Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7265
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoura, Felipe de Almeida-
dc.contributor.authorBonfim, Rosirene Souza-
dc.date.accessioned2024-12-03T20:01:07Z-
dc.date.available2024-12-03T20:01:07Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.citationBONFIM, Rosirene Souza. Ensino da gramática da Libras sob a perspectiva dos professores em formação inicial. 2023. 35 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7265-
dc.description.abstractThis work discusses the teaching of Libras grammar in the context of basic education, from the perspective of teachers in initial training, with the aim of promoting reflections on the teaching of grammar in the Libras discipline. Therefore, the relevance of grammar in language teaching stands out as the problem of this research. Considering that Libras is a natural language, the hypothesis raised is whether the teachers in training, during the practice of the supervised internship, perceived grammar in the teaching of the Libras subject as an element with characteristics specific to the language. To obtain the information contained in this work, it was necessary to search scientific articles, books, websites and documents from this university, thus constituting the research as bibliographic and documentary, in a qualitative approach. To collect data, a field survey was carried out, using a digital questionnaire on the Google Forms platform consisting of 5 questions with the participation of 10 teachers in training in the Literature/Library course at UFT.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectGrammarpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectTraining of Teacherspt_BR
dc.titleEnsino da gramática da Libras sob a perspectiva dos professores em formação inicialpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho discorre sobre o ensino da gramática da Libras no contexto da educação básica, sob a perspectiva dos professores em formação inicial, com o objetivo de promover reflexões acerca do ensino da gramática na disciplina de Libras. Com isso, a problemática dessa pesquisa é, qual a relevância do ensino da gramática no ensino da língua, sob a perspectiva dos professores em formação inicial? Tendo em vista que, a Libras é uma língua natural, a hipótese levantada é, se os professores em formação, na prática de estágio supervisionado perceberam no ensino da disciplina de Libras, a gramática como elemento relevante na aquisição e uso formal da língua. A metodologia usada para obter as informações contidas neste trabalho foram necessárias buscas em artigos científicos, livros, sites e documentos desta universidade, constituindo assim a pesquisa como bibliográfica e documental, numa abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foi feita uma pesquisa de campo, através de questionário digital na plataforma Google Forms composto por 5 questões enviadas a 10 professores em formação no curso de Letras/Libras na UFT no ano de 2023.pt_BR
dc.publisher.campusPorto Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::PORTO NACIONALpt_BR
dc.publisher.localPorto Nacionalpt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Letras ‒ Libras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosirene Souza Bonfim - TCC.pdf503.15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.