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http://hdl.handle.net/11612/7241
Authors: | Melo, Donizete Da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor: | Paiva, Joseilson Alves de |
Title: | Programa de Formação Continuada de professores em Química: um estudo de caso sobre oficinas temáticas como estratégia formativa – 2017/2018 - DRE Araguaína |
Keywords: | Formação Continuada de professores;Ensino de química;Formação em rede;Alternativas no ensino de química |
Issue Date: | 2-Dec-2024 |
Citation: | MELO, Donizete Da Silva. Programa de Formação Continuada de professores em Química: um estudo de caso sobre oficinas temáticas como estratégia formativa – 2017/2018 - DRE Araguaína.2023.129f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.PPGecim ) Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023. |
metadata.dc.description.resumo: | Durante décadas, o ensino e aprendizagem têm se tornado objeto de estudos no âmbito acadêmico. Distintas alternativas pedagógicas são constantemente pesquisadas em virtude dos insatisfatórios resultados alcançados na educação básica, em especial na rede a pública de ensino. Para tanto, uma das estratégias que se tornou tendência pedagógica em meio ao professorado foi a Formação Continuada de Professores – FCP. Sendo assim, delimitamos como foco investigativo o Programa de Formação Continuada de Professores em ciências da natureza ofertado pela Secretaria de estado da Educação: etapa I – 2017, realizado na cidade de Palmas-TO, com ênfase no curso ofertado para professores de química - etapa II - 2018, realizado pela Diretoria Regional de Educação de Araguaína - DRE. A temática desta pesquisa trata-se de uma discussão contemporânea e de suma relevância para o campo educacional, pois por um lado os professores são carentes de momentos formativos, e por outro, são importantes espaços para repensar o processo de ensino e aprendizagem. Conforme apontado pela SEDUC/TO, os Programas de Formação Continuada, são pautados no aprimoramento dos professores com o objetivo de consolidar a prática pedagógica em momentos mais atraentes e prazerosos junto aos espaços formais de aprendizagem. Desta forma pontuamos os seguintes questionamentos: quais as percepções de professores de Química sobre o Programa de Formação Continuada da SEDUC/TO desenvolvido na DRE Araguaína no ano de 2018? Como avaliam a qualidade do Programa? Nesse sentido, o processo de investigação teve como objetivo analisar e descrever os processos e os respectivos significados referentes ao Programa de Formação Continuada de Professores realizado entre anos de 2017 e 2018, por meio da SEDUC/TO e DRE-Araguaína. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida nos moldes do Estudo de Caso, tendo como caso investigado os professores de química, participantes do curso de formação continuada oferecido pela DRE - Araguaína. Incialmente relatou-se as atividades desenvolvidas nas etapas I e II do curso de formação continuada, evidenciando as palestras e oficinas desenvolvidas. Como instrumento para análise da avaliação do processo formativo, aplicou-se um questionário do tipo escala Likert. O Programa alvo desta pesquisa culmina em satisfatórios resultados junto aos professores avaliados, contudo, favorece a uma reflexão crítica em virtude dos índices avaliativos pró negativos também observados. Isso permite e contribui para que novas estratégias, outrossim, perspectivas, sejam verificadas e inclusas nos cursos de formação. |
Abstract: | For decades, teaching and learning have become the subject of studies in the academic field. Different pedagogical alternatives are constantly researched due to the unsatisfactory results achieved in basic education, especially public education. To this end, one of the strategies that became a pedagogical trend among teachers was the Continuing Teacher Training - FCP. Therefore, we delimited as an investigative focus the continuing training program for teachers in natural sciences offered by the State Department of Education: stage I – 2017, held in the city of Palmas, with an emphasis on the course offered to chemistry teachers - stage II – 2018, held by the DRE of Araguaína. The theme of this research is a contemporary discussion and is extremely relevant to the educational field, as on the one hand teachers lack formative moments, and on the other, they are important spaces to rethink the teaching and learning process. As pointed out by SEDUC/TO, Continuing Training Programs are based on the improvement of teachers with the aim of consolidating pedagogical practice in more attractive and pleasurable moments within formal learning spaces. In this way, we raise the following questions: what are the perceptions of Chemistry teachers about the SEDUC/TO Continuing Training Program developed at DRE Araguaína in 2018? How do you evaluate the quality of the Program? In this sense, the research process aimed to analyze and describe the processes and their respective meanings referring to the Continuing Teacher Training Program carried out between 2017 and 2018, through SEDUC/TO and DRE-Araguaína. This is qualitative research, developed along the lines of a Case Study, with the case investigating chemistry teachers, participants in the continuing education course offered by DRE – Araguaína. Initially, the activities developed in stages I and II of the continuing education course were reported, highlighting the lectures and workshops developed. As an instrument for analyzing the evaluation of the training process, a Likert scale questionnaire was applied. The target program of this research culminates in satisfactory results among the evaluated teachers, however, it favors critical reflection due to the pro-negative evaluation indices also observed. This allows and contributes to new strategies and perspectives being verified and included in training courses. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7241 |
Appears in Collections: | Mestrado em em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) |
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