Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7269
Authors: | Dantas, Núbia Dias Correia |
metadata.dc.contributor.advisor: | Mariano, Wagner dos Santos |
Title: | Caminhos Formativos Para o Ensino De Ciências Da Natureza Por Meio De Uma Disciplina Eletiva |
Keywords: | Competências. Habilidades;Itinerários Formativos;Base Nacional Comum Curricular;Novo Ensino Médio |
Issue Date: | 3-Dec-2024 |
Citation: | DANTAS, Núbia Dias Correia. Caminhos Formativos Para o Ensino De Ciências Da Natureza Por Meio De Uma Disciplina Eletiva.2023.113f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.PPGecim ) Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023. |
metadata.dc.description.resumo: | Com a inserção de novas propostas educacionais na última década ganhando força com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), vários são os questionamentos que buscam conhecer as aprendizagens que são consideradas essenciais para os estudantes de todo o Brasil. Diante disto, os currículos foram modificados e houve a criação de áreas consideradas de interesse estudantil denominadas Itinerários Formativos, que atende o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes. Neles estão presentes as Eletivas. Nesse contexto, este estudo buscou compreender como uma Eletiva poderia auxiliar no ensino de Ciências da Natureza em uma escola da rede pública de ensino, e assim, discutiremos as possibilidades em torno de seu desenvolvimento, no processo de ensino e aprendizagem como forma de potencializar os conhecimentos dos objetos exigidos pela área. Além disso, esta pesquisa tem como objetivos específicos: analisar a importância atribuída pelos estudantes à disciplina Eletiva no ensino de Ciências da Natureza; identificar o papel das Eletivas na formação do estudante em consonância com a BNCC e o Novo Ensino Médio; e, discutir sobre o papel das atividades práticas em ciências da Natureza para a construção das aprendizagens. Portanto, a problemática girou em torno do seguinte questionamento: De que forma os conteúdos escolares negligenciados pelo NEM e pela BNCC podem ser ensinados em um espaço formativo denominado eletiva? Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como técnicas de coletas uma entrevista e um questionário buscando analisar o envolvimento dos estudantes aos novos itinerários propostos pela BNCC e sua relação com o Novo Ensino Médio, e para análise, escolheu-se realizá-la por meio da Análise de Conteúdo. As respostas indicaram que a eletiva alcançou seu objetivo. Verificamos que os dados apresentados, denotam que as mudanças adotadas na educação e seus reflexos trazendo as Eletivas como uma ferramenta de ensino. |
Abstract: | With the insertion of new educational proposals in the last decade gaining strength with the implementation of the National Common Curricular Base (BNCC), there are several questions that seek to understand the learning that is considered essential for students across Brazil. In view of this, the curricula were modified and areas considered to be of student interest called Training Itineraries were created, which cater to the development of students' skills and abilities. They include Electives. In this context, this study sought to understand how an Elective could assist in the teaching of Natural Sciences in a public school, and thus, we will discuss the possibilities surrounding its development, in the teaching and learning process as a way of enhancing the knowledge of the objects required by the area. Furthermore, this research has specific objectives: to analyze the importance attributed by students to the Elective subject in the teaching of Natural Sciences; identify the role of Electives in student training in line with the BNCC and the New High School; and, discuss the role of practical activities in Natural Sciences for the construction of learning. Therefore, the problem revolved around the following question: How can school content neglected by the NEM and BNCC be taught in a training space called elective? To this end, qualitative research was carried out, using an interview and a questionnaire as collection techniques, seeking to analyze the involvement of students in the new itineraries proposed by BNCC and their relationship with the New High School, and for analysis, we chose carry it out through Content Analysis. Responses indicated that the elective achieved its objective. We verified that the data presented denotes the changes adopted in education and their consequences, bringing Electives as a teaching tool. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7269 |
Appears in Collections: | Mestrado em em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NÚBIA DIAS CORREIA DANTAS - DISSERTAÇÃO.pdf | 2.53 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.