Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7271
Authors: | Araujo, Vânia Silva |
metadata.dc.contributor.advisor: | Gonçalves, Tadeu Oliver |
Title: | Contribuições das Feiras de Matemática para o Desenvolvimento Profissional de professores que ensinam Matemática no Tocantins |
Keywords: | Feira de Matemática;Ensino de Matemática;Formação de Professores que Ensinam Matemática;Desenvolvimento Profissional Docente |
Issue Date: | 3-Dec-2024 |
Citation: | ARAUJO, Vânia Silva. Contribuições das Feiras de Matemática para o Desenvolvimento Profissional de professores que ensinam Matemática no Tocantins.2023.124f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.PPGecim ) Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023. |
metadata.dc.description.resumo: | Essa pesquisa consistiu na investigação das práticas de professores que ensinam Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental mobilizadas pela realização de Feiras de Matemática no contexto escolar do Colégio Militar do Estado do Tocantins - Jorge Humberto Camargo. Para tanto, trouxemos como problema de investigação a seguinte questão: Em que termos as práticas docentes mobilizadas em Feiras de Matemática contribuem para o Desenvolvimento Profissional de Professores que Ensinam Matemática? Diante das inquietações e problemática de pesquisa, buscou-se como objetivos geral, analisar as contribuições das Feiras de Matemática do Colégio Militar do Estado do Tocantins - Jorge Humberto Camargo - para o Desenvolvimento Profissional de Professores que Ensinam Matemática. O desenho metodológico dessa pesquisa se deu na abordagem qualitativa na perspectiva da pesquisa de Estudo de Caso, com análise de Figuras (produzidas pelas imagens das feiras realizadas), análise documental (relatórios, planejamentos e Projeto Político Pedagógico) e análise das entrevistas individuais realizadas com cinco professores participantes da pesquisa, com a lente teórica de autores que pesquisam sobre Desenvolvimento Profissional Docente, Formação de Professores que Ensinam Matemática e Práticas de ensino da Matemática com a manipulação de materiais concretos em ambientes de Laboratório de Ensino, Clubes de Matemática e Feiras de Matemática. Essas análises foram realizadas a partir das compreensões das Feiras realizadas nos anos de 2014 a 2019 apresentadas por meio da Estratégia de Descrição do Caso, no sentido de atender o primeiro objetivo específico da pesquisa. Na sequência, foi realizada análise do corpus desta pesquisa por meio da Técnica Analítica do Modelo Lógico que buscou entender sobre os elementos do Desenvolvimento Profissional de Professores que Ensinam Matemática em contexto de realização de Feiras de Matemática, bem como refletir sobre as contribuições dessas Feiras no desenvolvimento profissional desse professor. Como resultado, emergiu três categorias analíticas que nos permitiram evidenciar práticas que explicitam elementos do Desenvolvimento Profissional Docente, a saber: Aperfeiçoamento da Prática Docente Desenvolvimento das Competências para Ensinar e Melhoria do Processo de Ensino e Aprendizagem. Dessas práticas docentes podemos citar: o planejamento coletivo e engajamento dos professores em estudos e pesquisas, utilização de materiais diversificados para ensinar Matemática, desenvolvimento de conhecimento pedagógico do conteúdo, reflexões sobre o processo de ensino e de aprendizagem, desenvolvimento de autonomia docente, dentre outras práticas e desafios que esses professores demonstraram ao realizar Feiras de Matemática em ambiente escolar. |
Abstract: | This research consisted of investigating the practices of teachers who teach Mathematics in the Final Years of Elementary School, mobilized by holding Mathematics Fairs in the school context of the Military College of the State of Tocantins - Jorge Humberto Camargo. To this end, we raised the following question as a research problem: In what terms do teaching practices mobilized at Mathematics Fairs contribute to the Professional Development of Teachers who Teach Mathematics? Given the concerns and research problems, the general objectives were to analyze the contributions of the Mathematics Fairs of the Military College of the State of Tocantins - Jorge Humberto Camargo - to the Professional Development of Teachers who Teach Mathematics. The methodological design of this research was based on a qualitative approach from the perspective of Case Study research, with analysis of Figures (produced by images of fairs held), documentary analysis (reports, plans and Pedagogical Political Project) and analysis of individual interviews carried out with five teachers participating in the research, with the theoretical lens of authors who research on Teaching Professional Development, Training of Teachers who Teach Mathematics and Mathematics teaching practices with the manipulation of concrete materials in Teaching Laboratory environments, Mathematics Clubs and Fairs Mathematics. These analyzes were carried out based on the understanding of the Fairs held in the years 2014 to 2019 presented through the Case Description Strategy, in order to meet the first specific objective of the research. Subsequently, an analysis of the corpus of this research was carried out using the Logical Model Analytical Technique, which sought to understand the elements of the Professional Development of Teachers who Teach Mathematics in the context of holding Mathematics Fairs, as well as reflecting on the contributions of these Fairs in the professional development of this teacher. As a result, three analytical categories emerged that allowed us to highlight practices that explain elements of Teaching Professional Development, namely: Improvement of Teaching Practice Development of Teaching Skills and Improvement of the Teaching and Learning Process. Of these teaching practices we can mention: collective planning and engagement of teachers in studies and research, use of diverse materials to teach Mathematics, development of pedagogical content knowledge, reflections on the teaching and learning process, development of teaching autonomy, among others practices and challenges that these teachers demonstrated when holding Mathematics Fairs in a school environment. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7271 |
Appears in Collections: | Mestrado em em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VÂNIA SILVA ARAUJO - DISSERTAÇÃO.pdf | 3.46 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.