Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7290
Authors: | Marques, Leticia Meneses |
metadata.dc.contributor.advisor: | Silva, Warley Gramacho da |
Title: | Teoria dos Grafos como estratégia para a aprendizagem significativa de matemática |
Keywords: | Ensino de Grafos. Modelagem Matemática. Algoritmo PageRank. Python. Teaching Graphs. Mathematical Modeling. PageRank Algorithm |
Issue Date: | 22-Aug-2024 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat |
Citation: | MARQUES, Leticia Meneses. Teoria dos Grafos como estratégia para a aprendizagem significativa de matemática.2024.139f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Palmas, 2024. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho aborda os conceitos da Teoria dos Grafos e sua possibilidade de ensino na Educação Básica, utilizando a modelagem matemática como uma metodologia que promove aprendiza- gem significativa. É explanado acerca do Novo Ensino Médio e a organização dos itinerários formativos, que dão possibilidade de aprofundar o tema com os estudantes. A teoria dos Grafos é trabalhada de maneira teórica introdutória, com definições, conceitos, representação, história e principais teoremas. O Algoritmo Pagerank é explicado de maneira simplificada, a fim de promover a integração da teoria à utilização de grafos no cotidiano, que grande parte das pessoas usa, mas desconhece. Por fim, são propostas atividades que visam trabalhar a introdução da Teoria dos Grafos como método de resolução de problemas. Os objetivos centrais incluem a compreensão do papel da matemática como ciência que investiga padrões e a aplicação da modelagem matemática através de grafos para resolver problemas. Conclui-se que o desen- volvimento de atividades investigativas relacionadas ao tema pode melhorar a compreensão de conceitos matemáticos de outras áreas e promover o desenvolvimento de competências e habilidades analíticas e organizacionais relacionadas à Base Nacional Comum Curricular. A metodologia utilizada foi a bibliográfica e exploratória, com o propósito de explorar na literatura os fundamentos da Teoria dos Grafos, bem como suas possíveis abordagens em sala de aula, tendo como público-alvo os professores de matemática. |
Abstract: | This paper addresses the concepts of Graph Theory and its potential for teaching in Basic Education, using mathematical modeling as a methodology that promotes meaningful learning. It explores the New High School and the organization of formative itineraries, which provide opportunities to delve deeper into the subject with students. Graph Theory is introduced theo- retically, with definitions, concepts, representation, history, and main theorems. The Pagerank Algorithm is explained in a simplified manner to promote the integration of theory with the use of graphs in everyday life, which many people use but are unaware of. Finally, activities are proposed that aim to introduce Graph Theory as a method for problem-solving. The central objectives include understanding the role of mathematics as a science that investigates patterns and applying mathematical modeling through graphs to solve problems. It is concluded that the development of investigative activities related to the topic can improve the understanding of mathematical concepts from other areas and promote the development of analytical and orga- nizational skills and competencies related to the Brazilian National Common Curricular Base. The methodology used was bibliographic and exploratory, with the purpose of exploring in the literature the foundations of Graph Theory, as well as its possible approaches in the classroom, targeting mathematics teachers. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7290 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Leticia Meneses Marques - Dissertação.pdf | 4.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.