Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7239
Authors: Lobato, Dhiogo Thomaz Costa
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Karolina Martins Almeida e
Title: O Racismo científico e estrutural como questão sociocientífica na formação de professores de biologia.
Keywords: Questões Étnico-Raciais;;Questões Sociocientíficas;;Formação de Professores;;Ensino de Biologia.
Issue Date: 2-Dec-2024
Citation: LOBATO, Dhiogo Thomaz Costa. O Racismo científico e estrutural como questão sociocientífica na formação de professores de biologia.2023.148f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.PPGecim ) Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.
metadata.dc.description.resumo: O surgimento do racismo apresenta em uma de suas bases a utilização distorcida de conhecimentos científicos que foram perpetuados ao longo do tempo. A perpetuação dessas teorias científicas contribuíra na consolidação de uma estrutura que discrimina e excluí a população negra dos mais diversos espaços políticos e sociais. Apesar da comunidade científica ter contraposto essas teorias, as influências do Racismo Científico têm gerados impactos nos processos de formações educacionais. Portanto, torna-se necessário em como tais discussões estão sendo propostas no processo formativo de professores de Ciências/Biologia. A partir disso evidenciamos nossas perguntas orientadoras para esta pesquisa: 1) Que relações podem ser identificadas entre os pressupostos da Educação CTS e das QSC, com as QER? e; 2) Como a abordagem de casos controversos pode contribuir com as discussões de QER na formação inicial de professores? A presente investigação objetivou analisar as situações formativas provenientes da aplicação de uma oficina planejada para promover discussões étnico-raciais no âmbito da formação inicial de professores de Biologia. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que foi desenvolvida nos moldes de Estudo de Caso e está estruturada com base discussões teóricas sobre a temática, sobre o planejamento, aplicação, levantamento, sistematização e análise dos dados referentes à oficina formativa sobre QER no ensino de Biologia. Participaram da pesquisa 30 licenciandos do curso de Biologia da UFNT-Araguaína. As discussões sugeridas e as propostas produzidas pelos estudantes, permitiram identificar que estes possuem limitações acerca da compreensão conceitual e prática acerca das QER e a sua correlação com o ensino de Ciência/Biologia. Os rasos debates sobre as QER ao longo das disciplinas formativas do curso, tem se demonstrado como um fator que tem propiciado barreiras na formação profissional dos futuros professores. Com base na produção dos Estudos de Casos foi possível evidenciar que a oficina contribuiu no aprimoramento das cognições entre QER e os conteúdos científicos, utilizando as Questões Sociocientíficas (QSC) para alcançar os pressupostos da ECTS. Por fim, a pesquisa demonstra que ainda é necessário promover espaços/situações didático-pedagógicas que evidenciem as relações entre as temáticas étnico raciais com os conteúdos científicos na formação inicial de professores de Biologia. Essas discussões devem contribuir não somente na formação para a docência dos licenciandos, mas nas possibilidades da elaboração e realização de propostas educacionais na educação básica de forma crítica e antirracista.
Abstract: The emergence of racism is based, in part, on the distorted use of scientific knowledge that has been perpetuated over time. The perpetuation of these scientific theories has contributed to the consolidation of a structure that discriminates against and excludes Black people from a variety of political and social spaces. Although the scientific community has opposed these theories, the influence of scientific racism has had an impact on educational training processes. It is therefore necessary to investigate how these discussions are being addressed in the training of science/biology teachers. From this, we highlight our guiding questions for this research: 1) What relationships can be identified between the assumptions of science, technology, and society (STS) education and socioscientific questions (SSCs), and QER? 2) How can the approach to controversial cases contribute to discussions of QER in initial teacher training? The present investigation aimed to analyze the training situations arising from the implementation of a workshop designed to promote ethnic-racial discussions in the initial training of biology teachers. This is a qualitative study that was developed along the lines of a case study. It is structured based on theoretical discussions on the topic, as well as on the planning, implementation, survey, systematization, and analysis of data related to the training workshop on QER in biology teaching. Thirty undergraduate biology students from UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins) - Araguaína participated in the study. The discussions and proposals suggested by the students revealed that they had limitations in their conceptual and practical understanding of QER and its relationship to science/biology teaching. The shallow discussions of QER throughout the course's formative subjects were shown to be a factor that has created barriers in the professional training of future teachers. Based on the production of case studies, it was possible to demonstrate that the workshop contributed to improving students' understanding of the relationship between QER and scientific content, using SSCs to achieve the assumptions of STS education. Finally, the research shows that it is still necessary to promote didactic-pedagogical spaces/situations that highlight the relationships between ethnic-racial themes and scientific content in the initial training of biology teachers. These discussions should contribute not only to the training of undergraduate students for teaching, but also to the possibilities of preparing and carrying out proposals in basic education in a critical and anti-racist way.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7239
Appears in Collections:Mestrado em em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim)

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