Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7246
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dc.contributor.advisorPaiva, Joseilson Alves de-
dc.contributor.authorSousa, Lucas Felipe Reis de-
dc.date.accessioned2024-12-02T23:46:55Z-
dc.date.available2024-12-02T23:46:55Z-
dc.date.issued2024-12-02-
dc.identifier.citationSOUSA, Lucas Felipe Reis De. O uso de sequência didática e situações-problema como metodologia ativa para o ensino de química em escola da cidade de Santana do Araguaia - PA.2023.87f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.PPGecim ) Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7246-
dc.description.abstractIn the Chemistry discipline, the majority of students have learning difficulties, and the teacher has to adopt methodological techniques that contribute more effectively to the process of obtaining knowledge. In this sense, this study proposes to investigate how the methodological strategy using Didactic Sequence (DS) built from Problem-Situations (PS) can contribute to the teaching and learning process of Chemistry in a school located in the municipality of Santana do Araguaia/Pará. is a participatory research (Krohling Peruzzo, 2017), which has first-year high school students as participants. Among them, the SD was applied divided into six stages: Stage 1 - construction of the script through bibliographic survey in Dissertations and Theses on the CAPES platform, and articles in magazines; Step 2 - realization of the theoretical approach of the object of knowledge Chemical Bonds; Step 3 - development of the experimental activity using problem situations; Step 4 - application of the questionnaire with questions about the experimental part presented to the group of students participating in the research; Step 5 - application of the questionnaire on the proposed methodology; Step 6 - reading and analysis of data from the questionnaires. The results obtained revealed that the DS aroused in the students the interest in experimental classes, being observed the involvement, participation and interest during the development of the proposed DS, legitimizing this teaching and learning strategy. The use of substances and objects present in the students' daily lives, such as sucrose, sodium chloride, coins, scissors, watches, rings and water in the execution of the experimental class, made it possible to understand that contextualized teaching favors the interest in learning the content, contributing to the understanding of abstract scientific concepts through experimentation as a didactic strategy. Therefore, we understand that this study will encourage contributions to the teaching of Chemistry, mainly in the region where the SD was carried out. The considerations about the research are emphasized, emphasizing the need for continuity of this practice in teaching, since, for the region, the experimental methodology is still little used.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProblematização em Químicapt_BR
dc.subjectSituações-Problemapt_BR
dc.subjectMetodologia Ativapt_BR
dc.subjectLigações Químicaspt_BR
dc.titleO uso de sequência didática e Situações-Problema como metodologia ativa para o ensino de química em escola da cidade de Santana do Araguaia - PApt_BR
dc.description.resumoNa disciplina de Química, os estudantes apresentam, na sua maioria, dificuldades na aprendizagem, tendo o docente que se apropriar de técnicas metodológicas que contribuam mais efetivamente no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, este estudo propõe investigar como a estratégia metodológica utilizando Sequência Didática (SD) construída a partir de Situações-Problema (SP) pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem de Química em escola localizada no município de Santana do Araguaia- Pará. Essa é uma pesquisa participante (Krohling Peruzzo, 2017), desenvolvida junto aos estudantes da primeira série do Ensino Médio. Aplicou-se a SD dividida em seis etapas: Etapa 1 - construção do roteiro por meio de levantamento bibliográfico em Dissertações e Teses na plataforma da CAPES, e artigos em revistas; Etapa 2 - realização da abordagem teórica do objeto de conhecimento Ligações Químicas (LQ); Etapa 3 - desenvolvimento da atividade experimental fazendo uso de situações-problema; Etapa 4 - aplicação do questionário com perguntas sobre parte a experimental apresentada ao grupo de estudantes participantes da pesquisa; Etapa 5 - aplicação do questionário sobre a metodologia proposta; Etapa 6 - leitura e análise dos dados dos questionários. Os resultados obtidos revelaram que a SD suscitou nos estudantes o interesse por aulas experimentais, sendo observado o envolvimento, participação e interesse no decorrer do desenvolvimento da SD proposta, legitimando essa estratégia de ensino e aprendizagem. A utilização de substâncias e objetos presentes no cotidiano dos alunos, como sacarose, cloreto de sódio, moeda, tesoura, relógio, anéis e água na execução da aula experimental, possibilitou compreender que o ensino contextualizado favorece o interesse pela aprendizagem do conteúdo, contribuindo para o entendimento de conceitos científicos de natureza abstrata por meio da experimentação como estratégia didática. Assim sendo, entendemos que este estudo fomentará contribuições para o ensino de Química, principalmente na região onde foi realizada a SD. Ressaltam-se as considerações sobre a pesquisa acentuando-se a necessidade da continuidade dessa prática no ensino, visto que, para a região, a metodologia experimental ainda apresenta-se pouco utilizada.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Appears in Collections:Mestrado em em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim)

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