Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7268
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlves, Deive Barbosa-
dc.contributor.authorJunior, Luis Carlos Dos Santos Moura-
dc.date.accessioned2024-12-03T21:43:50Z-
dc.date.available2024-12-03T21:43:50Z-
dc.date.issued2024-12-03-
dc.identifier.citationJUNIOR, Luis Carlos Dos Santos Moura. A Modelagem Matemática e o caso da silagem de milho no Assentamento Rio Preto/TO.2023.145f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.PPGecim ) Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7268-
dc.description.abstractThis Dissertation focuses on the construction and development of Meaningful Learning based on the studies of Ausubel, Novak, and Hanesian (1963), as well as Critical thinking using Mathematics, under the guidance of Moreira (2000), for students in a school located in a Settlement in the state of Tocantins. It employs Mathematical Modeling (Biembengut and Heim, 2000) as a teaching and learning strategy. In the midst of the obstacles that surround this educational process, our research question is: How can Mathematical Modeling provide Meaningful and Critical Teaching and Learning in the daily practices of students from the Rio Preto Settlement in Tocantins? To seek answers to our question, the objective is to understand Mathematical Modeling as a estrategy for Meaningful and Critical Teaching and Learning in the daily practices of students from the Rio Preto Settlement in Tocantins. Regarding the methodological procedures, we opted for the qualitative approach (OLIVEIRA, 2007), in which knowledge is conceived as a socially constructed process through reality and is investigated in depth and in its real context. Therefore, we conducted a Case Study (YIN, 2015) since the boundaries between the phenomenon and the context cannot be clearly evident, given their multiple dimensions. The research took place in the Rio Preto Settlement located in Araguaína, Tocantins, and the participant members were students in the 9th grade of Elementary School, with whom we lived and followed the development of practices with Mathematical Modeling stemming from the entire process of Corn Silage. The collected information comes from participant observation, interviews, and concept mapping, and for analysis, we used Pattern Combination (SINKOVICS, 2018), which involves comparing a theoretical pattern – in our case, Meaningful Learning and Critical Meaningful Learning – with an observed empirical pattern. In this study, the process of Corn Silage. Regarding the results, we observed the potential of "Critical Meaningful Mathematical Modeling" as a classroom strategy in which mathematical knowledge is discussed together with students' concepts and experiences, bringing real-life problem situations from their daily lives to be problematized and critically examined in the school environment.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectModelagem Matemática Significativa Críticapt_BR
dc.subjectEducação Matemática Críticapt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativa Críticapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental. Educação do Campopt_BR
dc.titleA Modelagem Matemática e o caso da silagem de milho no Assentamento Rio Preto/TOpt_BR
dc.description.resumoEsta Dissertação versa sobre a construção e o desenvolvimento de uma Aprendizagem Significativa com base nos estudos de Ausubel; Novak; Hanesian (1963), bem como na Crítica utilizando da Matemática, sob égide de Moreira (2000), para os estudantes de uma escola localizada em um Assentamento no Estado do Tocantins, tendo a Modelagem Matemática (Biembengut; Heim, 2000) como estratégia de ensino e aprendizagem. Nessa direção, em meio aos obstáculos que orbitam esse processo educacional, indagamos em nossa pesquisa: como a Modelagem Matemática pode proporcionar um Ensino e Aprendizagem Significativo e Crítico nas práticas cotidianas de estudantes do Assentamento Rio Preto/TO? Tendo como caminho para buscar respostas à nossa questão, o objetivo de compreender a Modelagem Matemática como estratégia de Ensino e Aprendizagem Significativo e Crítico nas práticas cotidianas de estudantes do Assentamento Rio Preto/TO. No que tange aos procedimentos metodológicos, optamos pela abordagem qualitativa (OLIVEIRA, 2007), na qual os conhecimentos são concebidos como um processo socialmente construído por meio da realidade, sendo investigado em profundidade e em seu contexto real, por isso recorremos à pesquisa do tipo Estudo de Caso (YIN, 2015), em que os limites entre o fenômeno e o contexto não podem ser claramente evidentes, consideradas suas múltiplas dimensões, posto que a pesquisa se passou no Assentamento Rio Preto, localizado em Araguaína/TO, tendo como membros participantes os estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, com os quais vivemos e acompanhamos o desenvolvimento de práticas com a Modelagem Matemática advindas de todo o processo da Silagem do Milho. As informações recolhidas são provenientes da: observação participante, entrevista e mapa conceitual; e para a análise, empregamos a Combinação de Padrão (SINKOVICS, 2018), que envolve a comparação de um padrão teórico – em nosso caso, a Aprendizagem Significativa e a Aprendizagem Significativa Crítica – previsto, com um padrão empírico observado – nesse estudo, o processo da Silagem do Milho. Quanto aos resultados, verificamos as potencialidades da “Modelagem Matemática Significa Crítica” enquanto estratégia para a sala de aula, em que os conhecimentos matemáticos são dialogados em conjunto com os conceitos dos estudantes e suas experiências, trazendo situações-problema advindas do seu cotidiano para serem problematizadas e criticadas no ambiente escolar.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Appears in Collections:Mestrado em em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUIS CARLOS DOS SANTOS MOURA JUNIOR - DISSERTAÇÃO.pdf5.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.