Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7149
Authors: Luz, Jefferson Alves da
metadata.dc.contributor.advisor: Calheiros, Vicente Cabrera
Title: Proposta Curricular de Educação Física para a Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Sancha Ferreira – Araguaína-TO
Keywords: Escola. Proposta Curricular. Educação Física.Scholl. Curriculum proposal. Physical education
Issue Date: 27-Mar-2024
Citation: LUZ, Jefferson Alves da. Proposta Curricular de Educação Física para a Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Sancha Ferreira – Araguaína-TO. 2024. 86f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física, Miracema do Tocantins, 2024.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo do presente trabalho foi elaborar uma proposta curricular de Educação Física para o ensino fundamental – anos finais da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Sancha Ferreira. Esta proposta se justifica pela necessidade de elaborar um documento que nasça a partir do diagnóstico da realidade concreta, considerando-se a estrutura dessa unidade de ensino, os sujeitos dessa localidade, em seus aspectos econômicos, culturais e sociais, e as demandas que esse público apresenta. Esta proposta se justifica também pela necessidade de organizar e sistematizar um currículo em Educação Física que seja progressivo e coerente, acompanhando progressivamente as capacidades físicas, emocionais e cognitivas dos alunos em cada etapa do ensino fundamental. Para fundamentar este trabalho, refletimos sobre os conceitos de currículo e sua etimologia, assim como as concepções de currículo da educação que melhor correspondem à realidade atual. As concepções de currículo são: concepção tradicional, crítica e pós-crítica. Cada uma dessas concepções ressalta aspectos importantes segundo cada uma dessas teorias, que precisam ser consideradas na elaboração de uma proposta curricular que de fato corresponda à realidade e atenda aos anseios dos sujeitos envolvidos nesse contexto. Nesse sentido, chamamos a atenção para o fato de que a existência de diferentes entendimentos sobre currículo resulta em divergências, conflitos e embates sobre a temática em questão. Esse cenário reflete o que Arroyo (2013) chamou de “currículo, território em disputa”. Adotamos como abordagem metodológica a pesquisa documental, e tal escolha decorre do entendimento de que esse tipo de pesquisa visa a aprofundar a compreensão da temática abordada, ao mesmo tempo que busca intervir na realidade na qual os participantes estão inseridos. Em nossas considerações finais, faremos quatro apontamentos importantes sobre o tema. Primeiro, o currículo, quando elaborado a partir de uma realidade concreta, considerando todas as características do contexto, possui mais chances de se efetivar na prática. Segundo, um currículo bem organizado e sistematizado oferecerá mais possibilidades de ampliação dos conhecimentos e das experiências vividas pelos alunos. Terceiro, os professores precisam assumir posições, como a coautoria na elaboração das propostas curriculares da disciplina de Educação Física. Por último, o currículo é um território de disputa de poder, e várias teorias têm reivindicado esse espaço. Se nós não nos posicionarmos, ficaremos sujeitos às concepções as quais não acolhemos nem com as quais concordamos.
Abstract: The objective of this work was to develop a Physical Education curriculum proposal for elementary school in the final years of the Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Sancha Ferreira. The construction of this proposal is justified by the need to prepare a document that is born from the diagnosis of concrete reality, considering the structure of this teaching unit, the subjects of this location in their economic, cultural, social aspects and the demands that this public presents. This proposal is also justified by the need to organize and systematize a physical education curriculum that is progressive and coherent, progressively monitoring the physical, emotional and cognitive capabilities of students at each stage of elementary school. To support this work, we reflect on the concepts of curriculum, its etymology, as well as the concepts of education curriculum that best correspond to the current reality. The curriculum concepts are traditional, critical and post-critical conception. Each of these conceptions highlights important aspects according to each of these theories, which need to be considered when developing a curricular proposal that actually corresponds to reality and meets the desires of the subjects involved in this context. In this sense, we draw attention to the fact that the existence of different understandings about the curriculum results in divergences, conflicts and clashes on the topic in question. This scenario reflects what Arroyo (2013) called “curriculum, territory in dispute”. We adopted action research as our methodological approach. This choice was due to the understanding that this type of research aims to deepen the understanding of the topic addressed, at the same time as it seeks to intervene in the reality in which the participant is inserted. In our final considerations we will make four important notes on the topic. First, the curriculum when drawn up based on a concrete reality, considering all the characteristics of the context it has more chances of being implemented in practice. Second, a well-organized and systematized curriculum will offer more possibilities for expanding the knowledge and experiences lived by students. Third, teachers need to take a position and assume co-authorship in the development of curricular proposals for the physical education discipline. And finally, the curriculum is a territory of power dispute, and several theories have claimed this space. If we do not take a stand, we will be subject to conceptions that we neither accept nor agree with.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7149
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jefferson Alves da Luz - Dissertação.pdf1.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.