionado a uma síndrome de estresse laboral crônico denominada Burnout. A presente pesquisa problematiza o estado emocional dos professores de Línguas de Porto nacional/TO. Justifica-se pelo fato de que os aspectos emocionais envolvidos nas escolhas e no exercício profissional muitas vezes são negligenciados, contribuindo para a manutenção de uma queixa permanente e automática de professores nas escolas. Sabe-se que as queixas comumente estão associadas a fatores objetivos, como condições precárias de trabalho, baixa remuneração e às rápidas e contínuas transformações sociais as quais os professores devem adaptar-se na contemporaneidade; entretanto, há fatores relacionados ao imaginário coletivo que colocam a escola em um lugar do ordenamento, do controle, da não-contradição, “suturando” qualquer possibilidade de enfrentamento daquilo que possa ameaçar esse imaginário. Além disso, é essencial considerar a “escolha do ofício” como um aspecto que poderá influenciar diretamente o sofrimento/satisfação no trabalho. A pesquisa tipo survey foi desenvolvida na disciplina Psicologia do Desenvolvimento no curso de Letras/Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins (UFT) através de estudos teóricos sobre o tema, elaboração, aplicação e análise de um questionário, com amostra de 20 professores de Línguas de algumas escolas públicas de Porto Nacional. Os resultados preliminares indicam que metade da amostra não apresenta sintomas de esgotamento emocional e apenas 04 apresentam sintomas próximos à Síndrome de Burnout. |
Abstract: | The emotional health of teachers is a growing focus of research in the areas of Education and Psychology in recent years teacher malaise has been linked to a chronic work-stress syndrome called Burnout. The present research has as its theme the health situation state of the teachers of Languages of Porto Nacional / TO. It is justified by the fact that the emotional aspects involved in the choices and the professional exercise are often neglected, contributing to the maintenance of a permanent and automatic complaint of teachers at schools. It is known that complaints are commonly associated with objective factors, such as precarious working conditions, low pay, and the rapid and continuous social transformations that teachers must adapt to in contemporary times; however, there are factors related to the collective imaginary that places the school in a place of order, control, non contradiction, "suturing" any possibility of confronting what may threaten this imaginary. In addition, it is essential to consider "job choice" as an aspect can directly influence the suffering / satisfaction at work. The research was developed by the professor and students of Developmental Psychology in the course Arts with English Habilitation / Porto Nacional of the Universidade Federal do Tocantins (UFT) through theoretical studies on the subject, elaboration, application and analysis of a questionnaire, with a sample of 20 teachers of Languages of the some public schools of Porto Nacional. Preliminary results indicate that half of the sample does not present symptoms of emotional exhaustion and only 04 present symptoms close to Burnout Syndrome. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7329 |
Appears in Collections: | Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Sávia Raquel Ribeiro Guimarãe Monografia.pdf | 543.78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.