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http://hdl.handle.net/11612/7244
Authors: | Carvalho, Jacqueline Soares |
metadata.dc.contributor.advisor: | Paiva, Joseilson Alves de |
Title: | Sequência didática como ferramenta para averiguar a alfabetização científica no ensino de ciências |
Keywords: | Ensino;Ciência;Experimentação;Alfabetização Científica |
Issue Date: | 2-Dec-2024 |
Citation: | CARVALHO, Jacqueline Soares. Sequência didática como ferramenta para averiguar a alfabetização científica no ensino de ciências.2024.115f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.PPGecim ) Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2024. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho tem como ponto principal apresentar a importância da experimentação em aulas de Ciências do ensino fundamental com o foco para o desenvolvimento escolar e cognitivo do estudante, envolvendo o uso de materiais alternativos para o seu desenvolvimento. A experimentação na educação é capaz de atribuir diversas funções que fomentam o potencial de instruir um princípio, elaborar atividades práticas, experiências, hipóteses e investigações. O que possibilita questionar como a utilização da experimentação em uma Sequência Didática SD contribui no ensino de Ciências e como esta pode favorecer o ensino-aprendizagem do aluno de modo que contribua com o seu desenvolvimento social e intelectual? O objetivo é trabalhar metodologias proposta em uma SD para o ensino de Ciências, por intermédio da experimentação, a fim de avaliar o processo de alfabetização científica, empregando a utilização de materiais alternativos para discutir e diferenciar os fenômenos eletromagnéticos, em turmas 8°ano do ensino do fundamental. A metodologia desenvolvida e executada na SD, foi o planejamento de 8 aulas, que foram desenvolvidas de formas diversificadas (Teorias, vídeos aula, práticas experimentais e questionários) com a finalidade de levar o estudante a alcançar a alfabetização científica. O projeto está estruturado em três partes: na primeira parte, será realizado de um roteiro de aprendizagem (construído no decorrer das aulas). A segunda consiste na realização dos experimentos nos quais serão empregados materiais de baixo custo. A última parte consiste na aquisição de dados obtidos por meio da aplicação de questionários. Os questionários desenvolvidos para estar pesquisa foram Google Forms (Google formulários) a fim de facilitar a participação dos alunos na resolução das respostas. As questões fechadas as análises foram realizadas a partir do tratamento de dados, com uso da escala Likert, as questões abertas, foram analisadas por meio da análise de conteúdo de Bardin. A aplicação desta metodologia dentro da realidade do estudante proporcionou a eles uma capacidade de reproduzir a prática, observou-se nos resultados que cada trabalho teve sua particularidade mais dentro do contexto trabalhado na SD. É relevante destacar, que essa atividade despertou nos estudantes a capacidade de investigar, propor, construir e apresentar seu projeto. Promovendo uma reciprocidade entre eles, que possibilitou aos avaliadores observarem desenvolvimento da alfabetização científica. |
Abstract: | This work's main point is to present the importance of experimentation in elementary school Science classes with a focus on the student's academic and cognitive development, involving the use of alternative materials for their development. Experimentation in education can assign several functions that foster the potential to instruct a principle, develop practical activities, experiments, hypotheses, and investigations. What makes it possible to question how the use of experimentation in a SD Didactic Sequence contributes to the teaching of science and how it can favor the student's teaching-learning in a way that contributes to their social and intellectual development? The objective is to work on methodologies proposed in a SD for teaching Science, through experimentation, to evaluate the process of scientific literacy, employing the use of alternative materials to discuss and differentiate electromagnetic phenomena, in 8th grade classes elementary education. The methodology developed and executed at SD was the planning of 8 classes, which were developed in different ways (Theories, class videos, experimental practices, and questionnaires) with the aim of helping the student achieve scientific literacy. The project is structured in three parts: in the first part, a learning script (constructed during classes) will be carried out. The second consists of carrying out experiments in which low-cost materials will be used. The last part consists of acquiring data obtained through the application of questionnaires. The questionnaires developed for this research were Google Forms to facilitate student participation in solving the answers. The closed questions were analyzed based on data processing, using the Likert scale, the open questions were analyzed using Bardin's content analysis. The application of this methodology within the student's reality provided them with the ability to reproduce the practice. It was observed in the results that each work had its particularity more within the context worked in SD. It is important to highlight that this activity awakened in students the ability to investigate, propose, build, and present their project. Promoting reciprocity between them, which allowed evaluators to observe the development of scientific literacy. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7244 |
Appears in Collections: | Mestrado em em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) |
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