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http://hdl.handle.net/11612/7242
Authors: | ARAÚJO, Elzilene Aquino De |
metadata.dc.contributor.advisor: | BARBOSA, Alessandro Tomaz |
Title: | O que o Jenipapo tem a nos ensinar? os conhecimentos tradicionais na educação em ciências em uma escola no contexto amazônico |
Keywords: | Contextualização;Pensamento decolonial;ATD;Amazônia |
Issue Date: | 2-Dec-2024 |
Citation: | ARAÚJO, Elzilene Aquino De. O que o Jenipapo tem a nos ensinar? os conhecimentos tradicionais na educação em ciências em uma escola no contexto amazônico.2023.109f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.PPGecim ) Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023. |
metadata.dc.description.resumo: | Considerar e debater as questões sociais e culturais nas escolas viabilizam muitas formas de acessar os conhecimentos, seja este, científico, tecnológico e tradicional. Dessa forma, após muitas indagações e investigações, esta dissertação tem como questões-problema: “O que dizem os estudantes, do terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Pública no município de Codajás – Amazonas, sobre o jenipapo? Como se relacionam os conhecimentos tradicionais/locais sobre jenipapo com a educação científica escolar?” Buscando valorizar os saberes e práticas culturais em torno do jenipapo e o reconhecimento de seu valor para a região amazônica, a presente dissertação tem como objetivo compreender os conhecimentos tradicionais/locais dos estudantes sobre jenipapo e sua relação com a educação científica em uma Escola Pública no interior do Amazonas. A metodologia empregada é de caráter qualitativo, sendo aplicado entrevistas semiestruturadas e questionário com os estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma Escola Pública no município de Codajás - AM. Para análise das respostas utilizou-se a técnica de Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2006) sendo descritos cada passo das etapas de: unitarização - fragmentação das unidades empíricas e teóricas; Categorização – construção e mobilização de categorias emergentes e a priori; Metatexto - produção de um texto argumentativo e interpretativo autoral. Como referencial teórico-analítico para discussão dos resultados estabeleceu-se os textos da área de educação em ciências, tais como as pesquisas que versam sobre CTS latino-americana e o pensamento decolonial. Os resultados apresentam que trabalhar o jenipapo na educação básica permite construirmos possibilidades de diálogos com os conhecimentos populares, científicos e escolares, nessa perspectiva, além de contextualizar os conteúdos de Química, é possível observar a valorização da biodiversidade do contexto amazônico. Mediante as análises das falas dos estudantes referente ao recorte cultural do fruto típico “o jenipapo”, por meio da ATD elaboramos quatro metatexto com as seguintes temáticas: I - O jenipapo no cotidiano-; II- O jenipapo na escola: Reconhecimento das experiências dos estudantes; III- Identificação do entrelaçamento dos conhecimentos tradicionais e científicos sobre o jenipapo nas práticas educacionais VI- A falta da interseção dos conhecimentos tradicionais e científicos nas perspectivas dos estudantes, trazendo sentidos e perspectivas de aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem para a contextualização das experiências rotineiras dos discentes. Portanto, consideramos relevantes os conhecimentos tradicionais/cotidianos sobre jenipapo na escola para mostrar visões outras, não apenas aspectos químicos e biológicos, sobre um fruto tão conhecido da região. Desse modo, defendendo o ensino de ciências em uma perspectiva decolonial, ressaltamos que a relevância atribuída aos conhecimentos locais sobre jenipapo, não significa negar os conhecimentos científicos/escolares, mas considerar que a educação científica pode ser enriquecida e ressignificada ao interagir com as dimensões histórica, cultural e social dos estudantes no contexto amazônico. |
Abstract: | Considering and debating social and cultural issues in schools makes it possible to access knowledge, whether scientific, technological, or traditional. Thus, after many questions and investigations, this dissertation has the following problem questions: “What do students, in the third year of high school at a Public School in the city of Codajás – Amazonas, say about genipapo? How does traditional/local knowledge about genipapo relate to school scientific education?” Seeking to value the cultural knowledge and practices surrounding genipapo and the recognition of its value for the Amazon region, this dissertation aims to understand students' traditional/local knowledge about genipapo and its relationship with scientific education in a Public School in interior of Amazonas. The methodology used is qualitative in nature, with semi-structured interviews and a questionnaire being applied to third-year high school students at a Public School in the municipality of Codajás - AM. To analyze the responses, the Discursive Textual Analysis technique of Moraes and Galiazzi (2006) was used, describing each step of the stages of: unitarization - fragmentation of empirical and theoretical units; Categorization – construction and mobilization of emerging and a priori categories; Metatext - production of an authorial argumentative and interpretative text. As a theoretical-analytical reference for discussing the results, texts from the area of science education were established, such as research that deals with Latin American STS and decolonial thought. The results show that working with genipapo in basic education allows us to build possibilities for dialogue with popular, scientific, and school knowledge. From this perspective, in addition to contextualizing Chemistry content, it is possible to observe the appreciation of biodiversity in the Amazonian context. Through the analysis of students' statements regarding the cultural profile of the typical fruit “genipapo”, through ATD we created four metatexts with the following themes: I - Jenipapo in everyday life; II- Jenipapo at school: Recognition of students’ experiences; IIIIdentification of the intertwining of traditional and scientific knowledge about genipapo in educational practices VI- The lack of intersection of traditional and scientific knowledge from the students' perspectives, bringing meanings and perspectives for improving the teachinglearning process for the contextualization of routine experiences of students. Therefore, we consider traditional/everyday knowledge about genipapo at school to be relevant to show other views, not just chemical and biological aspects, about such a well-known fruit in the region. Thus, defending science teaching from a decolonial perspective, we emphasize that the relevance attributed to local knowledge about genipapo does not mean denying scientific/school knowledge, but considering that scientific education can be enriched and given new meaning when interacting with historical dimensions, cultural and social of students in the Amazon context. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7242 |
Appears in Collections: | Mestrado em em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) |
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