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http://hdl.handle.net/11612/7243
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Alves, Deive Barbosa | - |
dc.contributor.author | Silva, Hevellyn Tays Lima Da | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-02T23:09:16Z | - |
dc.date.available | 2024-12-02T23:09:16Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Hevellyn Tays Lima Da. Aprendizagem inventiva na produção de jogos digitais.2023.114f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.PPGecim ) Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11612/7243 | - |
dc.description.abstract | With the progress of digital technologies and the increasing popularity of games, such resources have been gaining relevance in teacher education. However, there are few studies focused on investigating the learning elements of teachers in relation to these tools. In light of this situation, the aim of this research was to establish a mapping of encounters, events, and perceptions related to the production of digital games in a Mathematics Teaching degree program in the northern region of Tocantins, which trigger inventive learning. To provoke experiences, a study involving 12 undergraduate students from the Mathematics Teaching program at the Federal University of Northern Tocantins was conducted. Throughout the investigation, a mapping of the students' discourse was produced, aiming to understand the relations of subjectivity production in the territories called "discipline," "projects and programs," and "scientific dissemination." Additionally, the production of games in the mapped territories was analyzed, taking into consideration the lines and forces acting in that territory. Based on this analysis, it was observed that, although affective forces mobilize these territories, representational forces are also present. It was found that when students produce games in a single territory, the collision between these forces hinders the creation of territorial exits. However, when game production occurs in different territories, territorial exits are observed. Through these productions, the importance of investing in research that investigates the learning of future teachers in relation to tools such as games is highlighted, as these can represent valuable resources for teaching and learning. Furthermore, the research emphasizes the need to consider the various forces present in learning territories in order to create dynamic and inventive environments for student development. In summary, there is an emphasis on the need for an inventive, diversified, and creative approach in teacher education, considering multiple factors and learning contexts that provoke the production of subjectivities and worlds | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem inventiva | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem inventiva na produção de jogos digitais | pt_BR |
dc.description.resumo | Com o progresso das tecnologias digitais e a crescente popularidade dos jogos, tais recursos vêm adquirindo relevância na formação docente. Todavia, existem poucos estudos voltados para a investigação dos elementos de aprendizagem dos professores em relação a essas ferramentas. Diante desse panorama, o objetivo desta pesquisa foi estabelecer uma cartografia dos encontros, acontecimentos e percepções referentes na produção de jogos digitais em um curso de Licenciatura em Matemática, no norte de Tocantins, que provocam uma aprendizagem inventiva. Para provocar experiencias, efetuou-se uma pesquisa envolvendo 12 graduandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Norte do Tocantins. No decorrer da investigação, produziu-se a uma cartografia das falas dos discentes, visando compreender as relações de produção de subjetividade nos territórios denominados: “disciplina”, “projetos e programas” e “divulgação científica”. Ademais, analisou-se a produção de jogos nos territórios cartografados, levando em consideração as linhas e forças atuantes nesse território. Com base nessa análise, observou-se que, embora as forças dos afetos mobilizem esses territórios, as forças representacionais também se fazem presentes. Verificouse que, quando os estudantes produzem jogos em um único território, a colisão entre essas forças impede a criação de saídas territoriais. Entretanto, quando a produção de jogos ocorre em territórios distintos, observam-se saídas territoriais. Destaca-se por meio dessas produções a importância de se investir em pesquisas que investiguem a aprendizagem de futuros professores em relação a ferramentas como os jogos, pois essas podem representar recursos preciosos para o ensino e a aprendizagem. Ademais, a pesquisa destaca a necessidade de se considerar as diversas forças presentes nos territórios de aprendizagem, com o objetivo de criar ambientes dinâmicos e inventivos para o desenvolvimento dos estudantes. Isto é, enfatizamos a necessidade de uma abordagem inventiva, diversificada e criação na formação de professores, considerando múltiplos fatores e contextos de aprendizagem que provoca produções de subjetividades e de mundos. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) |
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